Neste tutorial, vamos te ensinar a cadastrar um produto simples em sua loja, ou seja, um produto que não possui variação de cores, tamanhos, ou qualquer outro tipo de variação.

💡 Dica: se você quer cadastrar um produto que possui diferentes variações (cor, tamanho, etc.), siga os passos do tutorial 👉 Como cadastrar variações em meus produtos?

Vamos aos passos!

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho "Produtos" > "Lista de produtos" > "Adicionar um produto".

Nesta página, você verá o formulário de cadastro de produtos dividido em diferentes seções:

  • Fotos do produto
  • Nome e descrição
  • Preços
  • Gestão
  • Tipo de produto
  • Peso e dimensões
  • Frete Grátis
  • Opções para Instagram e Google Shopping
  • Opções avançadas

A seguir, vamos te ensinar como completar as informações de todas as seções do formulário.

Fotos dos produtos

É muito importante adicionar fotos de seus produtos, para que seus consumidores saibam como é o item que você está vendendo. As fotos também ajudam a passar credibilidade para a sua loja e por isso, é muito importante que as imagens de seus produtos sejam atrativas e possuam uma boa resolução.

Para adicionar sua primeira imagem, clique no símbolo de imagem dentro de cada quadrado e escolha uma imagem do seu produto a partir do computador, da galeria do seu celular ou tablet.

Caso queira saber mais sobre as fotos dos seus produtos e como garantir boas imagens, confira o tutorial 📝 Como inserir fotos nos meus produtos?

Nome e Descrição

O nome do seu produto é o que vai ajudar o seu consumidor a entender do que se trata aquela mercadoria. Preencha o nome do seu produto de forma direta e simples, para que seu cliente já saiba o que é antes mesmo de visualizar a imagem.

No tutorial 📝 Como nomear meus produtos? damos dicas de como cadastrar nomes atrativos.

Já na descrição, lembre-se que ela possui o mesmo objetivo que um vendedor em uma loja física, ou seja, vender o produto. Então é importantíssimo que na descrição você venda bem o produto, informando os benefícios, vantagens e especificações técnicas.

Preços

Essa seção possui dois diferentes campos, "Preço original" e "Preço promocional".

  • Preço original: preencha com o valor que você deseja vender o seu produto (lembre-se que o preço é sempre apresentado em Reais).
  • Preço promocional: caso queira, você pode adicionar um preço promocional para o produto. Nesse caso, exibiremos como uma promoção, ao estilo "De R$ X por R$ Y". Não é obrigatório preencher este campo, somente se você tiver a intenção de criar esse tipo de promoção.
  • Exibir o preço para o seu cliente: se você desmarcar a opção "Exibir o preço para seu cliente", o preço do seu produto será zero dentro do seu painel de administração e na sua loja, será exibido como "Sob consulta" para os seus clientes.

No tutorial 📝 Como deixar o meu produto com o "Preço sob consulta"? te explicamos em mais detalhes como vender um produto com preço "Sob consulta".

Gestão

Aqui você preencherá informações que te ajudarão na gestão das suas vendas. Essa seção possui três campos: "Estoque", "SKU" e "Código de barras".

  • Estoque: neste campo, você deve informar quantas unidades daquele produto você possui disponível para venda.
  • SKU e Código de barras (GTIN, EAN, ISBN, etc.): os campos SKU e Código de barras são complementares, porém podem ser necessários para a utilização de outras funcionalidades, como o Google Shopping e o Instagram Shopping.

Tipo de produto

Defina qual o tipo de produto que você está cadastrando: físico ou digital.

O processo de compra de um serviço ou um produto digital é um tanto quanto diferente do de um produto físico. Configurando esses itens da forma correta, seu processo de compra será mais claro e simples, garantindo menos consultas e mais conversões para sua loja.

Para saber mais sobre o processo de venda de um produto digital ou um serviço, confira o tutorial 📝 Como vender produtos digitais ou serviços na minha loja?

Peso e dimensões

Caso você esteja cadastrando um produto físico, que depende de uma ferramenta de frete para chegar até o seu cliente, é muito importante que você preencha as informações de peso e dimensões de seus produtos corretamente. Isso garante que o cálculo de frete apresentado para o seu cliente esteja correto.

📌 Observação: se você estiver marcado seu produto como "Digital ou um serviço", não iremos exibir essa seção.

  • Peso: neste campo, você deve informar o peso bruto do seu produto, ou seja, o peso do produto já embalado e pronto para o envio.
  • Comprimento x Largura x Altura: aqui, você deve informar também as dimensões do seu produto já embalado.

Caso você esteja com dúvidas de como preencher essas informações corretamente, confira o tutorial 📝 Como adicionar peso e dimensões nos meus produtos?

