O Google Analytics é uma ferramenta que permite medir o tráfego de acesso de sua loja e a eficácia de suas campanhas de marketing online. Neste tutorial, vamos te mostrar como criar sua conta e vinculá-la à sua loja Nuvemshop.

Este tutorial está dividido em 2 etapas:

  • Como criar uma conta no Google Analytics
  • Como configurar no painel de administração da Nuvemshop

📌 Observação: para facilitar a configurações, abra duas abas em seu navegador, sendo uma delas para acessar a conta do Google Anaytics e a outra para acessar o painel de administração de sua loja, pois usaremos as duas páginas durante a configuração.

Vamos aos passos!

Como criar uma conta no Google Analytics

1. Entre no site do 🌎 Google Analytics e acesse com os dados da sua conta do Gmail ou crie uma nova conta.

2. Concluído o acesso/criação da conta gmail, você irá se deparar com a seguinte tela:

Clique em "Configurar gratuitamente" para prosseguir.

3. Na tela seguinte você encontrará duas etapas.

  • Configuração da conta

Na primeira etapa você deverá definir o nome de sua conta do Google Analytics.

  • Configuração de compartilhamento de dados

A segunda etapa define que dados você irá compartilhar com a Google. Por padrão as opções recomendadas já vêm marcadas. Não é necessário realizar nenhuma alteração.

 
4. Nesta etapa você deverá definir o tipo de serviço que será analisado pelo analytics.

O correto para lojas Nuvemshop é Web, que já vem selecionado por padrão.

5. A etapa seguinte será onde você irá inserir os dados do seu negócio.

  • Nome do Website - Nome de sua loja/negócio;
  • URL do website - O link principal de sua loja;
  • Categoria do setor - A categoria do setor de vendas da sua loja;
  • Fuso horário dos relatórios - O fuso em que deverão ser emitidos os relatórios da página.

🌟 Importante: em URL é necessário escolher o início "https://", para informar que sua página possui o certificado de segurança SSL ativo.

Após inserir as informações necessárias, clique em "Criar".

6. Ao clicar em "Criar", será solicitado que leia e aceite os termos de uso da plataforma. Não deixe de selecionar a região "Brasil", para ler os termos corretos de acordo com a região do seu negócio.

7. Pronto! Sua conta do Google Analytics foi criada! Você será redirecionado para a página inicial, que deverá se parecer com essa:

Feito isso, basta copiar o "ID de acompanhamento" gerado para você e seguir para a próxima seção do tutorial.

Como configurar no painel de administração da Nuvemshop

Agora que a conta do Analytics já foi criada e o código de acompanhamento copiado, é hora de vincular sua loja ao Analytics.
 

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Códigos externos.

2. O primeiro campo da página já é onde você deverá colar o código copiado no Google Analytics.

3. Em seguida, procure pela seção "Como você vai medir suas conversões?". Nela, você deverá escolher qual ação representará uma conversão para sua loja e selecionar entre uma das seguintes opções:

  • O pedido tiver o pagamento confirmado
  • O checkout for concluído

🌟 Importante: se você selecionar a opção "O checkout for concluído", as estatísticas no Pixel do Facebook e no Google Analytics serão diferentes daquelas que você visualiza na página de Estatísticas da Nuvemshop. Isso acontece porque consideramos como receita suas vendas pagas, e não a quantidade de checkouts concluídos.

4. Por fim, role até o final da página e clique no botão "Salvar Alterações". O resultado será semelhante ao seguinte exemplo:

Pronto, a integração de sua loja com o Google Analytics está concluída!

🌟 Importante: você deve aguardar a leitura das novas informações da sua loja virtual pelo Google, para conseguir observar os relatórios. Geralmente essa leitura acontece em cerca de 48h, e a partir daí o Analytics começará a registrar todos os dados.

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