Neste tutorial explicaremos como obter um contrato dos Correios e vincular à loja através da nossa integração Webservice dos Correios.

📌 Importante: Caso não tenha contrato com os Correios e queria oferecer um frete mais barato de forma simples e sem ter que obter um contrato, poderá instalar algumas das nossas ferramentas de envio disponíveis na 📱 Loja de Aplicativos. Para saber, consulte o nosso tutorial abaixo.

O que é o contrato dos Correios?

O contrato dos Correios ou Correios Fácil, é um serviço oferecido pelo sistema de entrega dos Correios que permite o lojista ter acesso a tarifas reduzidas de encomendas, ferramentas gratuitas como Sistema de Gerenciamento de Postagens (SIGEP -Web), uma maior agilidade na hora de gerenciar os seus envios, entre outros recursos.

💡 Dica: Para saber mais quais são as vantagens de ter um contrato com os Correios, consulte o nosso artigo no Blog 📰 O que é contrato com os Correios e como ele funciona

Como obter um contrato com os Correios?

Para contratar este serviço, você poderá ir em uma agência mais próxima da sua empresa ou através da contratação do Cartão Correios Fácil de forma on-line.

Caso escolha a opção de contratar este serviço por meio do atendimento on-line, separamos um E-book que mostra o passo a passo para obter o seu contrato, clique 👉 aqui para acessar.

Como adicionar o contrato dos Correios na minha loja?

Se você já possui um contrato ou acabou de obter um, e deseja vinculá-lo na sua loja virtual Nuvemshop, saiba que é super simples e vamos te mostrar agora.

📌 Importante: Este tutorial é indicado para quem já ativou os nossa integração com o Webservice dos Correios. Caso não tenha feito está configuração, recomendamos que siga os passos do tutorial 👉 Como configurar o frete dos Correios?.

1. Acesse seu painel de administração e siga pelo caminho Configurações > Formas de entrega.

2. Na opção dos Correios e clique em Editar.

2. Na seção "Você já tem um contrato com os Correios?", clique no em "Editar".

3. Você será direcionado para a próxima etapa, onde deverá preencher com os dados do seu contrato, entre outras informações que os Correios fornecerá.

👉 Vincule seu contrato

Nesta seção você deverá preencher com o Código Administrativo, Senha de acesso e o Tipo de contrato. Lembrando que a senha é composta inicialmente pelos 8 primeiros dígitos do CNPJ informado no contrato.

👉 Códigos de serviço

Por padrão os códigos de serviços apareceram preenchidos em cada modalidade de envio, no entanto, será necessário atualizar o código de acordo com o serviço disponível no seu contrato.

Se o código for igual os que já constam na plataforma, não será necessário fazer nada, basta prosseguir para a próxima etapa.

📌 Importante: Se alguns dos dados acima estiverem incorretos, ao tentar tentar salvar as alteração realizadas, o sistema irá retornar com uma mensagem de erro igual o exemplo abaixo:

Para corrigir, será preciso verificar se os dados fornecidos estão corretos ou se ainda não propagou pelo sistema dos Correios. Caso não saiba se os códigos estão corretos, recomendamos que entre em contato com os Correios para confirmar.

Se estiver tudo certo, basta prosseguir para próxima etapa clicando em "Continue para a etapa 2".

4. Na etapa 2, você deverá preencher os serviços adicionais que possui no seu contrato, caso tenha algum.

👉 Serviços opcionais: SRO (Sistema de Rastreamento de Objetos)

Se o seu contrato permite oferecer o serviço de rastreamento de objetos, basta inserir o seu Usuário e Senha SRO. Caso tenha o serviço disponível no seu contrato e queira usar, basta entrar em contato com o seu gerente de contas dos Correios para solicitar o usuário e senha.

📌 Importante: a opção de SRO para rastreamento funcionará dentro do sistema dos Correios, o SIGEP- WEB ou poderá instalar o 📱 Sigep App em sua loja. Consulte o tutorial 👉 Como instalar o Sigep App? para saber mais.

👉 Serviços adicionais para as encomendas

  • Mão própria - Este serviço adicional, garante que o pedido postado sob Registro será entregue somente ao próprio destinatário.
  • Valor declarado - Este serviço adicional assegura o valor real do objeto postado em caso de avaria ou extravio.
  • Aviso de recebimento - É o serviço adicional que, por meio do preenchimento de formulário próprio, permite comprovar, junto ao remetente, a entrega do objeto.

Se o seu contrato oferecer alguns dos serviços adicionais acima, basta selecionar a opção desejada.

Depois, é só clicar em "Continue para a etapa 3" para prosseguir.

5. Por fim, você deverá selecionar as modalidades que estarão disponíveis em sua loja.

Para isso, é só seguir os passos da seção "Configure as modalidades de envio", no tutorial 👉 Como configurar o frete dos Correios?.

6. Após preencher todos os dados, é só clicar em "Salvar Alterações".

Pronto! Seu contrato com os Correios estará vinculado à sua Nuvemshop.

Peso e dimensões

Os Correios possui um limite de transporte de até 30kg e as dimensões da embalagem é limitada à soma de 200 centímetros.

Caso tenha dúvidas de como cadastrar o peso e dimensões dos seus produtos, recomendamos consultar o tutorial abaixo.

📌 Importante: para saber mais sobre o limite das dimensões e pesos dos Correios, clique aqui.

Encontrou sua resposta?