Neste tutorial, você encontrará um índice de todo o conteúdo de nossa Central de Atendimento nas Nuvens relacionado à importação de exportação de produtos dentro de sua loja!

💡 Dica: se sua dúvida está relacionada ao cadastro manual dos produtos, consulte o tutorial seguinte tutorial:

Como devo começar?

Para trabalhar com a importação e exportação de lista de produtos em sua loja, você precisará trabalhar com uma planilha de importação/exportação.

Separamos para você alguns artigos onde ensinamos como realizar algumas das principais ações relacionadas ao assunto.

Dúvidas Frequentes

1. Como começo a fazer a exportação/importação de meus produtos?

Para que a exportação e importação de produtos fique disponível, é necessário que primeiro você cadastre um produto manualmente, para que seja criado um formato padrão para a sua lista de importação.

Feito isso, você poderá seguir os passos do guia de cadastro de produtos de forma massiva para seguir com sua importação!

2. Este recurso apagará meus produtos atuais?

O carregamento em massa de produtos nunca apagará produtos existentes. Desta forma, não é possível apagar todos os produtos massivamente pela planilha de carga em massa.

Também não serão atualizados os produtos existentes a menos que você selecione a opção "Atualizar produtos existentes" antes de fazer o upload da planilha.

3. No arquivo produtos.csv há uma coluna chamada Identificador URL. O que significa?

 Este campo é o que utilizaremos para identificar cada produto. Você poderá alterar qualquer informação do produto (como o nome, por exemplo) porém o Identificador URL não deve ser alterado.

Ao mudar o identificador URL, a plataforma não conseguirá identificar que se trata do mesmo produto e criará um novo produto, sem alterar qualquer informação no produto original.

 Outro ponto importante é que por meio do identificador construímos a URL do produto na loja, e por isso este campo não deverá conter caracteres especiais (como Ç ou palavras com acentos ^~´`, por exemplo) de letras ou números. Por exemplo, um produto com Identificador URL camisa-azul terá a sua url na loja :url/produtos/camisa-azul.

Este campo não poderá ser modificado em produtos já existentes (no caso da atualização). Como dito anteriormente, ao encontrar um Identificador URL novo que antes não existia, a plataforma o tratará como um novo produto e guardará toda essa linha do arquivo produtos.csv como sendo um novo produto.

4. Qual é o limite de produtos que posso cadastrar pelo arquivo?

Não existe um limite de produtos que possam ser carregados, porém recomendamos que carregue de mil em mil, para assim minimizar as chances de erro e lentidão na importação.

Além disso, a Nuvemshop não possui custos adicionais por quantidade de produtos adicionados. Você poderá adicionar quantos produtos quiser sem custo adicional independente do plano escolhido!

5. Recebi uma notificação informando que a carga em massa de dados não obteve sucesso, o que faço?

Quando você finalizar o processo, te enviaremos um e-mail. O mesmo detalhará se a carga em massa ocorreu com sucesso ou caso contrario te explicaremos em que lugar de produtos.csv encontramos algum erro para que você possa corrigi-lo.

6. Esta funcionalidade pode ser usada para atualizar os preços e quantidades dos produtos sincronizados com um Marketplace?

Sim, isso é possível! Ao atualizar os preços na planilha e subi-las novamente para sua loja, tanto na Nuvemshop quanto os Marketplaces sincronizados terão os preços atualizados.

7. Eu consigo utilizar a planilha de exportação para subir o meu catálogo no Facebook, Instagram ou Google Shopping?

Não. Cada canal de venda possui formas diferentes de importação de catálogo. Você conseguirá mais informações sobre como gerar os respectivos catálogos nos seguintes tutoriais:

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