Para que as notificações da sua loja cheguem para seus clientes com seu e-mail como remetente, é preciso fazer uma verificação para confirmar que esse endereço é realmente seu. Caso contrário, as mensagens de sua loja chegarão para seus clientes utilizando um e-mail padrão da Nuvemshop.

🌟Importante: essa configuração só pode ser feita em lojas que utilizam um e-mail próprio, como contato@sualoja.com.br. Isso quer dizer que, se o e-mail principal da sua loja é um e-mail do tipo @gmail, @hotmail, @live, você não conseguirá fazer essa configuração, uma vez que essas mensagens chegam como Spam, Promoções ou E-mails indesejados para seus clientes.

Se você possui um domínio personalizado, você consegue criar um e-mail personalizado. Saiba mais no tutorial 📝 Como ter um e-mail com meu domínio próprio?.

💡Dica: o seu e-mail de cadastro com a Nuvemshop (aquele que você usa para acessar o painel de administração) é o principal de sua loja. Isso significa que todas as mensagens de sua loja para seus clientes serão enviadas com esse e-mail como remetente, assim como as mensagens que você receber referentes à sua loja (tanto dos seus clientes quanto da Nuvemshop) serão enviadas para esse mesmo e-mail.

Vamos aos passos!

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Emails.

2. Como o e-mail ainda não está verificado, aparecerá uma explicação e alguns passos para que faça a configuração.

3. Clique na frase "1. Clique aqui para verificar que você é o dono de contato@sualoja.com.br", para receber um e-mail da Amazon. 

📌 Observação: se na sua loja não aparece esse aviso e sim a frase "Todos os e-mails estão sendo enviado de e seu e-mail de cadastro", está tudo certinho e você não precisa finalizar este tutorial.

4. Agora, entre na caixa de entrada do seu e-mail e procure por uma mensagem da Amazon SES, ele estará todo em inglês. O assunto do e-mail pode variar, mas em geral é Amazon Web Services – Email Address Verification Request in region US East (N. Virginia). É só você clicar no link grande que estará no corpo do e-mail.

💡Dica: caso não encontre na caixa de entrada, procure nas caixas de Spam, Lixo Eletrônico, Promoção e Quarentena, é possível que esteja lá. Vale lembrar que existe um prazo de 24 horas para ele chegar em sua caixa, mas geralmente chega em questão de minutos.

5. Assim que clicar, abrirá uma pagina de confirmação de verificação do e-mail. Nenhuma ação é necessária, é somente uma confirmação, então apenas feche a janela.

6. Volte ao seu Administrador Nuvem e faço o mesmo caminho do primeiro passo: Configurações > Email e clique na frase "4. Volte à esta tela e notifique a Nuvemshop.


7. Será exibida uma mensagem, informando que as mensagens já estão sendo enviados a partir do seu e-mail de cadastro.

Pronto! 

Agora está tudo certo e seus clientes receberão todos os e-mails automáticos com o e-mail da sua loja de remetente.

🌟Importante: Ao obter um endereço de e-mail próprio, é necessário fazer uma validação para evitar que outros servidores enviem e-mails não autorizados em nome do seu domínio, ou seja, Quando um e-mail é recebido, o servidor do destinatário verifica se o seu servidor que está enviando tem realmente autorização de uso do domínio. Caso o servidor não tenha, o e-mail é rejeitado, podendo bloquear alguns desses disparos pelo servidor da Amazon AWS.

Para que isso não acontece, será necessário configurar SPF (Sender Policy Framework) no servidor de hospedagem do seu domínio, junto com o DNS (na entrada TXT). Ao fazer isso você irá informar que o seu servidor tem autorização para realizar esses disparos.

Se por algum motivo não souber como fazer isso, basta entrar em contato com o serviço de hospedagem do seu domínio e e-mail para que eles possam te ajudar com essa configuração.

💡 Dica: caso queira alterar o e-mail cadastrado, pode seguir os passos do tutorial 📝Como alterar o e-mail, nome e senha do cadastro da minha loja? e depois seguir os passos deste tutorial para validá-lo novamente. Se quiser personalizar as mensagens enviadas, você pode alterar o conteúdo dos e-mails automáticos que chegam para seus clientes também, é só seguir os passos do tutorial 📝Como personalizar o conteúdo dos e-mails automáticos pré-configurados?.

Encontrou sua resposta?