O Nuvem Envio é o aplicativo de logística da Nuvemshop. Contando com um sistema integrado diretamente com os Correios e outras transportadoras, oferece vantagens exclusivas aos lojistas e clientes da plataforma, como valores de frete diferenciados.
Oferecendo facilidade e praticidade, o Nuvem Envio facilita a emissão de etiquetas ou declarações de conteúdo, integrado aos pedidos, sem precisar sair do painel administrador da plataforma.
Neste tutorial, te mostramos o que você precisa fazer antes de ativar a ferramenta e como configurar o Nuvem Envio na sua loja. Além disso, te contamos sobre os tipos de serviços disponíveis.
Tipos de serviços
Nuvem Envio Go
O Nuvem Envio Go está disponível para todas as lojas e é uma opção rápida, econômica e eficiente de você fazer o envio dos seus pedidos por Correios. Isso significa que você pode emitir etiquetas diretamente pelo painel administrador de forma integrada aos pedidos e despachar suas encomendas sem enfrentar filas nos Correios.
DeleteNuvem Envio Collect
O Nuvem Envio Collect está disponível exclusivamente nos estados de São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG) e para quem faz mais de 200 envios por mês. Para utilizá-lo, é necessário fazer uma solicitação ao time de suporte da Nuvemshop.
Essa modalidade oferece uma solução logística abrangente, desde a emissão das etiquetas até a coleta e transporte das encomendas para o centro de distribuição da Nuvemshop. Com o Nuvem Envio Collect, você poderá contar com o algoritmo inteligente da plataforma para selecionar a melhor transportadora para cada entrega, garantindo fretes com custos competitivos e prazos otimizados.
DeletePassos para configurar Nuvem Envio
1. Confirmar o endereço de envio
Antes de mais nada, você precisa configurar o endereço de onde os pedidos serão enviados. Estas informações serão utilizadas para preencher o endereço do remetente nas etiquetas de envio.
1.1. No painel administrador da sua loja, seguir o caminho "Configurações > Formas de entrega".
1.2. Na próxima tela, com a opção "Meio de envio" selecionada, clicar em "Editar centros de distribuição".
1.3. Com a opção "Editar", você verá uma janela como no exemplo abaixo, onde deve preencher (ou confirmar) o CEP do local de onde será feito o envio dos produtos de sua loja (sua residência, um centro de distribuição, etc.).
A plataforma preencherá os outros campos automaticamente, você só precisará informar o nome do local, número e o complemento, caso tenha.
Para finalizar, basta clicar no botão "Salvar".
2. Confirmar o nome e CPF/CNPJ da loja virtual
Para gerar as etiquetas de envio, a plataforma utiliza os dados do seu cadastro da conta Nuvemshop para informar o nome do remetente. Para garantir que esses dados saiam corretamente, faça o seguinte:
2.1. No painel administrador da sua loja, clicar em "Minha Conta", no canto superior direito.
2.2. Em seguida, clicar em "Histórico de faturas" e na seção Dados fiscais, clicar em "Configurar".
2.3. Será aberta uma janela pop-up com as informações do seu negócio.
Se a sua loja é nova, o campo "Nome/Razão Social" estará em branco. Caso contrário, poderá estar já preenchida. Preencha ou revise este campo com o nome da sua loja e do jeito que você quer que apareça no nome do remetente das etiquetas.
O campo "CPF/CNPJ" deverá estar preenchido com o que foi informado no momento do cadastro da sua loja. Aqui vale a revisão para confirmar se está correto.
❗ Lembrando que essas informações também são usadas para gerar as Notas Fiscais das mensalidades Nuvemshop. Portanto, recomendamos preencher todos os campos.
3. Instalar e configurar as modalidades de envio
Para ativar o Nuvem Envio na sua loja, é preciso aguardar o nosso time responsável enviar o link de instalação. Após a instalação, você precisa configurar as modalidades de envio que serão oferecidas aos seus clientes.
3.1. No painel administrador da sua loja, seguir o caminho "Configurações > Formas de entrega".
3.2. Na seção "Entregas no Brasil", localizar o Nuvem Envio e clicar em "Editar".
3.3. A página será carregada com todas as modalidades já ativadas, mas você pode alterar essa configuração clicando na caixa de seleção ao lado do nome da opção.
Após escolher as opções de frete, basta clicar em "Salvar alterações", como mostramos no GIF:
3.4. Você também pode ativar a modalidade de envio Correios Mini via Nuvem Envio.
Para essa modalidade de envio, a embalagem deve respeitar as seguintes dimensões e peso:
- Dimensões mínimas: 15cm de comprimento x 10cm de largura x 1cm de altura;
- Dimensões máximas: 24cm de comprimento x 16cm de largura x 4cm de altura;
- Peso: 0,300kg.
3.5. Para cada modalidade, você pode incluir as seguintes configurações:
Custo adicional
Se você quiser cobrar um valor fixo adicional pelo frete, basta incluir neste campo.
Isso significa que, ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o preço cobrado pelo Nuvem Envio + o valor adicional que você configurar.
Dias adicionais
Se você quiser aumentar o prazo de envio informado pelos Correios, basta incluir mais dias neste campo.
Isso significa que ao calcular o frete em sua loja, seu cliente verá o prazo dos Correios + o prazo complementar que você configurar.
Eu quero oferecer 'modalidade' para produtos com frete grátis
Ao oferecer frete grátis em sua loja, seu cliente precisa saber como ele receberá o pedido, mesmo que não seja cobrado pelo serviço de entrega.
Ativando essa opção, seu cliente visualizará na loja que o frete daquele produto é gratuito e que será entregue por esta modalidade de frete.
3.6. Após configurar as modalidades, basta clicar em "Salvar alterações" no final da página.
Pronto! 🙌
O Nuvem Envio foi instalado e configurado e você já pode começar a oferecer essa opção de frete aos seus clientes.
Abaixo, trouxemos tutoriais para te ajudar a entender sobre a aparência do Nuvem Envio no carrinho da sua loja, as telas do painel de gerenciamento e como imprimir as etiquetas de postagem:
- 📝 Como o Nuvem Envio é exibido no cálculo de frete da minha loja?
- 📝 Como gerenciar os envios dos pedidos no painel do Nuvem Envio?
- 📝 Como emitir as etiquetas de envio no Nuvem Envio?