Hostgator é um serviço de comercialização e hospedagem de domínios. Ao comprar um domínio com eles, você pode optar por ter ou não a hospedagem do seu domínio.

Na maioria das vezes, o domínio não é vendido com a hospedagem. Nesse caso, você pode comprar a hospedagem, o que terá um custo pago diretamente a eles, ou somente solicitar ao suporte da Hostgator para que faça os apontamentos para você.

Quem compra o domínio + hospedagem consegue fazer os apontamentos por conta própria, pois recebe acesso ao CPANEL. Aqueles que optam por não comprar a hospedagem, devem obrigatoriamente solicitar ao suporte da Hostgator os apontamentos, pois somente eles tem acesso ao CPANEL.


Este tutorial é mais voltado para quem não tem a hospedagem, e está dividido em duas partes:

  • Solicitando os apontamentos para a Hostgator
  • Adicionando o domínio no painel de administração de sua loja

Solicitando os apontamentos para a Hostgator

 1. Acesse o 🌎 painel do Hostgator e faça o login com o seu usuário cadastrado no Hostgator.

2. No canto superior direito, clique em "Suporte"

3. Na próxima tela você deve clicar em "Abrir novo chamado".

4. Na tela seguinte, selecione "para qual produto/serviço deseja suporte?" para habilitar a segunda etapa da abertura do chamado. Depois clique em "enviar".

👁‍🗨 Observação: Essa etapa selecione o domínio que deseja configurar.

5. Escolha o Setor "Suporte Técnico" e clique em enviar novamente.

6. No próximo passo qual a sua necessidade? Selecione a opção "Alteração de DNS".

7. Irá habilitar um campo para incluir as informações de como o suporte do Hostgator deverá configurar os apontamentos do seu domínio.

Os apontamentos a serem solicitados tem que ser os seguintes:

  • Tipo A - IP: 52.200.197.31
  • Tipo CNAME - nomedaloja.lojavirtualnuvem.com.br

Igual o exemplo abaixo:

Feito isso, irá abrir uma janela informando que o chamado foi criado com sucesso. 

📌 Importante: lembre-se de trocar o começo "nomesualoja" pelo nome que escolheu ao cadastrar sua loja na Nuvemshop antes de abrir o chamado.

Pronto! Agora, você precisa aguardar o retorno do suporte da Hostgator para poder prosseguir com as configurações no painel de administração da Nuvemshop.

Como vincular o domínio na minha loja?

Agora que você já fez a configuração correta dos apontamentos DNS no painel do Hostgator, é preciso vincular o domínio à sua loja, inserindo-o no painel e administração da Nuvemshop.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Domínios.

2. Clique no botão "Adicionar um novo domínio".

Pode ser o botão do meio da tela, se for o seu primeiro domínio, ou do canto superior direito, se já tiver outros domínios cadastrados.

3. Preencha o campo com o endereço do seu domínio. Não é necessário colocar o "http://" no começo, pois a plataforma já entende essa informação automaticamente. Clique em "Salvar domínio" para prosseguir.

4. Você verá uma mensagem sucesso, como no exemplo baixo:

📌 Importante: ao fazer esta configuração, a plataforma poderá apresentar a informação de que falta vincular o domínio. Isso acontece pois seu domínio ainda estará em processo de propagação e o Hostgator ainda não enviou a informação de que as configurações foram realizadas para a Nuvemshop. Em até 48 horas essa informação será atualizada.
 
E como mencionamos acima, após essas configurações o domínio ficará por 48 horas em período de propagação e, por esse motivo, com possíveis instabilidades. Após 4 horas da configuração do domínio, o certificado de segurança SSL ficará disponível para a ativação. Consulte o tutorial 👉 Como ativar um certificado de segurança para meu domínio? para saber como ativar o SSL.

Pronto, seu domínio estará configurado!

Como saber se os apontamentos estão corretos?

Para verificar se os apontamentos já propagaram ou foram configurados conforme o passo a passo, basta consultar o tutorial abaixo.

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