Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Domínios Resolução de problemas

Como saber se o domínio foi configurado corretamente na Nuvemshop?

Passo a passo para verificar se o apontamentos DNS do domínio próprio foram cadastrados corretamente e o como resolver os incorretos.

Última atualização: 04/04/2024

Após a configuração dos apontamentos DNS do seu domínio próprio, ele pode levar até 48 horas para ser propagado pelo servidor e vincular na sua loja Nuvemshop, ficando com status "Ativado".

Se após as 48 horas o seu domínio não vincular no painel Nuvemshop ou apresentar um erro para acessar sua loja pelo seu endereço próprio, indica que:

  • Os apontamentos não foram cadastrados;
  • Estão incorretos;
  • Existe algum apontamento indevido.

A seguir, te mostramos como verificar se os apontamentos do seu domínio próprio estão corretos e, se não, como corrigi-los.


Verificar se os apontamentos estão corretos

Para saber consultar os apontamentos DNS do seu domínio próprio, seguir os passos abaixo:

1. Acessar o site 🌐 WhoIs

2. Na barra de busca, digitar o endereço do seu domínio e clicar na lupa para pesquisar, igual ao exemplo abaixo:

Barra de busca do site Who.is, com o ícone de lupa em destaque

3. A página será carregada com os dados do seu domínio. Clicar na opção "DNS Records".

Seções do painel Who.is, com a opção "DNS records" em destaque

4. Automaticamente, o Who.is irá buscar pelos apontamentos cadastrados no servidor de hospedagem do seu domínio (ex.:Registro.BR, Godaddy, etc).

5. Na sua tela, aparecerão os apontamentos DNS. 

Para localizar, basta buscar na coluna "Type" as entradas (domínio sem WWW) e CNAME (domínio com WWW) e na coluna "Content" verificar os apontamentos DNS direcionados. No exemplo abaixo temos os apontamentos DNS com entradas A e CNAME:

Delete

Success

Esses são os apontamentos que devem constar no seu domínio próprio. Caso exista alguma entrada A ou CNAME diferente do exemplo acima, significa que existem apontamentos incorretos, que podem causar erros no funcionamento do domínio.


Consultei os apontamentos, o que devo fazer?

✅ Para apontamentos corretos

1. Se os apontamentos foram cadastrados corretamente no painel do servidor de hospedagem do domínio e a loja continua fora do ar, você deve seguir os passos abaixo 👇:

1.1. Aguardar propagação do domínio

Ao concluir as configurações do seu domínio e vinculá-lo no painel da loja, a plataforma poderá apresentar a informação de que falta vincular o domínio, igual o exemplo abaixo:



Caso isso aconteça, recomendamos aguardar até 48 horas, isso porque o seu domínio estará em processo de propagação para Nuvemshop.

Delete

Warning

Passadas as 48 horas, se ainda não for vinculado, sugerimos apagar os domínios e adicioná-los novamente. Em último caso, será necessário contatar o suporte do site de hospedagem para entender se existe algum erro no servidor.

1.2. Ativar o certificado SSL

Após configurar os apontamentos DNS do seu domínio e vinculá-lo no painel da sua loja Nuvemshop, o certificado de segurança será ativado automaticamente, igual o exemplo abaixo:



No entanto, pode acontecer que após vincular o domínio o Status do certificado SSL ficar como "SSL pendente".



Para isso, com o domínio vinculado e ativado, você deve aguardar algumas horas para o certificado SSL ser atualizado e o status mudar para "SSL Ativado", sendo necessário esperar até 24 horas.


Caso tenha alguma dúvida ou dificuldade, seguir os passos do tutorial 👉 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio?.

Delete

❌ Para apontamentos incorretos

2. Se ao verificar os apontamentos e identificar que eles estão incorretos, você deve seguir os passos abaixo 👇:

2.1. Refazer as configurações

Se você já sabe configurar os apontamentos através do seu serviço de hospedagem, recomendamos excluir todos os apontamentos direcionados para as entradas do tipo A e CNAME e cadastrar novamente.

Para te ajudar, na seção 👉 Adicionar um domínio próprio, você encontrará tutoriais com o passo a passo dos principais serviços de hospedagens para configuração.

Caso não saiba realizar essa configuração, mesmo seguindo os passos disponíveis nos nossos artigos, recomendamos que entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio para eles poderem te ajudar (ex. Registro.br, Godaddy etc.).

2.2. Aguardar propagação do domínio

Ao refazer as configurações do seu domínio, verificar se os apontamentos estão corretos e vincular o endereço no painel da sua loja, conforme mostrando no tutorial 👉 Como adicionar o domínio no painel da loja?.

Lembrando que a plataforma poderá apresentar a informação de que falta vincular o domínio, mesmo após os ajustes ou instabilidades durante a navegação no site.



Caso isso aconteça, aguardar algumas horas, isso porque o seu domínio estará em processo de propagação para Nuvemshop e todo esse processo leva até 48 horas para ser concluído.Delete

2.3. Ativar o certificado SSL

Após configurar os apontamentos DNS e vincular o seu domínio, o certificado SSL será ativado automaticamente.



Caso tenha alguma dúvida sobre ativação do certificado, consultar o tutorial 👉 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio? e aguardar entre 24h e 48h para concluir sua ativação, colocando a sua loja no ar.


❗ Lembrando que após a vinculação do domínio, o status do certificado de segurança poderá ficar como SSL pendente por mais algumas horas.

Delete
Delete

Success

Após configurar o domínio, todo o processo deverá ser concluído em até 72h, isso porque após vincular o domínio, é preciso aguardar o certificado de segurança ser ativado em todas as páginas que normalmente leva 24h.


❗ Se tudo estiver certo e mesmo assim não funcionar, acessar o tutorial 👉 Por que minha loja está fora do ar? para entender quais são os possíveis motivos da loja estar fora do ar, além dos apontamentos DNS do domínio próprio.

O artigo ajudou você?