A funcionalidade Exportar e importar de CSV permite que você cadastre e edite produtos em sua loja de forma massiva, por meio de uma planilha de Excel no formato .CSV.

Pela funcionalidade, você consegue criar produtos e editar os seguintes campos:

  • URL do produto;
  • Nome do produto
  • Variações do produto
  • Preço dos produtos e variações
  • Preço promocional dos produtos e variações
  • Pesos e medidas do produto
  • Estoque do produto
  • SKU do produto
  • Código de barras do produto
  • Visibilidade do produto na loja (visível ou oculto)
  • Frete grátis (se tem ou não)
  • Descrição do produto
  • Tags
  • Título para SEO do produto
  • Descrição para SEO do produto

Algumas opções só podem ser cadastradas manualmente, produto a produto, como a Marca e as Opções do Google Shopping, mas estamos constantemente melhorando essa funcionalidade, e esperamos contemplar todas as opções futuramente.

Já a adição das imagens é feita por uma outra funcionalidade, disponibilizada por um aplicativo parceiro. Caso você também queria cadastrar as imagens de forma massiva, é necessário contar com a ajuda do aplicativo 🛠️ Envio de Imagens com Dropbox

Antes de utilizá-lo, primeiro cadastre seus produtos (seguinte este tutorial), e depois siga os passos do tutorial 👉 Como instalar e usar o aplicativo Envio de Imagens com Dropbox? para saber como instalá-lo e utilizá-lo.


🌟 Importante: para cadastrar seus produtos de forma massiva, você precisará contar com a ajuda do Excel ou de qualquer editor de planilhas eletrônicas que leia arquivos no formato .CSV, que é o formato suportado por nossa plataforma.

💡 Dica:  para fazer o processo abaixo, é importante que você tenha criado pelo menos um produto manualmente. Dessa forma, você terá um exemplo a seguir de como preencher a planilha. Já se você usa nossa integração com o Mercado Livre e utilizar esta funcionalidade para atualizar os produtos, os preços serão atualizados tanto na Nuvem Shop quanto no Mercado Livre

A seguir, vamos ao passo a passo.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Produtos > Importar e exportar de CSV.


 2. Na sessão Exportar produtos, escolha qual o sistema operacional do seu computador (Windows ou Mac), marque a opção Incluir descrições e em seguida clique em "Exportar". Isso iniciará o download do arquivo produtos.csv, que é a planilha onde você deverá incluir as informações dos demais produtos.

 💡 Dica: se a sua planilha for gerada com as palavras acentuadas desconfiguradas, siga os passos do tutorial 👉 Como corrigir a planilha de Carga em Massa? para corrigi-la.


3.
Agora, abra a planilha que você baixou e comece a preencher os campos de acordo com seus novos produtos.

Identificador URL

Nesse campo, você deve colocar o nome do seu produto sem letras maiúsculas ou acentos. Os espaços entre as palavras devem ser trocados por hífens ( - ).

🌟 Importante: se você estiver atualizando produtos que já estão cadastrados, este campo não deve ser modificado. É por meio dele que a plataforma identifica se um produto já esta cadastrado ou não, então se você modificar este campo, a plataforma criará um novo produto, e não alterará o primeiro cadastrado.

Nome

Aqui você deverá colocar o nome do produto igual ao que preencheu na coluna Identificador URL, só que sem o hífen. Ao contrário do campo anterior, você poderá colocar as palavras com acentuações, da forma que quer que elas apareçam em sua loja.

Categorias

Nesse campo, você deve colocar a categoria que corresponde ao produto. Se quiser, pode colocar mais subcategorias, conforme o exemplo abaixo. A categoria principal é “Moda”, e as sub-categorias são "Masculino" e "Camisetas". As categorias devem ser separadas das subcategorias com o sinal de maior ( > ).

📌 Observação: Se o produto estiver em mais de uma categoria (e suas sub-categorias) você deverá separá-las com vírgula ( , ).  

🌟 Importante: Se o nome de uma sub-categoria tiver o caractere vírgula ( , ) ou o sinal de maior ( >) separando as palavras, você deve colocar a barra inversa ( \ ) antes de algum desses caracteres mencionados. Exemplo: se o nome da categoria é Moda, da primeira subcategoria é Masculino, e da da segunda subcategoria é Camisetas, Outras estampas, você precisa colocar da seguinte forma:

Nome da Variação

Neste campo você vai incluir o título das variações que seu produto possui como: Cor, Tamanho, Tecido e etc. Você pode cadastrar até 3 tipos de variações. Cada nome deve ocupar 1 coluna distinta (Nome da variação 1, 2 e 3).

Valor da variação

Aqui você vai incluir os valores de cada variação criada. Por exemplo, se o nome da variação é Cor, então neste campo você vai incluir as propriedades, como Vermelho, Azul, Branco e etc. Se seu produto possui mais de 1 valor, então você tem que duplicar o produto (mantendo igual todos os outros campos anteriores) e mudar apenas o campo de valor, conforme mostra a imagem.

No exemplo da imagem, temos o mesmo produto na cor azul, em tamanho P, M e G.

