Nesta tutorial, explicaremos como é o processo de venda e o que leva o meio de pagamento cancelar uma transação. Além disso, separamos algumas dicas que podem garantir que o processo de venda seja finalizado com sucesso.
Como funciona a finalização de uma venda na minha loja?
Após o cliente preencher o formulário na página de finalização, escolher o meio de pagamento e envio, uma parte desses dados é usado para compor o cadastro dele dentro da sua loja e restante é enviado para o meio de pagamento selecionado para concluir a compra.
O que acontece após a venda ser finalizada?
Quando o meio de pagamento recebe as informações que enviamos, os dados do cliente passam por uma análise de risco e fraude. Essa etapa é muito importante para garantir total segurança dos pedidos que os lojistas recebem através da loja.
É importante ressaltar que esse processo é feito de forma externa pelo meio de pagamento e a Nuvemshop não possui permissão para alterar o status dessa análise.
Minha venda foi cancelada após análise, por quê?
Como todo meio de pagamento, eles fazem uma análise de risco em toda venda recebida, isso é feito para garantir a segurança e proteger os vendedores e compradores.
Esta análise é feita de forma automática, em alguns casos, ela é encaminhado para um setor responsável de especialistas que fazem um contato por Telefone, E-mail ou SMS (Essa etapa não é uma regra e pode mudar de acordo com os créditos de cada parceiro).
Quando o pedido é encaminhado para o setor de análise e não conseguem o contato com o comprador, o sistema deles emitem o cancelamento do pedido e dentro da Nuvemshop, o status é atualizado como Pagamento rejeitado, igual o exemplo abaixo:
Para entender quais são os processos de antifraude de cada parceiro, listamos alguns artigos dos meios de pagamento disponíveis:
- Antifraude: Pagseguro
- Antifraude: Mercado Pago
- Antifraude: Moip
- Antifraude: PayPal
- Antifraude: Paghiper
- Antifraude: Pagar.me
O que fazer quando a venda é cancelada?
Quando um pedido é cancelado, não temos como identificar a origem desse cancelamento, no entanto, indicamos que antes de abrir algum chamado com o meio de pagamento, verifique se o comprador forneceu os dados abaixo de forma correta no formulário na página de finalização:
- Nome;
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço;
- CPF;
- Dados do cartão;
Se as informações acima estiverem corretas, basta entrar em contato com o meio de pagamento responsável por processar a venda para entender a origem do cancelamento. Para ajudar com isso, separamos alguns artigos mostrando como entrar em contato com cada parceiro.
Estou recebendo um número alto de cancelamentos, o que poderia ser?
Com o crescimento das vendas no e-commerce devido a crise do Covid-19, todos os meios de pagamento estão recusando mais, isso porque o processo de análise de aprovação passou a ser mais rigoroso para garantir ainda mais a segurança dos vendedores e compradores.
Como posso continuar vendendo durante essa crise?
Recomendamos que tenha mais de um meio de pagamento ativo na loja, isso garante que o seu cliente possa efetuar a compra e se ocorrer do pedido ser cancelado, ele poderá refazer usando uma outra forma de pagamento. No tutorial abaixo você encontrará outras formas de receber pelas suas vendas.