Para solicitar alguma informação para seu cliente antes de concluir o processo da compra, é possível adicionar um campo personalizado no checkout.

Essa ferramenta te ajuda a adquirir informações adicionais importantes para aquele pedido que, por padrão, não são solicitadas durante o processo de compra. Por exemplo:

  • Disponibilidade de data e hora para receber encomendas;
  • Mensagens personalizadas, como dedicatórias;
  • Especificações sobre o pedido, caso o produto seja feito sob medida.

Neste tutorial, vamos te ensinar a ativar este campo e como encontrar as informações preenchidas pelos seus consumidores dentro do seu painel de administração.

🌟 Importante: só é possível adicionar 1 campo para receber informações do comprador no checkout.

💡 Dica: para conferir as possibilidades de configurações do checkout, consulte o tutorial 👉 Tudo sobre as opções de checkout.

Vamos lá?

Como ativar o campo "Nota do comprador":

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho "Configurações" > "Opções de checkout".

2. Na seção "Nota do comprador", marque a opção Mostrar o campo "Nota do comprador" no checkout para habilitar a funcionalidade.

3. Com a funcionalidade habilitada, você verá as opções de configuração:

  • Fazer com que o campo "Nota do comprador" seja obrigatório - ao marcar esta opção, seu cliente só conseguira prosseguir no processo de compra se escrever algo no campo. Por isso, é importante pensar bem na informação que você solicitará e deixar claro que ela é obrigatória;
  • Título para o campo "Nota do comprador" - a informação que você quer obter do seu cliente. Por exemplo, se você precisar que o comprador informe uma mensagem para um cartão de presente, escreva algo como "Escreva aqui a mensagem para o cartão que acompanhará o presente".

4. Depois de configurar, é só clicar em "Salvar alterações" no final da página.

Pronto, já haverá uma nota no checkout da sua loja, como no exemplo abaixo:

💡 Dica: se você busca informações sobre como emitir a nota fiscal das vendas dos produtos, o recomendável é que você conte com a ajuda de um ERP para gerenciar a parte contábil de sua loja. Atualmente, temos integradas algumas opções, que você encontra em nossa 📱 Loja de Aplicativos Nuvem.

Como visualizar as informações preenchidas no campo "Nota do comprador"

Para visualizar as informações preenchidas na "Nota do comprador", basta acessar sua "Lista de vendas". Você irá encontrá-las ao entrar diretamente na sua "Lista de Vendas" ou ao acessar os "Detalhes do pedido". Fora isso, também é possível incluí-las na etiqueta de envio de seus pedidos.

Na sua "Lista de Vendas":

1. No seu painel de administração, siga pelo caminho "Vendas" > "Lista de Vendas".

2. Em sua Lista de vendas, você encontrará o campo "Comprador". Se algum de seus pedidos tiver informações adicionais, você verá um ícone indicando e, ao passar o mouse sobre ele, a mensagem de seu cliente será exibida.

Nos detalhes do pedido:

1. Dentro da sua "Lista de Vendas", é possível visualizar todas as informações de cada um de seus pedidos clicando no número do pedido.

2. Caso o pedido possua alguma informação adicional, você poderá visualiza-lá no campo "Observações do cliente".

Adicionando as informações da "Nota do comprador" na Etiqueta de envio:

Caso seja necessário, você consegue incluir as informações preenchidas pelo seu cliente no campo "Nota do comprador" na etiqueta de envio de seu pedido.

1. Para isso, dentro da página de detalhes do pedido, basta clicar no botão "Imprimir etiqueta".

2. Nesta tela, você poderá marcar a opção "Exibir informações do cliente".

Pronto! Através dessa ação, você poderá imprimir suas etiquetas de envio com as informações preenchidas pelo seu cliente.

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