O frete personalizado é uma opção para quem quer oferecer a entrega dos produtos por meios diferentes daqueles que temos disponíveis na plataforma.

Através do frete personalizado, você pode criar diversas formas de envio, limitando de acordo com os seguintes critérios:

  • Faixa de peso
  • Faixa de preço
  • Por região (cidade ou estado)

Essa opção de frete funcionará com um preço fixo ou👉 Como frete personalizado frete grátis, então o preço que será apresentado ao seu cliente não será baseado no CEP de destino, ele aparecerá da forma que você estipular ao configurar o frete personalizado.

📌 Importante: a Nuvemshop tem integração com diversas formas de frete além dos Correios, e caso ainda não as conheça, consulte o tutorial 👉 Quais formas de frete estão disponíveis para minha loja?, onde apresentamos todas as possibilidades ativas no momento.

Vamos aos passos!

1. Acesse o seu Painel de Administração Nuvem, clique em Configurações > Formas de entrega.

painelnuvem

2. Na seção "Selecione uma nova forma de entrega", procure por Entrega personalizada e clique no "+".

fretepersonalizado

📌 Importante: Se não aparecer para você essa opção, você ainda não cadastrou nenhum CEP de remetente. Então, cadastre seu CEP antes de prosseguir com a configuração. Lembrando que é possível inserir apenas um CEP por cadastro.

3. Agora, veremos a tela de configuração do frete personalizado.

Nome da opção de frete 

Você pode preencher o nome do frete da forma que quiser, porém é importante que seja simples e direto para que seu cliente possa entender como você enviará o produto e quanto demora a entrega. 

Abaixo listamos alguns exemplos de nomes que você poderia colocar:

  • Motoboy na cidade de São Paulo - até 6 horas 
  • Frete promocional para todo Brasil - até 7 dias
  • Frete Express no estado do Rio - 1 dia

👉 Zonas de entrega

Nessa opção de limitação, você pode estipular que o frete personalizado seja oferecido apenas para determinados Estados ou Cidades. No exemplo a seguir, selecionamos o Estado de São Paulo e em seguida, a cidade de São Paulo.

📌 Importante: Atualmente não é possível limitar por faixa de CEP, Bairro ou KM

Você verá também a opção de "Mostrar como ponto de retirada". Ao ativar essa opção, o frete será configurado como ponto de retirada. Dessa forma, quando o cliente selecionar esse tipo de frete, não será mais necessário que ele complete seus dados de entrega e a página de finalização de compra da sua loja mostrará o ponto de retirada escolhido, ao invés de confirmar um endereço de envio. 

👉 Custo

Nessa seção, você deverá definir um valor para o seu frete personalizado e decidir se essa opção é exibida quando você oferece um frete grátis. 

  • Adicionar um custo de entrega: defina o valor que você gostaria de cobrar por essa opção de entrega. Como explicado na imagem acima, se o valor do frete é R$0,00 então será exibido como grátis em sua loja. 
  • Exibir esta opção para produtos com frete grátis: ao marcar essa opção, você autoriza a plataforma a exibir essa opção mesmo quando o produto tem frete grátis. Neste caso, nenhum valor será cobrado do cliente pelo frete, mesmo que você adicione um valor de frete. 

👉 Prazos

Se trata do prazo de entrega. Marcando essa opção, você deverá preencher os campos abaixo:

No primeiro campo, você deve colocar a partir de quantos dias após confirmado o pedido o produto será entregue. No segundo campo, o máximo de dias que o produto levará para chegar.

👉 Limitar esta opção por peso ou preço

Você pode escolher limitar o frete personalizado de acordo com o peso total do carrinho ou o valor total da compra. 

  • Peso total do carrinho:

Nessa opção, você consegue limitar o frete para que ele seja exibido somente para compras onde o total do carrinho se encaixa no intervalo de peso configurado. Essa é uma ótima opção para produtos bem leves, como cartas registradas, por exemplo. No primeiro campo, preencha o peso mínimo que o carinho deve ter, e no segundo o peso máximo

Preenchendo somente o segundo campo, esse frete só será exibido para carrinhos onde a soma do peso dos produtos tem até o valor de quilos escolhido. Caso você preencha somente o primeiro campo, esse frete só será exibido para carrinhos onde a soma do peso dos produtos tem a partir do valor escolhido, sem considerar um peso máximo

📌Importante: se a soma do peso dos produtos do carrinho do comprador não atender a nenhum desses critérios, essa opção de frete não será exibida nos resultados de cálculo de frete.

  • Faixa de preço da compra

Você também pode limitar o frete personalizado de acordo com o preço total da compra. A criação dos intervalos funciona da mesma forma que para a faixa de peso, ou seja, colocando preços nos dois campos, o frete só será exibido no checkout quanto o total estiver dentro desse intervalo de preço. 

Se o primeiro campo estiver em branco e o segundo preenchido, o frete só aparecerá quando o total do carrinho tiver até o preço estipulado, e se for o contrário, o frete só aparecerá quando o total for maior que o preço do primeiro campo.

Essa configuração de frete é ideal para o tipo de promoção: "Frete promocional para compras acima de R$150,00".

4. Para concluir a configuração, basta clicar em "Salvar alterações" e a opção de frete estará disponível em sua loja.

Pronto! Agora você já sabe oferecer uma outra forma de frete em sua loja além das que já temos integradas.

Integrando outras transportadoras via API

Se já possuí um contrato com alguma transportadora que não temos integração e deseja integrar à loja. Saiba que é possível fazer isso através da nossa API. No tutorial abaixo explicamos com detalhes como poderá fazer isso.

Encontrou sua resposta?