Antes de chegar em uma loja virtual, muitas pessoas pesquisam preços e ofertas na Internet. É fato que o Google é onde a maioria faz estas buscas e se você quer conquistar novos clientes é bem interessante conhecer o Google Ads.

Google Ads (antes conhecido como AdWords) é uma ferramenta de criação de anúncios. Estes anúncios aparecerão quando uma busca por uma palavra-chave for realizada no Google. É um investimento que vale a pena e você pode aprender mais visitando nossa 🎓 Universidade do E-commerce e nosso 📃 Blog do E-commerce.

Neste tutorial, vamos te ensinar a usar o Google Ads no modo Inteligente, para você criar seu primeiro anúncio de forma rápida e descomplicada, e começar a investir nesse tipo de publicidade.

🌟 Importante: antes de iniciar este tutorial, você deve criar um conta no Google Ads. Para tanto, 🌎 clique aqui e inicie o cadastro clicando em "Começar agora". Se você já tem uma conta com o Google (a mesma usada no Gmail, Analytics e outros serviços do Google) e essa conta estiver ativa, o Google já identificará o seu cadastro.

Vamos aos passos!

1. Assim que finalizar o cadastro de sua conta, você visualizará uma semelhante ao exemplo abaixo. Neste tutorial, vamos criar uma campanha voltada a realização de uma ação na loja, ou seja, a compra de um produto. Desta forma, escolha a opção Realizar uma ação no seu website.

Em seguida, clique em "Escolher meta".

2. Na próxima tela, o Google perguntará onde estão seus clientes, ou seja, a localização demográfica dos clientes de sua loja.

  • Perto da minha empresa - selecionando essa opção, o Google utilizará sua localização como base, e focará em apresentar os anúncios somente para usuários de sua região.
  • Em cidades, estados ou países específicos - já selecionando essa opção, você pode delimitar a exibição por esses 3 critérios. Para tanto, basta clicar em + Adicionar local (cidade, estado ou país) e informar os locais onde quer que os anúncios apareçam.

Note que ao segmentar mais a exibição dos anúncios, o tamanho do público-alvo em potencial também vai se modificando: quanto mais segmentada a localização, menos o público-alvo. Para este tutorial, escolhemos limitar o anúncio apenas para São Paulo - SP.

Assim que concluir a limitação, clique em "Próxima" para continuar.

3. Na próxima tela, começaremos a configurar o anúncio. Com base nas informações do seu cadastro, o Google vai sugerir o idioma do anúncio (em nosso caso, o Português) e também a categoria. Para este tutorial, usaremos uma loja que vende DVDs e Blu Rays. 

Se alguma das categorias sugeridas estiver de acordo com sua loja, é só selecionar. Se não, clique na última opção e escreva a sua categoria.

4. Agora, vamos selecionar as palavras-chave do seu anúncio. O Google apresentará uma série de sugestões de termos que são buscados e que estão relacionados à categoria do seu negócio. Basta clicar sobre aqueles que fizerem sentido. 

Se você tiver alguma palavra-chave em mente que não aparece nas sugestões, clique em "+ Adicionar outro" e a escreva. Note que conforme os temos vão sendo adicionados, o tamanho do público-alvo potencial (usuários da localização selecionada na etapa anterior e que pesquisaram por esses termos de busca no Google) vai se modificando. Você também pode usar o 🌎 Planejador de Palavras-Chave do Google Ads para pesquisar os melhores termos para seus anúncios. 

Clique novamente em "Próxima" para prosseguir.

5. Nesta etapa, vamos criar efetivamente o anúncio. Na coluna da esquerda, escreva as chamadas de ação para seu anúncio. Você poderá visualizar o resultado na coluna da direita.

Em Destino dos cliques no anúncio, o link exibido será sempre a página inicial de sua loja, mas você pode alterar para qualquer outra página. Basta clicar sobre o endereço e inserir o endereço na página específica onde você quer direcionar o anúncio. Finalizado o preenchimento, clique novamente em "Próxima".

6. Agora, vamos definir o orçamento do anúncio. Isso significa que devemos estipular um gasto máximo, diário ou mensal, para a veiculação do anúncio. O Google já te apresentará uma sugestão, mas você pode digitar quanto quer investir por dia ou arrastar a bolinha para definir o investimento total mensal.

💡 Dica: recomendamos que estipule um investimento baixo para esse primeiro anúncio. Isso é importante para você entender o desempenho do anúncio, testar que tipos de chamada convertem melhor e até mesmo se essa é a melhor opção de mídia para a publicidade de sua loja

Assim como nas telas anteriores, conforme você aumenta ou diminui o investimento, o Ads exibe o desempenho estimado do anúncio.

Para continuar, clique em "Próxima".

7. Nesta etapa, o Google solicitará que você revise as configurações do anúncio feitas até o momento. Será exibido um resumo, e você pode editar qualquer informação antes de prosseguir. Se estiver tudo certo, clique em "Próxima".

8. Para prosseguir, será necessário informar ao Google como será realizada a cobrança. Eles pedem um número de cartão de crédito, que fica vinculado à sua conta para todas as cobranças referentes a anúncios. Preencha as informações solicitada, e após completar, clique em "Próxima".

💡 Dica: o Google regularmente oferece cupons para serem usados no primeiro anúncio. Estes cupons geralmente não concedem o crédito em um primeiro momento, mas sim acumulam ao investimento realizado. Por exemplo, se você usar o cupom e gastar R$ 50 em anúncios, eles te darão um crédito de R$ 50, para que você use em outros anúncios. Em geral, os cupons tem um limite de R$100 ou R$ 150, depende da época e da promoção.

Para conseguir seu cupom, busque no próprio Google "Cupom Google Ads" e encontrará facilmente.

9. Você verá a confirmação de que o anúncio foi criado. Agora, será necessário aguardar a validação do anúncio pelo Google, que pode levar cerca de 24 horas (geralmente, acontece em poucos minutos). Para acompanhar o anúncio, clique em "Ir para o painel de controle".

Para conferir as informações completas do anúncio, clique em "Detalhes" e será possível conferir o desempenho e outras informações.

Pronto, agora você sabe como criar seu primeiro anúncio no Google Ads!

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