Sabemos que um negócio pode possuir diferentes canais de venda, além da loja virtual: WhatsApp, Instagram ou até mesmo uma loja física. Por isso, ter um bom controle do estoque e das informações de seus pedidos é essencial. 

Neste tutorial, vamos te ensinar a criar manualmente pedidos usando seu painel de administração da Nuvemshop. Dessa forma, você conseguirá gerenciar todas as informações de seus pedidos, independente do canal pelo qual ele tenha sido concluído, através de uma só plataforma! 

💡 Dica: uma vez que seu pedido tenha o pagamento confirmado, você poderá visualizá-lo na sua Lista de Vendas. Além disso, nessa mesma seção, você conseguirá filtrar esses pedidos através do filtro "Canal de Venda", tornando a gestão dessas vendas ainda mais prática.

Vamos aos passos!

1. No painel de administração de sua loja, selecione a opção "Vendas" > "Pedidos manuais".  

2. Se você nunca tiver criado um pedido manual, será direcionado para a tela abaixo, onde deverá clicar no botão "Adicionar pedido manual". Caso já, é só clicar em "Adicionar pedido manual", na parte superior direita da sua tela.

💡 Dica: você também pode criar um pedido manual diretamente da sua Lista de vendas, pelo caminho "Vendas" > "Lista de vendas". Nessa página, você também encontrará o botão "Adicionar pedido manual", na parte superior direita da sua tela. 

3. Para criar um pedido, você deverá preencher as seguintes informações: 

👉 Detalhes do pedido

No campo "Adicionar" insira o nome do produto que você gostaria de adicionar ao pedido. Você poderá adicionar quantos produtos quiser. 

🌟 Importante: os produtos precisam estar previamente cadastrados em sua loja, não é possível cadastrar um produto manualmente através desta funcionalidade.

Após incluir os produtos que deseja, você deverá definir:

  • A quantidade de cada produto; 
  • Uma porcentagem de desconto, caso queira conceder;
  • O valor que será cobrado pelo frete daquele pedido.

👉 Dados do cliente

Na seção Dados do cliente, informe os dados pessoais do comprador: nome, sobrenome, CPF ou CNPJ (opcional), e-mail e telefone (opcional). 

📌 Observação: por enquanto, não é possível puxar os dados dos clientes já cadastrados na loja de forma automática e você deverá inserir esses dados de forma manual.

👉 Status do pedido

Nessa seção, informe qual o status do pedido que você irá criar. 

  • O cliente ainda não pagou: ao marcar essa opção, será criado um pedido de compra com um link para o checkout da sua loja, incluindo os produtos que você adicionou àquele pedido. Dessa forma, você poderá compartilhar este link com o seu cliente para que ele finalize a compra através da sua Nuvemshop. 

📌 Observação: um pedido de compra cujo pagamento não foi concluído não aparece na sua Lista de vendas e o estoque da sua loja não é atualizado. Para acessar o seu pedido de compra posteriormente, siga pelo caminho "Vendas" > "Pedidos manuais" e selecione o pedido em questão.

  • Estou aguardando a efetivação do pagamento: selecione essa opção para os casos em que o cliente efetuou o pagamento, mas o mesmo ainda não foi processado pelo meio de pagamento em questão. Uma vez o pagamento for concluído, você deverá marcar o pagamento como recebido de forma manual, acessando "Vendas" > "Listas de vendas". 
  • O pedido já está pago: marcando essa opção, será criado um pedido de compra concluído, com o pagamento confirmado. O pedido aparecerá na sua "Lista de vendas" e o estoque da sua loja será atualizado. 

📌 Observação: Para os pedidos que o status de pagamento foi atribuído como pago ou você enviou o link de pagamento e o meio de pagamento autorizou, o sistema gerará a tarifa por venda de forma automática. Se tiver alguma dúvida de como é feita a cobrança da tarifa por venda, consulte o tutorial 👉 O que são as Tarifas por Venda da Nuvemhop?

👉 Informações de entrega

Na seção Informações de entrega, você poderá preencher todas as informações sobre o endereço de entrega do cliente que efetuou a compra. 

👉 Canais de venda

Caso queira manter essa informação armazena, insira o canal de venda pelo qual o pedido em questão foi efetuado.

💡 Dica: para que você não precise digitar o nome do canal de venda todas às vezes, a plataforma irá reter essa informação. Então, ao clicar no campo, você pode tanto cadastrar um novo canal como selecionar um dos já existentes.

👉 Anotações

No campo Anotações você poderá colocar qualquer informação que considerar pertinente manter registrada.

4. Para completar o processo, basta clicar em "Cadastrar".

5. Ao finalizar a criação do seu pedido, você verá a mensagem abaixo e poderá compartilhar o link. Para isso, basta clicar em "Copiar link" e enviá-lo ao seu cliente.

Pronto, o pedido foi criado em sua loja!

No caso de seu cliente desistir da compra, ou até mesmo você precisar refazê-la para adicionar ou remover algum item do pedido, você precisará cancelar esse pedido.

Você conseguirá consultar como realizar o cancelamento de uma venda/pedido acessando o seguinte guia:

📌 Observação: se precisar que o seu produto volte ao estoque, é importante que esteja marcada a opção "Restaurar o estoque dos produtos incluídos". Caso contrário a compra será cancelada, mas o estoque do produto não será restituído.

Para saber como emitir nota fiscal, exportar sua lista de vendas e fazer toda gestão dos seus pedidos, consulte o nosso índice:

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