Neste tutorial, listamos todo o conteúdo de nossa Central de Atendimento nas Nuvens relacionado à importação de exportação de produtos de sua loja.

💡 Dica: se sua dúvida está relacionada ao cadastro manual dos produtos, consulte o tutorial 👉 Tudo sobre produtos.

Dúvidas Frequentes

1. Como devo começar?

Primeiro cadastre um produto manualmente, para que seja criado o exemplo. Depois faça o download do arquivo produtos.csv. Este será o ponto de partida para carregar seus produtos massivamente.

2. Este recurso apagará meus produtos atuais?

O carregamento em massa de produtos nunca apagará produtos existentes. Desta forma, não é possível apagar todos os produtos massivamente pela planilha de carga em massa.

Também não serão atualizados os produtos existentes a menos que você selecione a opção "Atualizar produtos existentes" antes de fazer o upload da planilha.

3. Baixei produtos.csv. O que eu faço agora?

No arquivo produtos.csv você deve adicionar as informações de seus produtos (seguindo o exemplo da linha anterior) ou atualizar os produtos atuais. Você deverá sempre salvar o arquivo mantendo o mesmo tipo (.csv) e depois importar, seguindo as orientações do tutorial 👉 Como cadastrar os produtos de forma massiva?.
 

4. No arquivo produtos.csv há uma coluna chamada Identificador URL. O que significa?

 Este campo é o que utilizaremos para identificar cada produto. Você poderá alterar qualquer informação do produto (como o nome, por exemplo) porém nunca altere o Identificador URL.

Ao mudar o identificador URL, a plataforma não conseguirá identificar que se trata do mesmo produto e criará um novo produto, sem alterar qualquer informação no produto original.

 Outro ponto importante é que por meio do identificador construímos a URL do produto na loja, e por isso este campo não deverá conter caracteres especiais (como Ç ou palavras com acentos ^~´`, por exemplo) de letras ou números. Por exemplo, um produto com Identificador URL camisa-azul terá a sua url na loja :url/produtos/camisa-azul.

Este campo não poderá ser modificado em produtos já existentes (no caso da atualização). Como dito anteriormente, ao encontrar um Identificador URL novo que antes não existia, a plataforma o tratará como um novo produto e guardará toda essa linha do arquivo produtos.csv como sendo um novo produto.

5. Qual é o limite de produtos que posso cadastrar pelo arquivo?

Não existe um limite de produtos que posam ser carregados, porém recomendamos que carregue de mil em mil, para assim minimizar as chances de erro e lentidão na importação.

6. Recebi uma notificação informando que a carga em massa de dados não obteve sucesso, o que faço?

Quando você finalizar o processo, te enviaremos um e-mail. O mesmo detalhará se a carga em massa ocorreu com sucesso ou caso contrario te explicaremos em que lugar de produtos.csv encontramos algum erro para que você possa corrigi-lo.

7. E as Imagens dos produtos?

Para carregar as imagens do produto, você pode utilizar o aplicativo 📱 Envio de Imagens com Dropbox. Para saber como utilizá-lo, siga os passos do tutorial 👉 Como instalar e usar o aplicativo Envio de Imagens com Dropbox?.

4. Esta funcionalidade pode ser usada para atualizar os preços e quantidades dos produtos sincronizados com o Mercado Livre?

Sim, isso é possível! Ao atualizar os preços na planilha e subi-las novamente para sua loja, tanto na Nuvem Shop quanto no Mercado Livre os preços serão atualizados.

Encontrou sua resposta?