Sabemos que neste cenário de quarentena, estamos passando por situações onde o prazo para as entregas podem ser afetadas por isso e assim, alguns clientes podem querer cancelar seus pedidos devido ao tempo de espera. Por isso, queremos te dar alguns conselhos para evitar que isso aconteça.

Proporcionar tranquilidade e acompanhamento

Comunique-se com seus clientes, avisando que você enviará o produto normalmente. Tranquilize-o que o produto chegará e faça um acompanhamento semanal, deixando-o comunicado caso tenha atrasos, por exemplo. Você pode fazer isso através do e-mail ou até mesmo através do WhatsApp.

💡Dica: Você também pode editar a mensagem de automática de confirmação de compra, mas é importante que você continue a se comunicar com os seus clientes que fazem pedidos regularmente.

Gerar empatia 

Compartilhe com seus clientes como o seu negócio está vivendo a quarentena e este momento de pandemia. Conte o que está fazendo para contribuir com esta situação, as limitações que você tem e como você está trabalhando em seu negócio. Você pode fazer isto através das redes sociais, com lives no Instagram, com mensagens de e-mail marketing ou até mensagens no WhatsApp para gerar ainda mais empatia. 💁‍♀️

Oferecer um benefício na próxima compra

Forneça um desconto para compras futuras aos clientes que compraram recentemente em sua loja, como um “bônus” pela paciência caso tenha atrasos no envio. Eles se sentirão valorizados como clientes e ainda terão um benefício para aproveitar. Uma boa forma de fazer isto, é enviando um cupom de desconto. 🎫Veja este tutorial para saber o que é e como criá-los: Como criar cupons de desconto?

Comunicar-se de maneira pessoal 

Uma boa ideia é gravar um vídeo agradecendo a compra e tranquilizando que todos receberão os seus produtos. Esta é uma forma mais pessoal que gera mais credibilidade e empatia. Depois de gravá-lo, você pode usar as suas redes sociais ou até mesmo, enviá-lo via WhatsApp para que chegue até o cliente. 🎥

Estender os prazos de trocas e devoluções 

Como pode ter atrasos na entrega e seu cliente pode não saber exatamente o dia em que vai receber o produto, pode gerar inseguranças sobre como o processo de troca e devoluções será feito. Sugerimos que você estenda o prazo e assim, ganhe maior confiança do cliente na hora da compra. Você pode verificar também com o meio de envio escolhido por você, sobre o processo de logística reversa, facilitando ainda mais o processo. 🔁

Transmitir a oportunidade

Se você tem uma certa quantidade de produtos disponíveis, conte ao seu cliente que o produto está reservado e que o estoque é limitado. Desta forma, caso ele cancele o pedido, ficará ciente de que pode perder a oportunidade de ter o produto caso não o tenha mais em estoque. ⏱

Oferecer atenção rápida 

Caso seus clientes entrem em contato você, sugerimos que você os responda assim que possível, para garantir que tudo seguirá em ordem. Você pode oferecer canais de atendimento como telefone, chat, e-mail ou WhatsApp, para que esteja sempre disponível para seus clientes. 📞 

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