O Google Shopping funciona como a vitrine de produtos do Google. Através da aba "Shopping" do Google, os usuários conseguem encontrar lojas que vendem os produtos que eles estão buscando e comparar preços.

Integrando o catálogo da sua loja virtual ao Google Shopping, seus produtos aparecem nos resultados das busca feitas por lá, dependendo das configurações de palavras chaves.

A ferramenta hoje é gratuita e qualquer um pode integrar sua loja ao Google Shopping. Assim como nas buscas, também é possível patrocinar seus produtos, garantindo que eles apareçam no topo ou ao final da página.

Neste artigo, você encontra todos os tutoriais sobre como ativar a integração e preparar seus produtos para gerar o feed que vai para o Google Shopping!

1. Ative a integração

O segundo passo é ativar a integração do Google Shopping dentro do seu painel de administração. Para isso, siga os passos do tutorial abaixo:

2. Crie uma conta e configure o Google Merchant Center

Se você ainda não possui uma, é preciso que você crie uma conta 🌏 Google Merchant Center com os dados do seu negócio. No seguinte tutorial te ensinamos como:

3. Configure a taxonomia do Google Shopping em seus produtos

O Google Shopping trabalha com uma taxonomia que você deverá atrelar às suas categorias. Essa taxonomia representa as categorias pré definidas pelo Google Shopping. Siga os passos do tutorial abaixo para aprender como:

4. Adicione os identificadores do Google em seus produtos

Para que seu catálogo do Google Shopping seja gerado corretamente, é preciso adicionar certos identificadores aos seus produtos, como MPN, sexo e faixa etária. Essas informações vão permitir que seus produtos sejam exibidos corretamente nos resultados de busca. Aprenda as realizar essas configurações no seguinte tutorial:


5. Configure seu feed de produtos para o Google Shopping

Em seguida, é preciso vincular seu catálogo de produtos com o Google Shopping através do Merchant Center. Siga o tutorial abaixo para completar esse passo:

6. Ative a função gratuita e de anúncios

Depois de realizar todas as configurações de seu catálogo e produto, é preciso ativar a lista gratuita de produtos e de anúncios da aba Shopping do Google. Assim, seus produtos irão aparecer nos resultados das buscas dos usuários do Google.

🌟 Importante: por uma limitação do Google, só é possível apresentar seus produtos no Google Shopping se sua loja entregar em todo o território nacional. Isso significa que se sua loja só faz entregas em um determinado Estado ou região, o Google Merchant Center não aceita seu feed de produtos, mesmo que todas as outras configurações estejam corretas.

Encontrou sua resposta?