Após criar o cupom e divulgar, é normal que o cliente fique com dúvida na hora de aplicar o desconto no momento da compra ou identifique algum erro.

Neste tutorial, explicaremos como usar o cupom de desconto e corrigir possíveis erros que podem aparecer, impedindo o cliente de prosseguir com a compra.

💡 Dica: Se você ainda não configurou um cupom de desconto e deseja saber como oferecer essa promoção na loja, recomendamos que consulte o tutorial 👉 Como criar cupons de desconto?.

Como aplicar um cupom de Valor Fixo ou Porcentagem da compra?

1. Para que o cliente possa aplicar o cupom, primeiro ele terá que adicionar um produto no carrinho e seguir até a página de finalização (checkout), igual ao exemplo abaixo.

2. Chegando na primeira parte da etapa de finalização da compra, no lado direito da tela, ele visualizará uma seção com o resumo do que irá comprar.

Abaixo do Valor Total, ficará o campo para aplicar o cupom (essa opção só aparece quando existe algum cupom ativa), o cliente deverá clicar na mensagem "Possui um cupom de desconto?" para abrir o campo do cupom.

3. Após o campo abrir, basta o cliente aplicar o cupom de desconto disponível.

👉 Porcentagem da compra

Automaticamente irá aparecer o valor de desconto em porcentagem, subtraindo em cima do valor do produto (ou produtos), alterando o valor no total da compra.

👉 Valor Fixo

Da mesma forma que a porcentagem da compra, o desconto será subtraído de acordo com o Valor Fixo configurado na promoção em cima do produto (ou produtos).

👉 Frete grátis

Diferente das outras opções de descontos para cupom, o cliente poderá aplicar o cupom antes de inserir o seu endereço de entrega, porém, como é um desconto no frete, ele só visualizará o desconto depois que escolher uma forma de entrega.

No exemplo abaixo, inserimos os dados de entrega e selecionamos uma forma de envio. Após fazer isso, aplicamos o cupom de frete grátis.

Cliente não conseguiu usar o cupom, o que eu faço?

Caso o cliente entre em contato informando que não conseguiu usar o cupom de desconto, não se preocupe. Em geral, é alguma configuração que precisará corrigida.

👉 Valor Fixo e Porcentagem da compra

Para os cupons de Valor Fixo e Porcentagem da compra, como não depende de nenhuma outra configuração, o único erro que apresentará é quando o cupom está desativado ou atingiu o limite de utilização. Quando isso acontecer, no momento que o cliente tentar aplicar o cupom, irá aparecer um aviso no topo da página.

Neste caso, recomendamos que verifique se cupom ainda existe ou ele está inativo.

E se o cupom estiver desativado, basta ativá-lo novamente e solicite para que o cliente tente realizar a compra usando o mesmo código.

👉 Frete grátis

O cupom de Frete Grátis, para que ele funcione corretamente, é necessário habilitar a modalidade de envio que deseja oferecer o desconto.

No exemplo abaixo, como não ativamos a opção de frete grátis na modalidade de envio nas configurações do frete, ao tentar aplicar o cupom, apareceu uma mensagem informando que a opção de entrega não suporta o frete grátis.

Para liberar o desconto usando o cupom de frete grátis é super simples.

1. Acesse o painel administrativo, vá em Configurações > Formas de entrega.

2. Na seção Entregas no Brasil > Formas de entregas ativas, escolha o serviço de frete que deseja configurar o frete grátis e clique em Editar:

3. Dentro das modalidades de envio, ative a opção "Eu quero oferecer "modalidade de envio" para produtos com frete grátis".

📌 Importante: Se você usa a integração Webservice dos Correios, para acessar as modalidades de envio após clicar em editar, na seção "Configure as modalidades de envio", clique em Editar e acessará a configuração das modalidades.

💡 Dica: Se ainda não ativou uma forma de entrega ou não sabe qual escolher, consulte o tutorial 👉 Quais formas de frete estão disponíveis para minha loja?.

4. Salve as alterações e repita esse mesmo processo para todos as modalidades de envio que deseja oferecer frete grátis através do cupom de desconto.

Pronto! Você já pode oferecer para o seus clientes um desconto usando um cupom em sua loja.

E se quiser saber quais as outras opções de promoções e descontos disponíveis em sua loja, acesso o nosso índice abaixo.

Encontrou sua resposta?