Como criar pedidos manualmente em meu painel de administração?
Passo-a-passo para adicionar pedidos na página de Vendas diretamente pelo painel da Nuvemshop
Última atualização: 09/01/2021
Sabemos que um negócio pode possuir diferentes canais de venda, além da loja virtual: WhatsApp, Instagram ou até mesmo uma loja física. Por isso, ter um bom controle do estoque e das informações de seus pedidos é essencial.
Neste tutorial, vamos te ensinar a criar manualmente pedidos usando seu painel de administração da Nuvemshop. Dessa forma, você conseguirá gerenciar todas as informações de seus pedidos, independente do canal pelo qual ele tenha sido concluído, através de uma só plataforma!
Vamos aos passos!
1. No painel de administração de sua loja, selecione a opção "Vendas" > "Pedidos manuais".
2. Se você nunca tiver criado um pedido manual, será direcionado para a tela abaixo, onde deverá clicar no botão "Adicionar pedido manual". Caso já, é só clicar em "Adicionar pedido manual", na parte superior direita da sua tela.

3. Para criar um pedido, você deverá preencher as seguintes informações:
Detalhes do pedido
No campo "Adicionar" insira o nome do produto que você gostaria de adicionar ao pedido. Você poderá adicionar quantos produtos quiser.
Após incluir os produtos que deseja, você deverá definir:
- A quantidade de cada produto;
- Uma porcentagem de desconto, caso queira conceder;
- O valor que será cobrado pelo frete daquele pedido.
Dados do cliente
Na seção Dados do cliente, informe os dados pessoais do comprador: nome, sobrenome, CPF ou CNPJ (opcional), e-mail e telefone (opcional).
Status do pedido
Nessa seção, informe qual o status do pedido que você irá criar.
- O cliente ainda não pagou: ao marcar essa opção, será criado um pedido de compra com um link para o checkout da sua loja, incluindo os produtos que você adicionou àquele pedido. Dessa forma, você poderá compartilhar este link com o seu cliente para que ele finalize a compra através da sua Nuvemshop.
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Estou aguardando a efetivação do pagamento: selecione essa opção para os casos em que o cliente efetuou o pagamento, mas o mesmo ainda não foi processado pelo meio de pagamento em questão. Uma vez o pagamento for concluído, você deverá marcar o pagamento como recebido de forma manual, acessando "Vendas" > "Listas de vendas".
- O pedido já está pago: marcando essa opção, será criado um pedido de compra concluído, com o pagamento confirmado. O pedido aparecerá na sua "Lista de vendas" e o estoque da sua loja será atualizado.
Informações de entrega
Na seção Informações de entrega, você poderá preencher todas as informações sobre o endereço de entrega do cliente que efetuou a compra.
Canais de venda
Caso queira manter essa informação armazena, insira o canal de venda pelo qual o pedido em questão foi efetuado.
Anotações
No campo Anotações você poderá colocar qualquer informação que considerar pertinente manter registrada.
4. Para completar o processo, basta clicar em "Cadastrar".
5. Ao finalizar a criação do seu pedido, você verá a mensagem abaixo e poderá compartilhar o link. Para isso, basta clicar em "Copiar link" e enviá-lo ao seu cliente.
Pronto, o pedido foi criado em sua loja!
No caso de seu cliente desistir da compra, ou até mesmo você precisar refazê-la para adicionar ou remover algum item do pedido, você precisará cancelar esse pedido.
Você conseguirá consultar como realizar o cancelamento de uma venda/pedido acessando o seguinte guia:
Para saber como emitir nota fiscal, exportar sua lista de vendas e fazer toda gestão dos seus pedidos, consulte o nosso índice: