Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Produtos Importar e exportar produtos

Perguntas frequentes sobre importar e exportar produtos na Nuvemshop

Relação de artigos e dúvidas frequentes sobre a carga em massa de produtos em sua loja Nuvemshop.

Última atualização: 05/04/2024

Table of Contents

Como devo começar?Dúvidas Frequentes

A seguir, você encontrará um índice de todo o conteúdo de nossa Central de Atendimento relacionado à importação de exportação de produtos dentro de sua loja!

Delete

Warning

Essa funcionalidade não está disponível em todos os Planos. Para saber mais, consultar a nossa página 👉 Planos e preços.


❗ Se a sua dúvida está relacionada ao cadastro manual dos produtos, consultar o tutorial 👉 Tudo sobre produtos.


Como devo começar?

Para realizar a importação e exportação da lista de produtos da sua loja, você precisará trabalhar com uma planilha CSV. 

Separamos para você alguns artigos onde ensinamos como realizar algumas das principais ações relacionadas ao assunto.


Dúvidas Frequentes

Como começo a fazer a exportação/importação de meus produtos?

DeletePara a exportação e importação de produtos fique disponível, você deve cadastrar ao menos um item manualmente, preenchendo todas as informações como mostramos no tutorial 👉 Como cadastrar um produto?.
 
Feito isso, você poderá seguir os passos do guia de cadastro de produtos de forma massiva para seguir com sua importação.
📝 Cadastrando produtos de forma massiva

Já possuo uma loja virtual em outra plataforma e utilizo o Bling. Consigo importar os produtos que já possuo através do ERP?

Sim, é possível fazer a importação dos produtos que já possui registrados no ERP, seja o Bling ou o Tiny, pois temos também integrações com os dois. Para entender como realizar o procedimento, indicamos que verifique diretamente com o time de suporte deles, pois se tratam de plataformas externas à Nuvemshop.

Confira também nossos tutoriais de instalação:

Delete

Info

Temos outros 👉 ERPs disponíveis para integração com a sua Nuvemshop. Acessar a nossa 📱 Loja de Aplicativos para encontrar todos eles e verificar qual atende melhor a sua necessidade.

Delete

Este recurso apagará meus produtos atuais?

O carregamento em massa de produtos nunca apagará produtos existentes. Desta forma, não é possível apagar todos os produtos de uma vez só através da planilha de carga em massa.

Também não serão atualizados os produtos existentes a menos que você selecione a opção "Alterar produtos já existentes" antes de fazer o upload da planilha.

Delete

Qual é o limite de produtos que posso cadastrar pelo arquivo?

Na Nuvemshop não temos um limite de cadastro de produtos, apenas a recomendação para carregar até 20000 linhas por vez, para minimizar as chances de erro e lentidão na importação. A regra vale para todos os nossos planos de assinatura.

Além disso, a Nuvemshop não possui custos adicionais por quantidade de produtos adicionados. Você poderá adicionar quantos produtos quiser sem custo adicional independente do plano escolhido!

❗ Tenha em mente que ao cadastrar muitas variações para os seus produtos pode causar lentidão no carregamento da sua loja. Isso acontece porque quando um produto tem muitas variáveis, ele cria a combinação de todas elas e gera como se fossem mais produtos dentro de outro produto.

Delete

Warning

Recomendamos que divida as variações dos produtos criando dois (ou mais) produtos diferentes sempre que possível, já que ter muitos itens na loja não influencia no carregamento, mas muitas variações sim.

Delete

Consigo enviar todas as imagens dos meus produtos de forma massiva também?

Pela planilha CSV não é possível importar as imagens dos produtos, uma vez que não é possível anexar os arquivos. No seu Painel Administrador somente é possível enviar uma imagem por vez, acessando cada produto individualmente.

Porém, caso utilize o ERP Bling para fazer a gestão do seu negócio e tenha a integração feita na sua Nuvemshop, você consegue fazer a importação de imagens em massa por lá. Se for esse o caso, acessar o tutorial 🌐 Exportação de produtos para a Nuvemshop.

Delete

No arquivo produtos.csv há uma coluna chamada Identificador URL. O que significa?

Este campo é o que utilizaremos para identificar cada produto e não poderá ser modificado em produtos já existentes (no caso da atualização). Você poderá alterar qualquer informação do produto (como o nome, por exemplo), porém o Identificador URL não deve ser alterado.

Mas por quê?

Ao mudar o identificador URL, a plataforma não conseguirá identificar que se trata do mesmo produto e criará um novo, sem alterar nenhuma informação no produto original.

Outro ponto importante é que por meio do identificador construímos o URL do produto na loja, por isso neste campo não deverá conter caracteres especiais(como Ç ou palavras com acentos ^~´`, etc.).


Delete

Info

Saiba o que significa cada coluna da planilha acessando o tutorial 👉 Como preencher os campos da planilha de carga em massa?.

Delete

Ao baixar e abrir a planilha, as palavras e acentuações estão desconfiguradas, o que faço?

Será preciso que você faça a correção da planilha, já que não conseguirá visualizar as linhas e colunas para preencher as informações dos produtos.
📝 Como corrigir a planilha de Carga em Massa?

Delete

Onde habilito o campo dos produtos personalizados para receber as informações do cliente?

De forma nativa, ou seja, pelo seu painel administrador, ainda não é possível incluir um campo para produtos personalizados. Porém, temos o aplicativo Personalize, feito para esse tipo de mercadoria.

Acesse o tutorial para instalar e começar a usar na sua loja 👉 Como instalar o aplicativo Personalize?

Delete

Recebi uma notificação informando que a carga em massa de dados não obteve sucesso, o que faço?

Quando você finalizar o processo, te enviaremos um e-mail no contato cadastrado. O mesmo detalhará se a carga em massa ocorreu com sucesso ou não.

Caso ocorra algum problema no carregamento, te explicaremos em que lugar de produtos.csv encontramos algum erro para você poder corrigi-lo.

Delete

Essa funcionalidade pode ser usada para atualizar os preços e quantidades dos produtos nos Canais de Venda ou Marketplaces?

Sim, isso é possível! 
Ao atualizar os preços na planilha e importá-la novamente em sua loja virtual, tanto na Nuvemshop quanto nos Canais de Venda (Facebook Shop, Instagram Shopping e Google Shopping) e Marketplaces (Mercado Livre, Submarino, Magazine Luiza etc.) sincronizados terão os preços atualizados.

Delete

Consigo utilizar a planilha para subir o meu catálogo no Facebook Shop, Instagram ou Google Shopping?

Não é possível, pois cada canal de venda possui formas diferentes de importação de catálogo. Você conseguirá mais informações sobre como gerar os respectivos catálogos XML nos seguintes tutoriais:

Delete

O artigo ajudou você?