Neste tutorial vamos explicar os motivos pelo qual a sua venda ainda não atualizou o status para pagamento confirmado ou cancelado no painel administrador da sua loja.

Caso o seu pedido foi rejeitado pelo meio de pagamento, recomendo consultar o nosso tutorial 👉 Por que a minha venda foi cancelada?.

No painel de administração da loja, seguindo pelo caminho Vendas > Lista de vendas, você consegue visualizar o status de todos os pedidos (confirmados e pendentes) sem precisar clicar no resumo da venda.

Dessa forma, fica mais fácil para saber como estão as vendas de forma rápida e clara, sabendo quais vendas já foram concluídas e quais ainda estão abertas.

As atualizações do status de pagamento são apresentadas nesta tela pois temos integração com a sonda de notificação automática de todos os intermediadores de pagamento disponíveis em nossa plataforma. Essa sonda é o que permite os intermediadores nos avisarem sobre o andamento dos pagamentos.

Para que o status mude, precisamos receber uma notificação vinda diretamente do intermediador, e nem sempre isso acontece em tempo real, ou seja, é possível que primeiro o status do pagamento apareça como concluído no painel do intermediador e só depois no painel de administração de sua loja.

Quando os pedidos aparecem na página "Minhas vendas"?

O pedido aparece na listagem de vendas apenas quando o intermediador notifica a plataforma de que houve uma intenção de pagamento. Desta forma, você visualizará somente pedidos que, de fato, o comprador informou um cartão de crédito para concluir o processo ou gerou um boleto para realizar o pagamento.

Esse processo é aplicando em todos os modelos de finalização que temos integração (Checkout transparante, LightBox e Padrão).

Os pedidos onde o comprador desiste da compra, ou seja, chega até a fase de informar os dados para o pagamento e não conclui o pedido, aparecerão como carrinhos abandonados

Por esse motivo é importante que você ative a ferramenta de carrinho abandonados em sua loja. Através desse recurso é possível identificar quais clientes desistiram, obtendo uma oportunidade de recuperar a venda perdida. Para mais informações sobre essa funcionalidade, consulte o tutorial 👉 Como configurar e utilizar a ferramenta de Carrinhos Abandonados?.

É possível que exista uma quantidade menor de pedidos na tela de Vendas e uma quantidade maior de carrinhos abandonados, mas isso se deve ao fato das vendas que nunca foram concluídas e não viraram pedidos, e sim carrinhos abandonados. Se tiver alguma dúvida sobre essa mudança, recomendamos que consulte o nosso tutorial 👉 Por que tenho menos pedidos em meu painel de vendas e mais carrinhos abandonados?.

📌 Importante: Para os pedidos recebidos que o cliente selecionou o meio de pagamento personalizado, o status seguirão funcionando sem mudanças, ou seja, para esse tipo de venda, a mudança deverá ocorrer de forma manual tanto pela listagem dos pedidos como dentro do próprio pedido:


Lembrando que a primeira mensagem do status da venda pode variar de acordo com o tipo de pagamento que seu cliente escolheu, como pagamento personalizado ou intermediador de pagamento.

Ou seja, quando ela estiver marcada como "Esperando confirmação do Wirecard, Paypal, Pagseguro..." e assim por diante, é preciso esperar que esse intermediador confirme o recebimento do pagamento e mande essa confirmação para seu Administrador Nuvem antes de você realizar o envio. 

Assim que for confirmado, ficará marcado como "Esperando que o pedido seja embalado", nessa listagem básica. Mas se você clicar no número do pedido e ver o resumo da venda, verá da seguinte forma:


📌Importante: recomendamos não marcar manualmente o pagamento como recebido, isso porque assim que o pagamento é confirmando, manualmente ou não, o cliente que realizou a compra recebe um e-mail automático informando que o pagamento foi confirmado.

Essa ação não pode ser desfeita, então se marcar por engano e o cliente não tiver feito o pagamento de fato, poderá gerar um conflito para você. Então só marque se tiver certeza de que o pagamento foi recebido.

E se quiser saber mais como administrar as suas vendas, separamos um índice com outros artigos que podem te ajudar na gestão da sua loja. Para acessar, basta clicar no botão abaixo.

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