Antes de chegar em uma loja virtual, muitas pessoas pesquisam preços e ofertas na Internet. É fato que o Google é onde a maioria faz estas buscas e se você quer conquistar novos clientes é bem interessante conhecer o Google Ads.

Google Ads (antes conhecido como AdWords) é uma ferramenta de criação de anúncios. Estes anúncios aparecerão quando uma busca por uma palavra-chave for realizada no Google. É um investimento que vale a pena e você pode aprender mais visitando nossa 🎓 Universidade do E-commerce e nosso 📃 Blog do E-commerce.

Neste tutorial, vamos te ensinar a usar o Editor do Google Ads, para você criar seu primeiro anúncio de forma rápida e descomplicada, e começar a investir nesse tipo de publicidade.

🌟 Importante: 

  • Antes de iniciar este tutorial, você deve criar um conta no Google Ads. Para tanto, 🌎 clique aqui e inicie o cadastro clicando em "Começar agora". Se você já tem uma conta com o Google (a mesma usada no Gmail, Analytics e outros serviços do Google) e essa conta estiver ativa, o Google já identificará o seu cadastro.
  • Com a conta criada, resgate o seu código promocional oferecido pela Nuvem Shop. Para isso, siga pelo caminho Marketing > Google Ads no painel de administração de sua loja e copie o código. Em seguida, siga os passos 🌎 deste tutorial do Google para aplicar o cupom. Tenha em conta que o cupom oferecido pela Nuvem Shop é válido apenas para novas contas, contas antigas e que já fizeram investimentos em campanhas não são contempladas pelo cupom.
  • Com a conta criada e o cupom aplicado, você deverá fazer o download e instalar o Editor do AdWords, 🌎 clicando aqui. Basta clicar no botão "Transferir agora" e fazer a instalação do aplicativo.

Com sua conta pronta, cupom aplicado e editor baixado, vamos aos passos!

Vamos aos passos!

 1. Abra o Editor e siga o caminho Contas > Adicionar.

2. Clique na segunda opção, "Usar navegador no aplicativo para fazer login" e na janela que abrir informe seu e-mail e senha de cadastro.

3. Logo em seguida, o Editor pedirá para você confirmar o donwload de suas contas e campanhas. Deixe selecionada a opção Todas as campanhas e clique em "Ok". O editor iniciará a importação das informações e logo em seguida abrirá uma nova janela.



4. Agora, nós iremos iniciar a criação da campanha especialmente para a sua loja, conforme os títulos, preços e categorias dos seus produtos. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Marketing > Google Ads.

🌟 Importante: a funcionalidade que permite realizar a exportação dessas informações está disponível somente para alguns planos. Para conferir se seu plano tem essa funcionalidade, siga pelo caminho Minha conta > Planos e verifique se esta possibilidade está inclusa.

5.
No passo"5" clique no botão "Fazer o Download". Isso dará início ao download de um arquivo contendo as informações sobre seus produtos.

6. Agora volte ao Editor siga pelo caminho Conta > Importar > Do arquivo... e importe o arquivo que você baixou no passo anterior.

Assim que a importação for concluída, clique em "Concluir e revisar" para finalizar a importação.


7
. Agora, estipule um valor para seu orçamento diário. No campo "Orçamento" sugerimos inserir R$7,00 por dia, para que sua campanha fique disponível por duas semanas, para você começar a conhecer o potencial da ferramente. Mas lembre-se: você pode mudar este valor quando quiser, você tem controle total sobre sua campanha.

8. No Tipo de campanha é preciso que você escolha onde deseja divulgar a sua campanha. O que aconselhamos é colocar somente no Rede de Pesquisa com exibição em Display.

Em Redes, automaticamente serão selecionadas as opções Rede de pesquisa do Google  e Rede de Display. Você não precisa alterar nada.


9. No campo "Incluir parceiros de pesquisa" selecione Desativado.


10.
Verifique os anúncios e a oferta de Custo-por-clique (CPC). Este processo é muito importante para que os anúncios sigam as políticas do Google.

11. Sua campanha deve ficar semelhante ao exemplo abaixo:


12. Feito tudo isso, clique em "Publicar" no menu superior, e em seguida novamente em "Publicar".


Pronto, sua campanha foi criada! Não se esqueça que o Ads permite que você acompanhe todos os seus resultados e custos. Toda semana verifique como estão os valores que foram investidos para ter a certeza de que você está contente com os seus gastos diários.

💡 Dicas: 

  • Para entender melhor as possibilidades de uso do Editor e como otimizar suas campanhas, recomendamos que você estude bastante sobre o assunto. Para começar, consulto o artigo do nosso Blog do E-commerce - 📃 Primeiros passos para utilizar o Google Ads.
  • Caso tenha dúvidas ou dificuldades específicas relacionadas ao Editor e ao Google Ads de forma geral,  entre contato com a 🌎 Central de Assistência do Google.
Encontrou sua resposta?