No painel de administração, você consegue visualizar todos os pedidos que sua loja virtual já recebeu, desde que iniciou suas atividades. Além disso, de forma detalhada, você pode conferir informações sobre todas as vendas canceladas, arquivadas, vendas aguardando confirmação de pagamento, vendas aguardando o envio, entre outros status.

Neste tutorial, vamos te apresentar o painel "Minhas vendas", onde você poderá administrar todos os pedidos que a sua loja virtual recebe.

Para acessar essa tela, é preciso que você ingresse no painel de administração de sua loja, e siga pelo caminho "Vendas" > "Lista de vendas".

A seguir, te apresentamos todas as seções dessa página e as ações que você pode efetuar!

Conhecendo o painel Minhas vendas

Para acessar a página "Minhas Vendas", siga pelo caminho "Vendas" > "Minhas vendas". Nela, você encontrará a seguinte tela:

Essa tela está divida em algumas seções: o cabeçalho da página, um campo de busca, os filtros disponíveis e sua lista de pedidos. A seguir, vamos te apresentar todas elas e explicar as ações que você pode realizar em cada uma.

Cabeçalho da página

No cabeçalho da página, você encontrará três botões distintos: Aplicativos, Exportar lista e Adicionar pedido manual.

  • Aplicativos: nesta seção do painel, ficarão concentrados os aplicativos que você possui instalados na sua loja relacionados às vendas (por exemplo, ferramentas de frete). Para conhecer os aplicativos disponíveis, acesse a nossa 👉 Loja de Aplicativos.
  • Exportar lista: clicando nesse botão, você conseguirá exportar uma lista de vendas. Para saber mais sobre a funcionalidade, consulte o tutorial 📝 Como exportar as minhas vendas para uma planilha?.
  • Adicionar pedido manual: através desse botão, você consegue incluir um pedido de forma manual na sua Lista de Vendas (por exemplo, um pedido concluído em outro canal, como na sua loja física ou através de redes sociais). Para saber como realizar essa ação, confira o tutorial 📝 Como criar pedidos manualmente em meu painel de administração?

Campo de busca

Nesta seção do painel, você conseguirá buscar os pedidos já realizados em sua loja. Você pode escrever o número do pedido, nome do cliente ou valor exato da compra e clicar em "Pesquisar" para localizar o pedidos desejado. Clicando em "Busca avançada", aparecerão outros campos.

Filtros

Você também poderá pesquisar seus pedidos utilizando filtros. Esses filtros servem, principalmente, para realizar ações massivas em pedidos com as mesmas características. Por exemplo, se você possui vários pedidos com o status "Pronto para envio" e já os despachou, é possível filtrá-los e realizar ações em massa para alterar o status.

💡Dica: Para saber como alterar o status de seus pedidos de forma massiva, confira o tutorial 📝Como atualizar o status dos seus pedidos de forma massiva?

Você pode filtrar seus pedidos de quatro formas diferentes: status do pedido, intervalo de datas, meio de envio e canal de venda.

Status do pedido

Você pode ver seus pedidos de acordo com o status que eles possuem.

  • Todos: permite que você também visualize os pedidos arquivados e cancelados, que por padrão, não são exibidos, uma vez que não necessitam de mais nenhuma ação.
  • Todos (exceto arquivados e cancelados): esta é a opção padrão, que exibe todos os pedidos com alguma ação pendente.
  • Arquivados: exibe todos os pedidos pagos e enviados que foram arquivados.
  • Cancelados: você poderá ver todos os pedidos cancelados, por você, pelo cliente, etc.
  • Pagamento rejeitado: exibirá todos os pedidos com pagamentos que foram recusados por um meio de pagamento.
  • Esperando a confirmação de pagamento: mostrará todos os pedidos que estão aguardando a confirmação de um meio de pagamento;
  • Esperando que os pedidos sejam embalados: com esse filtro, você poderá ver todos os pedidos que estão por embalar, para que você os marque como embalados.
  • Esperando a confirmação de envio: aparecerá sempre que você marcar o pedido como embalado e estiver pronto para notificar o envio ao cliente.
  • Esperando que o cliente retire o pedido: exibirá todos os pedidos prontos para serem retirados, na sua loja física ou em um local a combinar. São vendas que já têm o pagamento confirmado e que já foram marcadas como embaladas.
  • Prontos para arquivar: mostrará os pedidos finalizados com sucesso, mas que ainda não foram arquivados.

Intervalo de datas

Este filtro é usado para ver os pedidos gerados durante um período de tempo específico.

Meio de envio

Aplicando um desses filtros, você poderá visualizar somente os pedidos correspondentes a uma forma de envio específico, entre as ativas na sua loja.

Canal de Venda

Com um desses filtros, você conseguirá visualizar somente os pedidos feitos em determinados canais de venda: na sua Nuvemshop, através do Mercado Livre ou pedidos adicionais ao seu painel de administração manualmente, concluídos em outros canais (WhatsApp, Instagram, etc).

Lista de pedidos

Nesta seção da página, ficam as informações básicas sobre os pedidos realizados. Por padrão, são apresentados os pedidos ainda não arquivados, ou seja, aqueles que ainda estão em aberto. No entanto, os pedidos que aparecerão nessa seção dependem dos filtros que você aplicar.

A seção é dividida por colunas:

  • Pedido:  com o número do pedido que pode ser clicado e te direcionará ao pedido completo.
  • Data: a data em que o pedido foi realizado.
  • Produtos: a quantidade de produtos que compõe o pedido e também quais são esses produtos. Clicando sobre "Ver", a lista de produtos se expande, e rapidamente você consegue visualizar os produtos que fazem parte do pedido.
  • Comprador: o nome do cliente que realizou a compra.
  • Status do pedido: de forma simples e ilustrada por símbolos, você visualiza em que estágio aquela venda está, ou seja, seu status.

💡Dica: caso você esteja em dúvidas sobre o status de pagamento do seu pedido, confira o tutorial 📝 Como saber se uma venda já foi paga?.

  • Ação recomendada: de acordo com o status do pedido, é necessário uma ação para que o processo de compra seja finalizado e um pedido possa ser arquivado. Por exemplo, quando um pedido está com o status "Pronto para embalar", você verá um botão com a ação recomendada "Marcar como embalado".

📌 Importante: Para os pedidos que foram rejeitados pelo meio de pagamento, no qual o status será identificado como "Não é necessário nenhuma outra ação", recomendamos que siga o Fluxo de cancelamento da venda para que o item retorne ao estoque ou entre em contato com o cliente para combinar uma outra forma de receber pela venda.

Pronto! Agora você já sabe como gerenciar seus pedidos, filtrá-los, alterar seus status e realizar ações até que aquela venda possa ser arquivada! 🙌

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