O tempo de carregamento de sua loja é um dos fatores mais importantes para receber visitas e aumentar as conversões. Por mais que a Nuvemshop faça melhorias periódicas com o objetivo de melhorar essa questão, existem diversas ações que você pode realizar para otimizar sua loja ainda mais. 🚀

Neste tutorial, vamos compartilhar algumas ferramentas para medir a performance de sua loja e uma série de recomendações para aumentar sua velocidade de carregamento. O tutorial está dividido em 2 partes:

  • Fazer um diagnóstico
  • Ações para otimização

Vamos lá!

Fazer um diagnóstico

Antes de fazer as ações para otimizar o carregamento, é importante que faça um diagnóstico da performance de sua loja. O diagnostico apresentará informações objetivas sobre o problema que quer resolver, e te permitirá realizar um comparativo do tipo "antes e depois".

A seguir, compartilhamos 3 ferramentas úteis para o diagnóstico:

🌐 Test my site: a vantagem desta ferramenta é que ela simula a conexão via rede 3G, o que te dá uma ideia da experiência de usabilidade que seus clientes encontram ao acessar sua loja pelo celular.

🌐 GTmetrix: esta ferramenta apresenta informações sobre a performance de sua loja quando acessada pelo computador.

🌐 PageSpeed Insights: já esta ferramenta te oferece informações relevantes não somente sobre a velocidade geral de sua loja, mas também sobre quais imagens podem ser otimizadas.

Nossa sugestão é que faça o diagnóstico em todas as ferramentas indicadas, para que tenha um panorama global do funcionamento de sua loja e poder comparar os resultados.

💡 Dica: a velocidade de carregamento de uma página é considerada "normal" quando demora até 6 segundos.

📌Observação: caso sua loja tenha um layout personalizado via código-fonte (FTP Aberto), o tempo de carregamento pode ser maior do que com um layout padrão da Nuvemshop. Se preferir priorizar o carregamento de sua loja e voltar a usar um dos layouts padrão, você pode fechar o FTP, seguindo os passos do tutorial 👉 Como obter o acesso ao FTP para editar o layout diretamente nos códigos?.

Ações para otimização

Se sua loja tem uma velocidade de carregamento superior aos 6 segundos recomendados ou você quer melhorar ainda mais essa questão, temos algumas dicas de ações que você pode realizar para ter melhores resultados:

🌟 Importante: alguns layouts tem funcionalidades diferentes entre si, e por isso você pode encontrar aqui algumas dicas de otimização que não se encaixam com o modelo usado em sua loja. Caso não encontre alguma das funcionalidades em seu layout, não se preocupe, pois ele não será afetado negativamente.

1. Comprimir as imagens mais pesadas

Quando você envia uma imagem para sua loja, a Nuvemshop a comprime automaticamente. Todavia, você pode otimizar ainda mais o tamanho de suas imagens para obter uma melhor performance. Não é necessário fazer todas essas ações, pode priorizá-las de acordo com o maior impacto para sua loja.

Por tanto, temos as seguintes recomendações:

  • Medir a velocidade de sua loja usando o 🌐 Think with Google para Mobile e o 🌐GTmetrix para Desktop.
  • Conferir as imagens destacadas como "otimizáveis" e comprimi-las com a ferramenta 🌐 Tiny PNG ou 🌐 Tiny JPG (a depender do formato que preferir usar);
  • Enviá-las novamente para sua loja e repetir o diagnóstico.

2. Destacar menos produtos na página inicial

Apesar de ser possível destacar até 40 produtos na página inicial, nossa sugestão é que adicione até 12 produtos "especiais".

Isso é recomendável, não só para melhorar o tempo de carregamento da página inicial, que é por onde geralmente os visitantes chegam à loja, mas também para tornar o design mais agradável. Para saber como destacar os produtos, consulte o tutorial 👉 Como destacar produtos na página inicial?.

3. Reduzir a quantidade de produtos por página

Outra opção simples para melhorar o desempenho da sua loja é limitar o número de produtos por página, caso você tenha configurado mais de 12. Isso impactará positivamente no carregamento dos produtos, e você pode ver como mudar essa configuração seguindo os passos do tutorial 👉 Como mudar a quantidade de produtos exibidos nas categorias?.

4. Mantenha o número de fontes no mínimo

Quando se trata de fontes para o seu design, sugerimos usar no máximo duas. Você pode usar uma fonte para seus títulos e outra para o resto do site, por exemplo. Isso não apenas melhora o desempenho, mas também mantém a consistência no design da sua loja.

Além disso, você pode optar por uma única fonte para toda a sua loja. Lembre-se de que quanto menos fontes você usar, mais leve e rápido será. Para saber como alterar a fonte do Layout, consulte o tutorial 👉 Como trocar a fonte do meu layout?.

5. Reduzir a quantidade de códigos externos

Ter configurados diversos códigos externos pode prejudicar a velocidade de carregamento da loja. Por isso, te recomendamos que use somente os que aportam maior valor ao seu negócio, como por exemplo, os códigos de acompanhamento do Facebook e o pixel do Facebook. Saiba como configurá-los pelos tutoriais 👉 Como vincular o Google Analytics? e 👉 Como utilizar o Pixel do Facebook?.

6. Evitar redirecionamentos

Os redirecionamentos funcionam como um "espelho", o que significa que quando um usuário insere um determinado URL em um mecanismo de pesquisa, ele o leva automaticamente para outro site.

Caso você tenha um link com um redirecionamento dentro de sua loja, ou que o mesmo URL de sua loja esteja sujeito a um redirecionamento, sugerimos que corrija. O tempo que os mecanismos de pesquisa levam para redirecionar seus clientes para outro site diminui sua velocidade de carregamento. Para saber mais como funciona o redirecionamento, consulte o tutorial👉 Como fazer um Redirecionamento 301 na minha loja?.


Assim que tiver realizado algumas ou todas essas ações, te recomendamos voltar a medir a performance da loja para validar as mudanças feitas. Se o resultado for positivo, parabéns! Seus clientes vão encontrar uma melhor experiência de compra!

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