Frete grátis

Você já pode decidir se o produto que está cadastrando terá ou não um frete grátis. Lembrando que, para que o frete grátis funcione, também é necessário ativar a opção de envio grátis dentro do serviço de entrega ativo na loja.

No tutorial 📝Como habilitar o frete grátis por produto? ensinamos como ativar esse benefício tanto no produto, como no serviço de entrega.

Opções para Instagram e Google Shopping

Esses campos devem ser preenchidos caso tenha o Google Shopping ou o Instagram Shopping integrado na sua Nuvemshop ou o Instagram.

Essas são informações obrigatórias para vender pelo Google Shopping e também garantir que você tenha acesso à todas as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram para vender seus produtos.

Para descobrir sobre ativar, configurar seus produtos e deixar sua loja pronta para o Google Shopping, consulte o tutorial 📝 Como vender pelo Google Shopping?

Para saber mais sobre a integração da Nuvemshop com o Instagram Shopping, acesse o tutorial 📝 Como vender pelo Instagram?

Opções avançadas

Nessa seção, você encontrará uma série de configurações complementares para seus produtos.

As configurações avançadas não são obrigatórias para se publicar um produto. Porém, cadastrar essas informações dará mais detalhes aos visitantes de sua loja sobre seu produto, o que pode ser um fator chave na decisão de compra.

Categorias

Criar categorias para os seus produtos ajudará os seus clientes a encontrarem seus produtos mais facilmente, além de melhorar a experiência de navegação da sua loja.

Para adicionar uma categoria para o seu produto, basta clicar em "Adicionar categorias". Em seguida, você verá que a seguinte janela aparecerá na sua tela:

Você poderá tanto criar novas categorias, como vincular categorias pré-cadastradas ao seu produto.

Para saber mais detalhes sobre como criar categorias para seus produtos, consulte os tutoriais 📝 Como criar categorias e subcategorias? e 📝 Como categorizar meus produtos corretamente?.

Variações

Um mesmo produto pode possuir diferentes variações, como diferentes cores ou tamanhos. Ao invés de criar um produto para cada uma dessas especificações, recomendamos que você crie variações do mesmo produto.

Para cadastrar um produto com variações, consulte o tutorial 📝 Como cadastrar variações em meus produtos?

Mais opções

No campo "Mais opções", você poderá realizar diferentes configurações para que seja mais fácil de encontrar seu produto na internet e dentro da sua loja. A seguir, te explicaremos mais sobre cada uma dessas configurações.

Para efetuá-las, clique em "Editar opções". Em seguida, você verá que uma nova janela surgirá na sua tela, com diferentes opções que podem ser preenchidas.

  • Tags: são palavras-chave que ajudam seus clientes a localizarem os produtos em sua loja. Preencha com sinônimos e termos que podem descrever seus produtos. Caso eles busquem por essas palavras em sua loja, o seu produto será encontrado mesmo que não possua essas palavras no seu título.
  • Marca: o campo Marca é usado para algumas funcionalidades específicas, como o Google Shopping, o Instagram Shopping e a Loja do Facebook. Por enquanto, não é possível exibir na sua loja os produtos de acordo com a marca definida nesse campo.

Visibilidade do produto na loja

Essa seção pode ser diferente dependendo do layout que você usa em sua loja. Em geral, o que você poderá escolher é se quer ou não exibir o produto na loja.

Marcando a opção "Não exibir este produto na minha loja", o produto não é excluído do seu painel de administração, porém não fica disponível para ser visualizado ou comprado na sua loja.

Destacar este produto na sua loja

Alguns dos layouts disponíveis na nossa Loja de Layouts possuem um design que te permite adicionar banners que destacam seus produtos ou uma seção de destaque para eles.

Marcando uma das duas opções, o produto possuirá uma posição de destaque em sua página inicial.

Para saber mais detalhes sobre como funciona o destaque dos produtos, consulte o tutorial 📝 Como destacar produtos na página inicial?.

SEO

Nesta seção, você poderá configurar o SEO dos seus produtos, uma técnica que ajuda seus clientes a encontrarem mais facilmente seus produtos através dos mecanismos de busca da Internet, como o Google.

Para mais detalhes sobre como fazer essa configuração, consulte o tutorial 📝 Como configurar o SEO dos meus produtos?.

📌 Importante: não são todos os planos da Nuvemshop que te permitem efetuar essa configuração. Acesse nossa Página de Planos e Preços para conferir todas as funcionalidades presentes no seu plano.

Ao finalizar todas as configurações dessa seção, clique em "Pronto!" para salvá-las.

Por fim, feito todas essas configurações, é só clicar em "Publicar produto" no final da página e pronto, produto adicionado! 🙌

Encontrou sua resposta?