Você fez a configuração do seu domínio e ele não está funcionando quando tenta acessá-lo inserindo-o com o WWW. no começo?

Neste tutorial vamos te ensinar a resolver este problema.

Por que isso acontece?

Ao configurar um domínio para redirecionar o seu link para a sua loja, é necessário criar dois apontamentos de DNS.

O apontamento responsável pelo link com o "WWW." é o apontamento de tipo "CNAME". Então no caso de seu domínio parar de funcionar somente o link com "www.", isso pode significar que o apontamento CNAME não foi configurado corretamente.

🌟 Importante: se a sua loja não está funcionando sem o www, é só seguir os passos do tutorial 👉 Meu domínio não funciona sem WWW. O que fazer? para saber como resolver o problema.

Criando o apontamento CNAME

Para criar o novo apontamento do tipo CNAME, é só seguir os passos abaixo.

📌 Observações:

  • Os passos podem variar de acordo com o painel do serviço de hospedagem de domínios onde você adquiriu o seu;
  • Alguns serviços não dão a possibilidade de editar os apontamentos DNS. Nesse caso, é preciso abrir um chamado com a empresa que hospeda seu domínio (não a Nuvemshop) para que eles façam o apontamento do tipo CNAME com entrada www e destino o endereço da sua loja virtual Nuvemshop, com final "lojavirtualnuvem.com.br".


 1. Acesse o painel de administração do seu domínio ou hospedagem (Registro.br, GoDaddy, Locaweb, SuperDomínios ou qualquer outro onde seu domínio esteja hospedado).
 
 2. Entre na seção de Domínios, ou clique em cima do endereço do seu domínio para Configurar / Editar a zona DNS.
 
 3. Na tela de edição ou configuração, você deve procurar pela opção que te permitira adicionar um novo apontamento, e escolha o tipo CNAME.

💡 Dica: a opção pode estar identificada como "um novo apontamento" ou "uma nova entrada" ou "criar um novo registro"

 
 4. Você deve preencher dois campos especificamente:

  • Entrada / Nome: preencha com www;
  • Destino / Endereço: preencha com o endereço compartilhado da sua loja virtual Nuvemshop (aquele terminado em lojavirtualnuvem.com.br)

📌 Observação: como cada painel é diferente do outro, não colocamos imagem para não te confundir, mas esses são os caminhos básicos.

5. Tendo os campos preenchidos com as informações acima, é só Salvar / Finalizar / Criar / Adicionar o novo apontamento e pronto!
 
🌟 Importante: essa nova configuração poderá levar até 48 horas para funcionar corretamente, que é o prazo de propagação. Desta forma, sua loja poderá ficar com o acesso oscilante nos 2 dias seguintes às configurações.

Caso o seu serviço de hospedagem mostre um caminho diferente do explicado acima, nós separamos uma lista de tutoriais de como realizar essa configuração em diferentes tipos de hospedagem dentre os mais comuns. Você consegue encontrá-la no seguinte artigo:

A lista está sob a seção "Como adicionar um domínio próprio?";

Como saber se o domínio foi configurado corretamente

Caso após as 48 horas de propagação seu domínio ainda não funcione, recomendamos que reveja os passos e confira se os apontamentos foram feitos corretamente. Uma alternativa é consultar os apontamentos via WhoIs, que é uma ferramenta que detecta quais apontamentos do seu domínio estão ativos. O processo é simples:

1. Acesse o site do 🌎 WhoIs, digite o seu domínio e clique na lupa, para pesquisar.

2. Na página do resultado, clique na opção "DNS Records".

3. Agora, busque pelos apontamentos que você fez no painel do domínio. Eles estarão misturados junto de outros apontamentos:

Caso os apontamentos não apareçam na lista, entre em contato com o atendimento da empresa onde comprou o domínio, para que possam te ajudar a entender o problema. Se os apontamentos aparecerem, faça novamente os passos deste tutorial, para reconfirmar se tudo está correto.

Se estiver e mesmo assim não funcionar, acesse o tutorial  👉 Por que minha loja está fora do ar? para entender quais são os possíveis motivos dela estar fora do ar, além dos apontamentos DNS.

Encontrou sua resposta?