O processo de compra de um serviço ou um produto digital é um tanto quanto diferente do de um produto físico. São bens que não podem ser tocados ou provados e são entregues para os seus consumidores de formas diferentes, sem precisar de uma ferramenta de frete.

Configurando esses itens da forma correta, seu processo de compra será mais claro e simples, garantindo menos consultas e mais conversões para sua loja.

Neste tutorial, vamos te apresentar as configurações necessárias para que os consumidores das lojas que vendem serviços ou produtos digitais tenham uma excelente experiência de compra.

Aqui, você vai encontrar:

Como cadastrar um produto digital ou serviço

1. No painel de administração da sua loja, siga pelo caminho "Produtos" > "Lista de produtos".

2. Clique no produto que você gostaria de identificar como digital ou um serviço, ou no botão "Adicionar um produto" para incluir um novo.

3. Na seção "Tipo de produto" selecione a opção "Digital ou serviço".

📌 Observação: como produtos digitais ou serviços não são bens tangíveis, os campos "Peso e dimensões" e "Frete grátis" não estarão mais disponíveis para serem configurados.

4. Clique em "Salvar alterações" quando finalizar.

💡 Dica: dúvidas sobre como efetuar as demais configurações do seu produto? Confira o tutorial 📝 Como cadastrar um produto? para saber mais.

Como alterar meus produtos para digitais ou serviços de forma massiva

Caso sua loja já esteja vendendo produtos digitais ou serviços, você pode alterar o tipo de produto desses itens ao invés de criar novos produtos.

1. No painel de administração da sua loja, siga pelo caminho "Produtos" > "Lista de produtos".

2. Selecione os produtos que você quer modificar.

3. No campo "Ações", escolha "Alterar para produtos digitais ou serviços".

A entrega do produto digital ou serviço após a compra

Por enquanto, a forma que o produto digital ou o serviço será entregue para o seu cliente é estabelecido por você e por enquanto, não pode ser configurada ou automatizada através da sua Nuvemshop.

Além disso, os emails enviados automaticamente pela sua loja durante o processo de compra ainda não possuem essa função e são utilizados somente para informar seus clientes sobre as diferentes etapas de seu pedido.

📌 Observação: nosso time já está trabalhando para automatizar a entrega desse tipo de produto/serviço e assim que estiver disponível, iremos avisar todo mundo!

Por enquanto, sugerimos que, quando você receber um pedido que inclua um produto digital ou um serviço, entre em contato com seu cliente por e-mail ou WhatsApp para enviar o link de download ou acesso às informações necessárias sobre a compra. Esse processo deve ser feito manualmente para cada uma de suas vendas.

O que vai mudar na minha loja?

Como explicamos, o processo de compra de um produto digital ou um serviço é diferente do de um produto físico. Por se tratar de um bem não tangível, a principal diferença está na experiência de compra e nas informações que seu consumidor precisará fornecer durante o checkout.

Por isso, ao identificar um produto como digital ou serviço, sua loja não vai mais:

  • Exibir uma calculadora de frete na página de produtos digitais ou serviços ou em carrinhos de compra que somente possuam esse tipo de produto;
  • Solicitar os dados de envio durante o checkout de carrinhos que só possuem produtos digitais.

Configuração de um meio de pagamento

Configurar um meio de pagamento é fundamental para iniciar as atividades em sua loja virtual. Afinal, é através dele que seu cliente pagará pelo produto que quer comprar, e também por onde você receberá pelo valor da sua venda.

Se você ainda não configurou um meio de pagamento para sua Nuvemshop, acesse o tutorial 📝 Tudo sobre Meios de Pagamento e descubra tudo o que você precisa saber para configurar meios de pagamento em sua loja.

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