Antes de chegar em uma loja virtual, muitas pessoas pesquisam preços e ofertas na Internet. É fato que o Google é onde a maioria faz estas buscas e se você quer conquistar novos clientes é bem interessante conhecer o Google ADS.

Google ADS (antes conhecido como AdWords) é uma ferramenta de criação de anúncios. Estes anúncios aparecerão quando uma busca por uma palavra-chave for realizada no Google. É um investimento que vale a pena e você pode aprender mais visitando nossa 🎓 Universidade do E-commerce e nosso 📃 Blog do E-commerce.

Neste tutorial, vamos te ensinar a usar o Google Ads no modo Inteligente, para você criar seu primeiro anúncio de forma rápida e descomplicada, e começar a investir nesse tipo de publicidade.

Criando o Cadastro

1. Antes de iniciar este tutorial, você deve criar um conta no Google ADS. Para isso, você pode acessar o site de registro de anúncios do Google Ads, clicar em "Começar Agora" e seguir as etapas de registro.

📌 Importante: Para criar o seu cadastro, é necessário gerar a primeira campanha, porém, uma das etapas é efetuar o pagamento. Caso não tenha certeza, indicamos que selecione a opção de gerar o boleto bancário para finalizar.

Assim que finalizar o cadastro da sua conta, você irá visualizar uma página semelhante ao exemplo abaixo. Basta clicar em Explorar sua campanha para prosseguir.

2. A próxima tela que irá carregar é referente a campanha gerada, você poderá remover se quiser. Basta clicar no “…” no canto direito superior, depois vá em Remover Campanha.

Criando o anúncio

1. Após excluir a campanha, a página irá atualizar e aparecerá uma tela com um botão para Criar Anúncio, clique nele.

2. Na próxima etapa terá uma opção para você escolher “Qual é sua principal meta de publicidade?”. Como este tutorial vamos criar uma campanha voltada a realização de uma ação na loja, ou seja, a compra de um produto, desta forma, escolha a opção “Gerar mais inscrições ou vendas pelo site”

3. Na tela seguinte, você deve selecionar o Seu negócio e configurar o Público-alvo, ou seja, será necessário configurar a localização demográfica dos clientes.

  • Definir um raio em torno da sua empresa - selecionando essa opção, o Google utilizará sua localização como base e irá focar em apresentar os anúncios somente para usuários de sua região (Próximo da sua empresa).
  • Definir áreas específicas - já selecionando essa opção, você pode delimitar a exibição por esses critérios. Para isso, basta clicar em + Adicionar local (cidade, estado ou país) e informar os locais onde quer que os anúncios apareçam.

Note que ao segmentar mais a exibição dos anúncios, o tamanho do público-alvo em potencial também vai se modificando: quanto mais segmentada a localização, menos o público-alvo. Para este tutorial, escolhemos limitar o anúncio apenas para São Paulo - SP.

Assim que concluir a limitação, clique em "Próxima" para seguir com as Palavras-chave da sua campanha.

4. Lembrando que as Palavras-chave que você escolher dessa etapa serão usadas para exibir seu anúncio para as pessoas. Por isso indicamos que selecione Palavras-chave relevantes e de alta qualidade para sua campanha com o objetivo principal de alcançar apenas as pessoas mais interessadas e com maior probabilidade de conversão.

Conforme o exemplo acima, O Google apresentará uma série de sugestões de termos que são buscados e que estão relacionados à categoria do seu negócio. Basta clicar sobre aqueles que fizerem sentido para pesquisar os melhores termos para seus anúncios. recomendamos usar o 🛠 Planejador de palavras-chave do Google ADS.

5. Nesta etapa, vamos criar efetivamente o anúncio. Na coluna da esquerda, escreva as chamadas de ação para seu anúncio. Você poderá visualizar o resultado na coluna da direita.

Em Cliques no seu anúncio direcionam a , o link exibido será sempre a página inicial de sua loja, mas você pode alterar para qualquer outra página. Basta clicar sobre o endereço e inserir o endereço na página específica onde você quer direcionar o anúncio.

Finalizado o preenchimento, clique novamente em "Próxima".

6. Agora, vamos definir o orçamento do anúncio. Isso significa que devemos estipular um gasto máximo, diário ou mensal, para veicular ao anúncio. O Google já te apresentará 3 (três) sugestões.

No entanto, você também pode personalizar o quanto quer investir por dia, basta clicar em Inserir seu orçamento que abrirá uma janela com a opção para incluir o valor manualmente por dia ou arrastando a bolinha para definir o investimento total por mês.

Inicialmente, recomendamos que estipule um investimento baixo para esse primeiro anúncio. Isso é importante para que você possa entender o desempenho da sua campanha e testar que tipos de chamada convertem melhor e até mesmo se essa é a melhor opção de mídia para a publicidade de sua loja.

Assim como nas telas anteriores, conforme você aumenta ou diminui o investimento, o Ads exibe o desempenho estimado do anúncio.

Ao escolher o orçamento do anúncio, basta clicar em "Próxima" para continuar.

7. Na última etapa, o Google solicitará que você revise as configurações do anúncio feitas até o momento. Será exibido um resumo e você pode editar qualquer informação antes de prosseguir. Se estiver tudo certo, clique em "Próxima".

Para concluir, clique em em próximo.

📌 Importante: Finalizando você verá a confirmação de que o anúncio foi criado. Agora, será necessário aguardar a validação do anúncio pelo Google, que pode levar cerca de 24 horas (geralmente, acontece em poucos minutos).

8. Para acompanhar o anúncio, clique em “Todas as campanhas”, se quiser conferir as informações completas do anúncio, clique em "Detalhes" para conferir o desempenho e outros dados da campanha.

Adicionando créditos dentro do Google ADS.

1. Ao fazer o cadastro, o Google ADS solicita para cadastrar uma forma de pagamento, só que por ser o primeiro anúncio, indicamos que escolha a opção para adicionar créditos usando o boleto bancário, porém se quiser alterar e tornar o processo automático para os próximos anúncios, clique em Configurações > Faturamento e pagamentos.

2. Na tela seguinte, vá na opção Resumo > Seu crédito restante e clique em Efetuar um pagamento. Irá abrir uma janela para cadastrar o seu cartão, sua conta do Mercado Pago ou continuar efetuando o pagamento por boleto. Lembrando que o valor mínimo para inserir créditos é de R$40,00.

💡 Dica: o Google regularmente oferece cupons para serem usados no primeiro anúncio. Estes cupons geralmente não concedem o crédito em um primeiro momento, mas sim acumulam ao investimento realizado. Por exemplo, se você usar o cupom e gastar R$ 50 em anúncios, eles te darão um crédito de R$ 50, para que você use em outros anúncios. Em geral, os cupons tem um limite de R$100 ou R$ 150, depende da época e da promoção.

Para conseguir seu cupom, busque no próprio Google "Cupom Google Ads" e encontrará facilmente.

Pronto, agora você sabe como criar seu primeiro anúncio no Google ADS!

Encontrou sua resposta?