Você já parou para pensar que quanto mais visitas a sua loja recebe, mais oportunidades ela tem de vender? Aqui na Nuvemshop, nós fizemos uma pesquisa e vimos que uma loja faz sua primeira venda após receber, em média, 500 visitas.

Para alcançar esse objetivo, existem diferentes estratégias e ações chaves que você pode aplicar para atrair mais pessoas para o seu e-commerce e consequentemente, mais vendas.

Escolhemos algumas que acreditamos ajudar tanto quem está começando como os que já possuem experiência vendendo online, a continuar potencializando o sucesso de seus negócios! 🚀

Primeiro o que vem primeiro: comece a medir o tráfego da sua loja 📈

Comecemos pelo começou: antes de falar sobre ações ou estratégias que você pode adotar, é importante saber quantas visitas sua loja está recebendo hoje - afinal, precisamos de um ponto de partida. Para isso, vincule o Google Analytics ao seu negócio e comece a medir o tráfego da sua loja.

Embora esta ferramenta não tenha como objetivo principal gerar visitas, ela vai te ajudar em algo que é tão importante quanto: entender o comportamento de quem acessa sua loja. Você não só saberá quantas pessoas te visitaram, como também poderá coletar informações valiosas sobre elas: onde moram, quais páginas acessaram, quais produtos visualizaram, etc.

Com esses dados em mãos, você terá as informações necessárias para tomar decisões bem fundamentadas e realizar ações para melhorar sua loja baseando-se em dados concretos.

💡 Dica: para se tornar um especialista em métricas do e-commerce, dá só uma olhada no curso 🎓 Google Analytics básico para lojas virtuais da Universidade do E-commerce - ele é completo, fácil de acompanhar e grátis!

Subindo no Google: melhore o posicionamento da sua loja 🏆

A posição em que um site aparece nas buscas do Google pode fazer toda a diferença na quantidade de visitas que sua loja recebe. Para você ter uma idéia, cerca de 20% das vendas das lojas Nuvemshop são feitas por clientes vindos de sites de busca.

Garantir que sua loja possua melhores posições nos buscadores significa que mais pessoas poderão conhecer sua marca, seus produtos e consumi-los. E para alcançar bons resultados, adotar estratégias de SEO, ou seja, otimizar sua loja e seu conteúdo para os buscadores, é essencial.

Dentro da sua Nuvemshop, existem diferentes configurações que você pode efetuar para que mais pessoas encontrem sua loja:

Com essas pequenas mudanças, sua loja se tornará mais relevante e poderá aparecer mais bem posicionada nas buscas!


Visibilidade é tudo: das redes sociais para sua loja virtual 👀

Você sabia que os brasileiros passam em média, 225 minutos navegando por suas redes sociais? De acordo com a pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país em que as pessoas mais passam tempo nas mídias sociais, com 225 minutos por dia.

Por isso, garantir que sua marca esteja presente nas principais redes que seu consumidor acessa é extremamente importante na hora de atingir o seu público e gerar mais visibilidade para sua marca. Pensando nisso, selecionamos duas dicas práticas para direcionar seus seguidores para sua loja virtual:

1. Compartilhe seus produtos com o Teclado Nuvem

Com o Teclado Nuvem, você consegue compartilhar seus produtos onde quiser via dispositivos móveis. Com poucos cliques, você tem acesso ao seu catálogo de produtos, podendo apresentá-los nas redes sociais ou apps de trocas de mensagens.

2. Adicione o famoso link na bio

Uma ótima prática para levar visitantes à sua loja é adicionar o famoso link na bio no seu perfil do Instagram e incluir seu site na sua página do Facebook. Assim, seus seguidores terão acesso direto ao seu negócio, e entenderão melhor como comprar seus produtos.

💡 Dica: se além da URL da sua loja, você possui outros conteúdos para compartilhar com os seus seguidores (um blog, seu número de WhatsApp, etc), você pode utilizar o Linktree e agrupar todos eles em um único link!

É hora de configurar o Instagram Shopping 🛍️

Em poucos anos, o Instagram se tornou uma das redes sociais mais relevantes e hoje conta com mais de um bilhão de perfis. Para que as marcas e empresas possam aproveitar desse potencial, o Instagram oferece aos seus usuários comerciais a possibilidade de marcar produtos em suas publicações e stories.

Por isso, não foi surpreendente descobrir que mais de 80% dos clientes que compraram nas lojas Nuvemshop por redes sociais, chegaram através do Instagram. Para te ajudar a aproveitar todo o potencial do Instagram Shopping, preparamos um tutorial te explicando tudo sobre a ferramenta.

O conteúdo é rei: como destacar sua marca no Instagram 👑

Apesar do Instagram possuir um grande potencial na hora de divulgar sua marca, o número crescente de perfis na rede também significa que se destacar por lá está cada vez mais desafiador.

Para ter atenção na era das infinitas distrações, é preciso mostrar um diferencial e a criação de um conteúdo original e bem direcionado ajuda a despertar o interesse do seu público, podendo se tornar uma excelente estratégia para fortalecer sua marca.

Para destacar o perfil da sua marca, preparamos um guia prático com todos os passos – desde os básicos aos mais avançados – para que você deixe seu Instagram pronto para transformar seguidores em compradores!

💡 Dica: que tal ouvir de quem já fez? Conversamos com a Natália Pereira, criadora da Maya Lingerie Materna, e ela nos contou um pouco sobre como usa o Instagram no dia a dia do seu negócio, mesclando conteúdo com produtos. 🌎 Assista ao vídeo e descubra como a Natália utilizou o conteúdo do Instagram para direcionar tráfego à sua loja virtual.

Hora de dar uma forcinha: como fazer anúncios pagos 💪

Além de investir tempo em conquistar visitas com estratégias gratuitas, muitas vezes também é necessário investir dinheiro e um bom plano de marketing não pode deixar de lado os anúncios pagos.

Enquanto você ainda está aprendendo, não é preciso investir muito para já começar a fazer os primeiros anúncios da sua loja e colher resultados. Com pouco dinheiro, você consegue anunciar no Facebook, Instagram, Google e até mesmo utilizando influenciadores digitais.

Analisando os resultados 📊

É muito importante, em qualquer categoria de anúncios, que os resultados sejam analisados e mensurados. Essa é a melhor forma de entender quais tipos de anúncio geram mais retorno financeiro para o seu negócio!

👉 Por isso, não esqueça de acompanhar os resultados das campanhas que você realizar através do Google Analytics.

Encontrou sua resposta?