Depois que um pedido é realizado na sua loja, antes de seguir com o envio, é preciso que o pagamento dessa compra seja concluído corretamente. Assim, você garante que um pedido só será envio depois de pago.

Neste tutorial, vamos te explicar mais sobre os status do pagamento de seus pedidos e os motivos que leva um pedido não ter seu status atualizando dentro do painel de administração da sua loja.

Lista de Vendas

Para acompanhar o status de seus pedidos e efetuar a gestão de suas vendas, você pode acessar sua "Lista de Vendas", seguindo pelo caminho "Vendas" > "Lista de vendas".

É nesta tela que você encontra todas as informações sobre o status do pagamento de seus pedidos.

Um pedido aparece na sua listagem de vendas apenas quando o intermediador notifica a plataforma de que houve uma intenção de pagamento. Desta forma, nesta página, você visualizará somente pedidos que, de fato, o comprador informou um cartão de crédito para concluir o processo ou gerou um boleto para realizar o pagamento.

Esse processo é aplicando em todos os modelos de finalização que temos integração (checkout transparante, LightBox e padrão).

Os pedidos onde o comprador desiste da compra, ou seja, chega até a fase de informar os dados para o pagamento e não conclui o pedido, aparecerão como carrinhos abandonados.

💡Dica: para garantir mais pedidos concluídos, você pode ativar a funcionalidade de carrinhos abandonados. Através dela, é possível identificar quais clientes não concluíram seus pedidos, obtendo uma oportunidade de recuperar a venda perdida. Para saber mais, consulte o tutorial 👉 Como configurar e utilizar a ferramenta de Carrinhos Abandonados?

Status do pagamento de suas vendas

Quando todo o processo de compra é concluído e o pedido é enviado para sua "Lista de Vendas", seu primeiro status será "Aguardando confirmação de pagamento". Enquanto não recebermos nenhuma informação sobre aquele pagamento do intermediador, o status do pedido continuará o mesmo.

Quanto o pagamento é concluído corretamente, o status de uma venda passará a ser "Pronto para embalar". No entanto, quando acontece algum problema, o status do pedido passará a ser "Pagamento rejeitado", sendo necessário o cancelamento daquela venda.

Atualizações do status do pagamento

Para que você consiga acompanhar as atualizações do status de seus pagamento, possuímos uma integração com a sonda de notificação automática de todos os intermediadores de pagamento disponíveis na plataforma. Essa sonda é o que permite os intermediadores nos avisarem sobre o andamento dos pagamentos.

Para que o status mude, precisamos receber uma notificação vinda diretamente do intermediador. No entanto, isso nem sempre acontece em tempo real e é possível que primeiro o status do pagamento apareça como concluído no painel do intermediador e só depois no painel de administração de sua loja.

Para pedidos feitos através dos intermediadores de pagamentos integrados à Nuvemshop, recomendamos que você não marque manualmente o pagamento como recebido, uma vez que essa ação não pode ser desfeita, podendo causar complicações com o pedido.

Já para pedidos em que o cliente selecionou um meio de pagamento personalizado, o status do pagamento não é atualizado automaticamente. Para esse tipo de pedido, a mudança do status deverá ser feita por você, de forma manual.

Para saber mais sobre todos os status de seus pedidos e como efetuar a gestão das suas vendas através da sua "Lista de Vendas", acesse o tutorial 📝 Como administrar os pedidos em minha página de Vendas?

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