Nesta tutorial, você pode aprenderá como apresentar os seus canais de atendimento, em tempo real ou não, para que seus clientes falem com sua loja de diversas formas.

Aqui, você vai encontrar:

Por que adicionar os contatos na loja?

De acordo com o 🌎 Decreto Federal 7.962/13 – A Lei do E-commerce, publicado dia 15 de Março de 2013 pela então Presidente da República Dilma Rousseff, as lojas online devem oferecer aos consumidores um atendimento ágil e eficaz.

Quando falamos em agilidade e eficácia temos que destacar que o suporte ao cliente deve ser imediato. Determina a lei que o cliente deve receber algum tipo de auxílio 24 horas por dia durante 7 dias na semana.

Pensando nisso, a Nuvemshop adotou um padrão em seus layouts para ajudar você com essa tarefa, a página Contato.

Cadastrando os contatos

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Minha Nuvemshop > Informação de contato.

2. Na sequência, preencha o formulário de acordo com os dados de contato que deseja inserir na sua loja.

  • Nome do responsável / Nome da Empresa - é importante informar o nome do responsável (caso sua loja seja criada por uma pessoa física), mas se você desejar vincular o seu CNPJ preencha esse campo com a sua razão social ou seu nome fantasia.
  • CPF do responsável / CNPJ da Empresa - informe o número do seu CPF caso queira se responsabilizar pela sua loja como pessoa física ou o CNPJ da sua empresa. 
  • E-mail de contato da sua loja - insira o seu contato de e-mail nesse campo. Lembrando que pode ser um e-mail diferente do que você acessa seu painel de administração.
  • Endereço da loja - preencha esse campo caso possua uma loja física, se não preencha apenas com o seu estado e região.
  • Telefone da sua loja  -  um telefone de contato é muito importante, não se esqueça de informar o DDD.
  • Texto informativo para contatos - aqui você pode criar um texto simples para informar seu cliente sobre seu horário de atendimento. Exemplo: "Nosso horário de atendimento é das 8h às 18h de Segunda à Sexta".

📌 Importante : nenhum dos campos é obrigatório, ou seja, sua loja funcionará mesmo que você não os preencha.  Todavia, conforme a Lei do E-commerce, é necessário deixar informados boa parte desses campos para não sofrer penalizações judiciais. Desta forma, recomendamos que preencha todos os campos corretamente.

3. Terminando de preencher o formulário, clique em "Salvar Alterações" e automaticamente irá aparecer os seus contatos no rodapé da loja.

Como habilitar a aba de contato no Menu da loja?

Após cadastrar os seus contatos, você poderá habilitar a aba de contato em sua loja se quiser.

1. Para ativar essa aba, siga pelo caminho Minha Nuvemshop > Barras de navegação.

2. Na seção Menu Principal, clique em Adicionar um novo link em Menu Principal. Abrirá um campo para inserir o nome da página e fazer o apontamento dela.

No campo "Nome", coloque a palavra "Contato" e em "Apontar para", selecione "Contato", igual o exemplo abaixo.

💡 Dica: Se quiser criar um menu para aparecer no rodapé da loja e incluir a aba contato, consulte o tutorial👉 Como adicionar um menu no rodapé?.

3. Clique em Adicionar um novo link em Menu Principal novamente para salvar. Pronto! A aba "Contato" irá aparecer no menu da sua loja.


Agora seus clientes contam com uma página de atendimento 24 horas por dia, de acordo com o que é exigido pela lei. Para visualizá-la, acesse sua loja e veja o resultado clicando na página Contato.

💡 Dica: você pode complementar suas Informações de contato com o link para as suas redes sociais. Siga os passos do tutorial 👉 Como inserir os ícones das redes sociais em minha loja? para saber como habilitá-los.

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