Configurar a sua loja para a aparecer no Google de forma orgânica, embora não seja complicado, requer um exercício que deve ser feito para tudo em sua loja: o que o meu cliente busca? Como ele encontrará o que precisa em minha loja? Que palavras ele usará para encontrar os produtos?

Com isso em mente, é importante saber que existem duas forma de SEO (otimização para sistemas de busca, em Português):

  • SEO externo - quando terceiros estão falando ou interagindo com a sua loja. É a presença de links que direcionam para sua loja em outros sites. Pode ser um blog que você mesmo criou, conta no Facebook e no Instagram, tudo o que gerar links externos, comentários e acessos para sua loja.
  • SEO interno: é configuração nos códigos da sua loja, nos nomes dos produtos, páginas, categorias etc.

Como a Nuvem Shop já tem sua codificação otimizada para o SEO, você não precisará ter acesso ao código HTML da sua loja para fazer essas configurações, mas é importante pensar bem nos títulos e descrições dos produtos, páginas e categorias para que nossas otimizações possam surtir melhor efeito.

Neste tutorial, te daremos dicas importante para você configurar sua loja para aparecer no Google com o tipo de configuração de SEO interno. O tutorial está dividido em 4 partes:

  • Nome do Domínio
  • SEO da Página inicial
  • SEO das Categorias
  • SEO dos Produtos

Vamos lá!

Nome do domínio

Sugerimos que você crie um domínio que seja fácil de pesquisar e memorável. Muitas pessoas tendem a escolher nomes pessoais para suas marcas, gerando um domínio igual, mas isso não é recomendado. O ideal é usar palavras-chave que as pessoas buscarão para encontrar seus produtos.

Além disso, seu domínio precisa ser fácil de encontrar. Ou seja: o buscador deve poder associá-lo ao que o consumidor pesquisou. Se você tem uma marca de sapatos chamada "Maria Clara", por exemplo, é mais provável que um domínio como "mariaclarasapatos.com.br" tenha mais visitas do que "mariaclara.com.br". Tente manter o domínio curto, descritivo e fácil de ler e escrever. No tutorial 📝 Como escolher o nome do meu domínio?, nós damos mais dicas sobre o assunto.
 

SEO da Página inicial

Para começar com o SEO, o primeiro passo é acessar o painel de administração de sua loja e seguir pelo caminho Minha conta > Dados do meu negócio.

Nesta tela, altere os dados campos Nome da sua loja e Breve descrição do seu negócio.

  • Nome da sua loja: 70 caractéres, no máximo.
  • Breve descrição do seu negócio: 156 caractéres.

Após escolher um nome e um título, selecione "Utilizar o nome e a descrição do negócio para o SEO da loja".

Selecionando essa opção será possível o Google puxar as informações que você acabou de configurar. Não se esqueça de clicar em "Salvar as alterações" quando tiver terminado de editar. 

💡 Dicas:

  • Escolha um título criativo para o Nome da minha loja, de preferência com as principais palavras-chave que descrevam bem a loja como, por exemplo, o produto que eu mais vendo ou que as pessoas mais procuram. 
  • Evite apenas usar o nome real da sua loja em Nome da minha loja, se o fizer, procure deixá-lo pro final. Lembre-se que a maioria das pessoas não conhecem a loja, então a tendência é pesquisar sobre o produto que eles querem, por isso é bom colocar primeiro o tipo de produto que você vende e depois no nome da loja. Além disso, o Google já vai apontar a minha loja como opção para aquele que busca pelo nome da minha loja, pois este certamente estará presente no meu domínio (www.minhaloja.com.br).
  • Na Breve descrição do seu negócio, evite o mais do mesmo. Neste campo, recomendamos usar frases que mostre o diferencial da loja para com a concorrência. Por exemplo: "Entregamos para todo o Brasil", "Frete grátis nas compras acima de...", "Parcelamos suas compras em até 6 vezes sem juros com PagSeguro", etc.
  • No final, você terá preparado um anúncio dentro do Google e os clientes o visualizarão mais ou menos assim no Google:

SEO das Categorias

Antes de começarmos a falar sobre as configurações de SEO nas categorias, é preciso entender que cada categoria criada na loja é uma página diferente na Internet e mais uma oportunidade ser encontrada pelos mecanismos de busca. Por isso, é muito importante seguirmos as estratégias descritas acima para também editar as categorias da loja.

💡 Dicas:

  • Pense nas palavras-chave e nos produtos que estarão vinculados á estas categorias, o uso das palavras chaves nesse tipo de configuração, principalmente na descrição de SEO da categoria.
  • As palavras-chave mais importantes devem sempre começar pela esquerda.
  • No Título para SEO use o nome da sua marca sempre no final. Não se esqueça que 70 é o máximo de caracteres.
  • Na Descrição para SEO evite falar sobre os produtos em si, fale sobre os diferenciais que o cliente vai encontrar ao comprar na minha loja

Para começar a editar o SEO das categorias, acesse a aba de Produtos > Organizar categorias

Em seguida, clique sobre a categoria que deseja modificar e, do lado direito, no símbolo de editar que é representado por uma engrenagem.


Na próxima tela, estarão disponíveis os campos Título para SEO e Descrição para SEO como se pode observar na imagem abaixo

SEO dos produtos 

Os produtos são um caso a parte, isso porque neles, além de poder editar as Configurações Avançadas de SEO (campo 9 do formulário de cadastro de produtos), você ainda vai poder editar alguns campos especiais e que podem fazer a diferença. Antes de começar a editar o SEO, acesse a aba de Produtos > Meus produtos e escolha um dos produtos para editar. 

💡 Dicas:

  • Clique no símbolo destacado na imagem e abrirá um pop-up para editar a palavra-chave que se relaciona com a foto do produto.
  • Utilize apenas letras minúsculas, sempre separadas por hífen.
  • Exemplo: comprar-camiseta-basica-amarela.

  • No Título do seu produto - evite colocar informações genéricas. Procure detalhar bem o que você está vendendo, apontando as principais características dos produtos como, marca, modelo, fabricante.
  • Na Descrição do seu produto -  o ideal é criar a sua própria descrição para os produtos (mínimo de 360 caracteres) e utilizar as palavras-chave que você está trabalhando no título de SEO ou no texto alternativo das imagens. Não tenha medo de destacar as palavras-chave, negritando-as se for preciso.

Se possível, adicione vídeos às descrições dos seus produtos, esta é uma ótima maneira de criar conteúdo e atrair mais visitantes para a loja. Se não souber como fazer isso, consulte o tutorial 📝 Como colocar um vídeo na descrição do produto?.

Agora vamos às Configurações Avançadas de SEO dos seus produtos, presente na aba Mais Opções. Utilize as mesmas estratégias que ensinamos nas outras etapas deste tutorial.

Pronto!

Sua loja já está com toda a configuração de SEO necessária feita! Agora é hora de trabalhar no SEO externo da sua loja virtual Nuvem Shop e dar mais visibilidade à sua marca. E se você quiser aprender mais sobre o assunto, pode acessar nosso curso gratuito 🎓 SEO para e-commerce.
 
🌟 Importante: essas configurações podem levar até 4 semanas para serem indexadas no Google, então até lá pode ser que no resultado das buscas do Google as informações da sua loja virtual sejam as antigas.

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