Preço

Aqui você deve colocar o preço do produto. Caso o seu produto tenha decimal (exemplo: R$30,50) o mesmo deverá ser colocado com ponto (.)

Preço promocional

As regras são iguais da coluna Preço. Este campo serve para produtos que estão em liquidação e etc... Na tela do produto será exibido o valor original e este em destaque.

Peso

O peso precisa ser informado em quilogramas. Caso o peso do seu produto tenha decimais, você informar os valores separando-os por um ponto. Por exemplo, a imagem abaixo representa um produto de 200 gramas.

🌟 Importante: não deixe de preencher o campo do peso, pois sem essa informação a integração com os Correios não informará corretamente o valor do frete, o que poderá gerar erros para seu cliente ao tentar comprar um produto sem peso cadastrado, além de diferenças nos valores ao você realizar o envio dos pedidos.

Medidas (altura largura e comprimento)

Você deverá colocar em centímetros. Se tiver decimais, você deverá informá-los separados por ponto. Na figura de exemplo abaixo mostra um produto que tem 26cm de altura, 100cm de largura e 100cm de comprimento.

Estoque

Se você deixar o campo vazio, sem escrever nenhum número, a plataforma vai considerar o estoque do produto como infinito. Porém, se você colocar qualquer outro número será considerado como quantidade. No caso de "0", o produto aparecerá como Esgotado.

💡 Dica: para aprender a gerenciar seu estoque acesse o tutorial 👉 Como administrar o estoque de produtos?

SKU

Aqui você pode colocar a informação que desejar, para buscar ou identificar seu produto. Esse campo não será visível para os seus clientes, é opcional, mas aconselhável para que você organize melhor seus produtos conforme seu negócio adquire um catálogo de produtos maior.

Código de Barras

Se você tiver essa informação, poderá preencher também o Código de barras dos seus produtos.

Exibir na loja

Se você quer que o produto fique visível na loja, coloque SIM. Se deseja somente pré cadastrá-lo,  deixando-o oculto por enquanto, marque como NÃO.

Frete Grátis

Aqui você pode marcar se um produto terá ou não frete grátis. Para os produtos que você for oferecer frete grátis, marque SIM, e para os que não oferecerá, marque NÃO.

Descrição

Neste campo, você precisa colocar as informações do produto para que fiquem visíveis para os seus clientes. Lembrando que sempre recomendamos aos nossos clientes que utilizem no mínimo de 300 caracteres.

💡 Dica: se você quiser formatar o texto com negrito, itálico e utilizar alguma fonte específica, você vai precisar escrever este texto em HTML

Tags

As tags servem para quando seu web designer cria alguma configuração específica no FTP da sua loja e também ajudam para seus clientes buscarem produtos em sua loja. Você deverá colocar as palavras sem acentuação e, se tiver mais de uma palavra, deverão estar separadas por vírgula ( , )

Título para SEO e Descrição para SEO

O Título para SEO e a Descrição para SEO são configurações para otimizar seus produtos para os buscadores. No campo Título para SEO, você deve utilizar até 56 caracteres, e no campo Descrição para SEO até 320 caracteres.

4. Feitas todas as configurações, você deve salvar a planilha. Se estiver usando o Excel, no meu superior, do lado esquerdo, clique em Arquivo > Salvar como. No campo Tipo de Arquivo, você deve selecionar CSV (delimitado por vírgulas).

Importando a planilha para a loja

Agora que você completou a planilha com as informações dos produtos, é hora de enviá-la para a plataforma novamente.

1. Volte para o painel de administração de sua loja, e novamente siga pelo caminho Produtos > Importar e exportar de CSV. 

2. Na seção de Importar produtos,  clique em "Escolher Arquivo" e procure a planilha que você acabou de editar em seu computador.

 📌 Observação: se for atualizar produtos já cadastrados, não se esqueça de marcar a opção "Atualizar produtos existentes", senão ele poderá duplicar seus produto.

3. Em seguida, clique em "Importar", para iniciar o envio do arquivo para a plataforma.


4. No último passo, a plataforma pedirá que você confira se as colunas que foram identificadas na importação realmente correspondem àquelas que queremos em sua loja. Note que sempre aparecerá um exemplo abaixo da coluna, para que você possa identificar corretamente. 

5. Se todos os nomes estiverem iguais, você pode prosseguir sem problemas. Clique em "Importar produtos". Isso vai fazer que seja carregado o arquivo que você criou.

 
🌟 Importante: dependendo da quantidade de produtos que você quer carregar, pode ser que o upload demore. O ideal é carregar de 1000 em 1000 produtos, então crie planilhas com essa quantidade máxima. Você pode fazer quantos uploads quiser, porém fazendo dessa forma, minimiza a chance de erros. O tempo estimado para subir cada planilha com 1000 produtos é de por volta de 20 minutos.

Quando o arquivo terminar de carregar você vai receber um e-mail automático com o resultado da carga em massa.

📌 Observação: não é possível apagar todos os produtos de forma massiva, para apagar produtos tem que ser manual. Todavia, temos um outro tutorial que te ajudará a excluí-los mais rapidamente, de 20 em 20, o 👉 Como excluir produtos de forma rápida?.

Encontrou sua resposta?