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Como usar o campo para Códigos de conversão?

Entenda como usar os campos "Para página de finalização"e "Para página de confirmação" na seção "Outros códigos de conversão" para medir suas conversões na Nuvemshop.

Última atualização: 15/03/2024

Os códigos de conversão ajudam a rastrear e medir as vendas da sua loja. Eles são geralmente usados para medir o sucesso de uma campanha, pois permitem identificar a origem do tráfego da sua loja, por exemplo: Google Ads, Facebook Ads.

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Quer saber como vincular o Google Ads na Nuvemshop? Consultar o tutorial 👉 Como vincular os códigos do Google Ads na minha loja?.


A seguir, te explicamos como funcionam os campos "Outros códigos de conversão" e mostramos como inserir códigos.

Vamos começar!

Como funcionam os campos "Outros códigos de conversão"?

Através da seção "Outros códigos de conversão", é possível comparar quantas vendas foram iniciadas a partir de suas campanhas como do Facebook, Google e outras médias, podendo compreender quais delas melhor funciona para você, assim decidindo em qual continuar investindo.

Na seção "Outros códigos de conversão", você encontra dois campos:

Para página de finalização

Esse campo é mais assertivo, principalmente para quem utilizar somente meios de pagamento transparentes (PagSeguro, Mercado Pago, Paypal e Nuvem Pago, etc.). Agora se você usa meios de pagamento que não são transparentes e pagamentos personalizados, pode acontecer do evento não ser registrado de forma muito assertiva.


Isso acontece, pois, para esse tipo de meio de pagamento, se ao finalizar a compra o cliente for direcionado para uma página externa e precisar clicar para retornar à loja e conversão ser considerada, e o cliente fechar a página de confirmação do intermediador de pagamento, a conversão não será registrada.


Dependendo do meio de pagamento, este processo será feito de forma automática ou manual. Por exemplo, se o PagSeguro estiver configurado como Checkout padrão (finalizar a compra fora da Nuvemshop), ao finalizar a compra, ele irá oferecer duas opções, veja:


Para esses casos, o cliente pode aguardar até o final da contagem para retornar à loja ou é só clicar em "Voltar para a loja" para ser redirecionado novamente, indicando que a compra foi concluída com sucesso.


Esse processo também acontece com pagamentos personalizados, isso porque não é feito o envio da confirmação do pagamento momento da compra.

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Para página de confirmação

O campo "Para página de confirmação", ao ativar e inserir o código, todas as compras serão consideradas, independentemente do pedido ter o seu pagamento confirmado ou não.


Como a conversão é considerada assim que o cliente clicar no último botão do processo, são considerados os pedidos com todos os intermediadores de pagamento, inclusive com pagamentos personalizados.


A desvantagem é que, tanto pagamentos finalizados com sucesso ou aqueles que o cliente não realizou o pagamento serão consideradas uma venda concluída.


Por exemplo, se um cliente finalizar uma compra e selecionar o meio de pagamento personalizado, caso esse cliente não efetue o pagamento, esse evento será considerado.

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Como inserir códigos nos campos "Outros códigos de conversão"?

1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.

2. Seguir pelo caminho "Configurações > Códigos externos".

3. Em seguida, você deve procurar pela seção "Outros códigos de conversão".

4. Nesta seção, existem dois campos para inserir o código, sendo que o segundo será necessário habilitar para ser possível usá-lo.

❗ O script deve ser gerado por uma ferramenta externa à plataforma de sua preferência, em geral, esse código é apresentado no formato de JavaScript.

4.1. Página de finalização de compra

4.1.1. O campo códigos de conversão para a página de finalização de compra já estará habilitado, nele você pode inserir códigos que irá medir as conversões da página de confirmação e agradecimento pela compra.


4.1.2. A página de finalização de compra é a última etapa do checkout exibida para o cliente (aquela que tem o final  /success/). Veja um exemplo de como o URL irá aparecer:


4.1.3. Com essa configuração, a conversão será contabilizada quando seu cliente visitar essa página. Ela é exibida para seus clientes:

  • Após a finalização de uma compra com um meio de pagamento personalizado;
  • Após o pagamento da compra com um meio pagamento.

❗ Para os casos que é exibida após o pagamento da compra com um meio pagamento, o cliente deve retornar à loja ao concluir o pagamento na página do meio de pagamento utilizado. Se um cliente efetuar o pagamento e não retornar à loja, a conversão não será contabilizada.

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4.2. Página de confirmação de compra

4.2.1. O segundo campo, "Códigos de conversão para a página de confirmação de compra", fica oculto e só é exibido após a opção "Configurar um código de conversão para a página de confirmação de compra" ser habilitada.


4.2.2. Neste caso, a conversão é considerada assim que o cliente clica em "Pagar através da" na etapa final do checkout, ou seja, a conversão será contabilizada mesmo se o pagamento não foi confirmado.


Na imagem abaixo, podemos ver um exemplo do Mercado Pago, porém, o mesmo acontece com qualquer meio de pagamento habilitado na sua loja.

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Warning

Não recomendamos adicionar o mesmo código nas duas seções, isso porque as vendas da sua loja podem ser contabilizadas duas vezes.


5. Para finalizar, clicar em "Salvar alterações".

Pronto! 🙌

  Seu código de conversão foi vinculado à loja com sucesso e agora você pode começar a medir e analisar de onde vêm suas vendas.

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