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Como apagar os dados pessoais do meu cliente de acordo com a LGPD?

Saiba sobre a Lei Geral de Proteção de Dados ("LGPD"), o porquê e como eliminar os dados dos seus clientes se eles solicitarem

Última atualização: 27/11/2023

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados?

LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma regulamentação brasileira sobre a forma como os dados pessoais são coletados, armazenados e compartilhados.

Info

Se você quiser saber mais sobre quais são os direitos que a LGPD prevê para os seus consumidores e como se preparar para possíveis solicitações de clientes, basta consultar o nosso tutorial 📝 Quais são os direitos que a LGPD prevê para os consumidores da minha loja? 

Neste artigo, você encontrará tudo sobre a eliminação dos dados pessoais do seu cliente de acordo com a LGPD. 

Por que e quando terei que eliminar dados pessoais de um cliente?

De acordo com a LGPD, o titular dos dados, ou seja, a pessoa física, tem o direito de solicitar a eliminação dos seus dados pessoais para o estabelecimento com o controle deles.

Por isso, nós desenvolvemos a funcionalidade de Anonimização de Dados na nossa plataforma. Se algum cliente entrar em contato com a sua loja pedindo para apagar dos dados pessoais dele, você poderá solicitar a anonimização desses dados no painel de administração da sua Nuvemshop e torná-los anônimos.

Antes de mostrarmos o passo a passo de como solicitar, é importante levar algumas coisas em consideração. Listamos algumas perguntas importantes sobre o processo, basta clicar em cada uma para ver a resposta:

1. Preciso solicitar a anonimização dos dados pessoais de todos os meus clientes?

Você precisa anonimizar os dados pessoais dos seus clientes, apenas quando algum cliente pedir.

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Como todo processo, existem algumas exceções, para saber quando eliminar os dados pessoais de um cliente, consulte o artigo 📝 Quais são os direitos que o titular de dados possui?

2. Se eu anonimizar os dados do cliente, vou perder os dados da venda?

Ao anonimizar os dados do cliente, você não perderá os dados da venda, como produtos vendidos, preço, quantidade, meio de envio e meio de pagamento. Os dados em anônimo serão apenas os dados pessoais do cliente, como nome, e-mail, RG, CPF, CPNJ, endereço e IP.

3. O cliente e o pedido ainda aparecerão nas minhas listas?

Sim. Eliminar os dados do cliente significa apenas deixá-los em anônimo. Esse consumidor ainda aparecerá na sua lista de clientes, assim como os pedidos dele aparecerão na lista de vendas, mas com os dados pessoais em anônimo.

4. Após a minha solicitação na plataforma, em quantos dias a Nuvemshop vai anonimizar os dados do cliente?

  • Caso o consumidor tenha feito uma compra nos últimos 180 dias, não apagaremos os dados imediatamente. Esperaremos até 185 dias após a data da venda para apagar os dados, já que poderá haver um reembolso da sua compra.
  • Se o consumidor não tiver feito uma compra nos últimos 180 dias, esperaremos 5 dias. Colocamos esse período porque o cliente pode se arrepender e mudar de opinião.


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Em qualquer um dos 2 casos, ao iniciar a solicitação de eliminação, você verá uma mensagem indicando a data em que os dados serão excluídos. Se o cliente fizer uma compra entre o período da solicitação de eliminação e a data de exclusão, a data de exclusão dos dados será atualizada para 185 dias após a data da compra.

5. O que acontece se o cliente tiver os dados apagados em minha loja e comprar novamente?

Se o cliente, que anteriormente pediu o anonimato de seus dados, comprar novamente na loja, um novo cliente é criado com os dados, ou seja, o novo pedido passa a ter todos os dados pessoais do cliente de novo.

6. Depois que faço a solicitação de eliminação dos dados, posso cancelar o pedido ou mudar a data de exclusão?

Você pode modificar a data de eliminação ou cancelar a solicitação clicando em "Modificar pedido" na mensagem em que a data é mostrada:
Vamos te direcionar para este 👉 formulário para que você nos sinalize sobre a mudança que deseja fazer. Após isso, vamos fazer a modificação na plataforma.


Como eliminar os dados pessoais de um cliente?

1. No seu painel de administração, clicar em "Clientes" no menu principal.


2. Buscar um cliente na barra de pesquisa clicando em "Pesquisar" ou clicar no nome do cliente que deseja eliminar os dados.


3. Na página do cliente, você verá os dados pessoais no lado esquerdo. Clicar em "Apagar os dados".

4. Uma mensagem de confirmação vai aparecer com as informações sobre a eliminação dos dados pessoais do cliente. Estando de acordo, clicar em "Solicitar eliminação".

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Nós não iremos eliminar as informações do campo "Anotações do pedido". Você será o responsável por revisar e ajustar as anotações manualmente caso elas tenham dados pessoais do seu cliente.


5. Após solicitar eliminação, você verá uma mensagem informando que o seu pedido foi enviado com sucesso. Logo abaixo, informaremos quando será realizada a exclusão dos dados.


6. Quando os dados forem eliminados, você verá que as informações pessoais do comprador na página do Cliente e do Pedido estarão anônimas, como mostrado abaixo:






Pronto! 🙌 os dados pessoais do seu cliente estarão anônimos. 

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A plataforma não comunicará as mudanças ao cliente. Assim, recomendamos que você entre em contato com o seu cliente para informar o status do processo de eliminação de dados.

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