API  é uma sigla para Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicativos. Essa interface especifica de que maneira devem interagir os diversos componentes de um software.

No caso da Nuvem Shop, a API pode ser utilizada para integrar a plataforma com serviços externos ou para ampliar o potencial das funcionalidades atuais com desenvolvedores externos.

É importante ressaltar que para se desenvolver uma integração com a Nuvem Shop, o desenvolvedor precisar ser um Parceiro da Nuvem Shop. Para saber como ser um parceiro, consulte o tutorial 📝 Como posso ser parceiro Nuvem Shop?.

Também é possível integrar sua loja virtual Nuvem Shop à outras plataformas que ainda não estão integradas utilizando a API, que é tipo REST e utiliza JSON e OAuth.

Os elementos possíveis de serem obtidos via API são os seguinte:

  • Loja
  • Produtos (Estoque)
  • Variáveis do produtos
  • Imagens do produtos
  • Categorias
  • Ordens
  • Clientes
  • Cupons

Usando a API, é possível fazer as seguintes integrações:

  • Obter informações da loja, como nome, URL, páginas de Facebook ou Twitter, entre outras.
  • Criar ou eliminar produtos, ou modificar qualquer um de seus atributos.
  • Acessar as imagens dos produtos e suas variantes e realizar ações sobre elas.
  • Criar ou modificar categorias dentro da loja.
  • Consultar a lista de pedidos da loja e realizar operações diversas sobre elas (cancelar, finalizar, entre outros).
  • Criar ou modificar clientes da loja, ou adquirir mais informações de seu comportamento, como por exemplo, data de última compra. 
  • Criar cupons de desconto ou de frete grátis. 

 Com as aplicações desenvolvidas pela API, seria possível por exemplo:

  • Sincronizar o estoque daloja com um software de gestão.
  • Exportar informação de um cliente para um sistema de CRM que ajude o dono da loja a fazer a gestão de seus contatos.
  • Conseguir informações de clientes da loja para nutrir a base de dados de uma ferramenta de email marketing, aproveitando o que tem disponível para melhorar a segmentação.
  • Oferecer cupons de desconto de maneira automática a clientes que abandonaram os carrinhos. 
  • Integrar automaticamente as vendas com um sistema de faturamento para emitir notas fiscais de maneira automatizada às vendas.
  • Incorporar um chat para atendimento em tempo real dos clientes da loja. 


Como adiantamos, para integrar um sistema externo com a nossa plataforma é preciso ter um desenvolvedor que idealize a integração e, antes de qualquer coisa, seja cadastrado como 🖌️Parceiro da Nuvem Shop

Feito o cadastro, é só acessar a nossa documentação específica para criação de API, com os passos para os desenvolvedores a seguir.
 
 Após o esboço da integração estar pronto, pode entrar em contato através do e-mail api@nuvemshop.com.br, onde nossos desenvolvedores testarão a ferramente e verão se está funcionando corretamente.

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