Sabemos que um negócio pode possuir diferentes canais de venda, além da loja virtual: o WhatsApp, Instagram ou até mesmo uma loja física. Por isso, ter um bom controle do estoque e das informações de seus pedidos é essencial. 

Neste tutorial, vamos te ensinar a criar manualmente pedidos usando seu painel de administração da Nuvemshop. 

Dessa forma, você conseguirá gerenciar todas as informações de seus pedidos, independente do canal pelo qual ele tenha sido concluído, através de uma só plataforma! 

Vamos aos passos!

1. No painel de administração de sua loja, selecione a opção "Vendas" > "Pedidos manuais".  

2. Se você nunca tiver criado um pedido manual, será direcionado para a tela abaixo, onde deverá clicar no botão "Adicionar pedido manual". Caso já, é só clicar no botão "Adicionar pedido manual" que aparecerá na parte superior direita da sua tela.

Caso já, é só clicar no botão "Adicionar pedido manual" que aparecerá na parte superior direita da sua tela.

💡 Dica: você também pode criar um pedido manual diretamente da sua Lista de vendas, pelo caminho "Vendas" > "Lista de vendas". Nessa página, você também encontrará o botão "Adicionar pedido manual", na parte superior direita da sua tela. 

3. Para criar um pedido, você deverá preencher as seguintes informações: 

Detalhes do pedido

No campo "Adicionar" insira o nome do produto que você gostaria de adicionar ao pedido. Você poderá adicionar quantos produtos quiser. 

📌 Observação: os produtos precisam estar previamente cadastrados em sua loja, não é possível cadastrar um produto manualmente através desta funcionalidade.

Após incluir os produtos que deseja, você deverá definir:

  • A quantidade de cada produto; 
  • Uma porcentagem de desconto, caso queira conceder;
  • O valor que será cobrado pelo frete daquele pedido.

Dados do cliente

Na seção Dados do cliente, informe os dados pessoais do comprador: nome, sobrenome, e-mail e telefone (opcional). 

Status do pedido

Nessa seção, informe qual o status do pedido que você irá criar. 

  • O cliente ainda não pagou: ao marcar essa opção, será criado um pedido de compra com um link para o check-out da sua loja, incluindo os produtos que você adicionou àquele pedido. Dessa forma, você poderá compartilhar este link com o seu cliente para que ele finalize a compra através da sua Nuvemshop. 

Ao finalizar a criação do seu pedido, você verá a mensagem abaixo e poderá compartilhar o link. Para isso, basta clicar em "Copiar link" e enviá-lo ao seu cliente. 

📌Observação: um pedido de compra, cujo pagamento não foi concluído, não aparece na sua Lista de vendas e o estoque da sua loja não é atualizado. Para acessar o seu pedido de compra posteriormente, siga pelo caminho "Vendas" > "Pedidos manuais" e selecione o pedido em questão.

  • Estou aguardando a efetivação do pagamento: selecione essa opção para os casos em que o cliente efetuou o pagamento, mas o mesmo ainda não foi processado pelo meio de pagamento em questão. Uma vez o pagamento for concluído, você deverá marcar o pagamento como recebido de forma manual, acessando "Vendas" > "Listas de vendas". 
  • O pedido já está pago: marcando essa opção, será criado um pedido de compra concluído, com o pagamento confirmado. O pedido aparecerá na sua "Lista de vendas" e o estoque da sua loja será atualizado. 

Informações de entrega

Na seção Informações de entrega, você poderá preencher todas as informações sobre o endereço de entrega do cliente que efetuou a compra. 

Canais de venda

Caso queira manter essa informação armazena, insira o canal de venda pelo qual o pedido em questão foi efetuado.

💡 Dica: para que você não precise digitar o nome do canal de venda todas às vezes, a plataforma irá reter essa informação. Então, ao clicar no campo, você pode tanto cadastrar um novo canal como selecionar um dos já existentes.

Anotações

No campo Anotações você poderá colocar qualquer informação que considerar pertinente manter registrada.

4. Para completar o processo, basta clicar em "Cadastrar pedido".

Pronto, o pedido foi criado em sua loja!

💡 Dica: para saber como baixar sua lista de pedidos completa, consulte o tutorial 👉 Como exportar as minhas vendas para uma planilha?.

Encontrou sua resposta?