Neste tutorial, vamos te ensinar a cadastrar um produto simples em sua loja, ou seja, um produto que não tem variação de cores, tamanhos, ou qualquer outro tipo de variação.

💡 Dica: se você quer cadastrar um produto que tem diversas variações (cor, tamanho etc), consulte o tutorial 👉 Como cadastrar a cor e o tamanho dos produtos?.

Vamos aos passos!

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Adicionar um novo produto.

Nesta página, você verá o formulário de cadastro de produtos dividido em seções, como na imagem abaixo:

A. Nesta seção, você colocará parte das informações principais dos produtos, ou seja, as fotos, o nome do produto e a descrição.

B. Já nesta seção, você colocará outra parte das informações principais do produto quando ele não tem variações, que é o que aprenderemos nesse tutorial. 

C. A seção Produtos com variações é aquela que habilitaremos para criar as variações do produto. Para criar produtos com variações, consulte o tutorial 👉 Como cadastrar a cor e o tamanho dos produtos?.

D. Por fim, a seção Mais opções apresenta outras configurações secundárias para seu produto.

2.  No formulário de produto, onde você precisará inserir informações básicas do produto para quem possa ser comprado em sua loja sem problemas. Para que você consiga acompanhar o tutorial mais facilmente, nós o dividimos em 2 partes:

  • Configuração básica - que são os campos abertos e prontos para preencher do formulário
  • Configuração avançada -  opções de configuração que estão "minimizadas" e não são obrigatórias

📌 Observação: se for o seu primeiro produto a ser cadastrado, o formulário será como o da imagem abaixo:

Somente a seção A e parte da seção B serão exibidas. Basta preencher os campos disponíveis, clicar em "Publicar produto" e logo em seguida as demais seções e campos serão habilitados por completo.

Configuração Básica

Fotos dos produtos

Clique no símbolo de imagem que tem dentro de cada quadrado e escolha uma imagem do seu produto a partir do computador ou da galeria do seu celular ou tablet.

💡 Dica: você pode também selecionar as imagens em seu computador e arrastá-las para o navegador, como na animação a seguir.

Nome e Descrição

Preencha o nome do seu produto, de forma direta e simples, para que seu cliente já saiba o que é antes mesmo de visualizar a imagem. No tutorial 👉 Como nomear meus produtos? damos dicas de como cadastrar nomes atrativos.

💡 Dica: a descrição tem o mesmo objetivo que um vendedor em uma loja física: vender o produto. Então é importantíssimo que na descrição você venda bem o produto, informando os benefícios os benefícios, vantagens e especificações técnicas.

Preços

  • Preço original - deixando somente o campo Preço original preenchido, o número que for adicionado será apresentado em sua loja
  • Preço promocional - já se o campo Preço promocional também for preenchido, em sua loja serão exibidos os dois preços, ao estilo "De R$ X por R$ Y". Não é obrigatório preencher este campo, somente se você tiver a intenção de criar esse tipo de promoção.
  • Exibir o preço para o seu cliente? -  mudando a opção Exibir o preço para seu cliente? de Sim para Não, o produto ficará com o botão Preço sob consulta no lugar do botão Comprar / Adicionar ao carrinho.

Gestão

  • Estoque - no campo Estoque, você deve informar quantas unidades daquele produto você tem disponíveis para a venda.
  • Controlar estoque? - em Controlar estoque?, mudando a opção de Sim para Não, o campo Estoque é desabilitado, e a plataforma passa a considerar seu produto como tendo estoque infinito, ou seja, será vendido enquanto o produto estiver ativo em sua loja. 
  • SKU e Código de barras (GTIN, EAN, ISBN, etc.) -  já os campos SKU e Código de barras são complementares, porém podem ser necessários para a utilização de outras funcionalidades, como o Google Shopping e o Instagram Shop.

Frete

  • Peso - você deve informar o peso bruto do seu produto, ou seja, o peso do produto já embalado e pronto para o envio.
  • Comprimento X Largura X Altura - neste caso, você deve informar também as dimensões do seu produto já embalado.
  • Frete grátis - ao marcar essa opção, este produto terá o frete grátis.

O preenchimento do Peso é obrigatório, mas o do Comprimento X Largura X Altura é facultativo, principalmente em produtos não muito grandes. No checkout, a plataforma somará o peso de todos os produtos e apresentará o valor total do frete.

Opções do Google Shopping

Se a sua loja tiver a integração com o Google Shopping ativa, você ainda verá mais três campos: MPN, Faixa etária e Sexo. Essas são informações obrigatórias somente se você quiser vender pelo Google Shopping. Para ter mais detalhes sobre ativar, configurar os produtos e sua loja para o Google Shopping, consulte o tutorial 👉 Como vender pelo Google Shopping?

Pronto, essas são as configurações básicas!
 

Configurações avançadas

É válido lembra que, como falamos acima, essas opções só aparecem para quem já cadastrou produtos anteriormente, ou seja, se você ainda não cadastrou nenhum produto em sua loja, não aparecerá essa opção pois a plataforma quer te ajudar a carregar seus primeiros produtos de forma rápida, então você poderá fazer essas configurações posteriormente.

🌟 Importante: as configurações avançadas não são obrigatórias para se publicar um produto, então caso não queira fazer isso agora, não precisa. Porém, cadastrar essas informações dará mais detalhes aos visitantes de sua loja sobre seu produto, o que pode ser fator chave na decisão de compra.

Variações

Como mencionamos anteriormente, temos um tutorial específico sobre cadastrar produtos com variações. Se quiser cadastrar um produto com variações de cor e tamanho, consulte o tutorial 👉 Como cadastrar a cor e o tamanho dos produtos?.

Mais opções

Nessa seção você encontrará uma série de configurações complementares para seus produtos.

Basta clicar sobre a seção e as opções aparecerão conforme abaixo:

  • Tags - são palavras-chave que ajudam seus clientes a localizarem os produtos em sua loja. Preencha com sinônimos e termos que podem descrever seus produtos. Caso eles busquem por essas palavras em sua loja, o seu produto será encontrado mesmo que não as tenha no título.
  • Marca - o campo Marca é usado somente para algumas funcionalidades específicas, como o Google Shopping, o Instagram Shop e a Loja do Facebook. Por enquanto, não é possível exibir na loja os produtos de acordo com a marca definida nesse campo.
  • Visibilidade do produto na loja - essa seção pode ser diferente dependendo do layout que você usa em sua loja. Em geral, o que você poderá escolher é se que quer ou não exibir o produto na loja. Marcando a opção Não exibir este produto na minha loja, o produto não é excluído do seu painel de administração, mas não fica disponível para ser visualizado ou comprado na loja. Já sobre as opções de Destacar este produto na sua loja, para alguns layouts aparece a opção Banners rotativos dos produtos.

💡 Dica: para saber mais detalhes sobre como funciona o destaque dos produtos, consulte o tutorial 👉 Como destacar produtos na página inicial?.

🌟 Importante: essa seção fica disponível somente em alguns planos. Para conferir se seu plano apresenta essa seção, busque por SEO na descrição das funcionalidades do seu plano.

Feito todas essas configurações, é só clicar em "Salvar configurações" ou "Publicar produto", no final da página e pronto! Produto adicionado.

💡 Dica: caso queira duplicar esse produto, é só seguir os passos do tutorial 👉 Como duplicar produtos.

Encontrou sua resposta?