Os e-mails automáticos são as notificações que seus clientes recebem quando executam uma ação em sua loja. Eles servem para acompanha-los durante o processo de compra e garantem que eles podem entrar em contato com você a qualquer momento.

Todos os emails automáticos são enviados de contato@nuvemshop.com.br e utilizam o nome da sua loja. No entanto, se seus clientes responderem a essa mensagem, a resposta irá diretamente para a caixa de entrada do e-mail com a qual você se cadastrou na plataforma.

📌 Observação: para saber como enviar esses e-mails à partir do seu e-mail próprio e não através do endereço da Nuvemshop, siga o passo a passo do tutorial 📝 Como habilitar o envio das notificações para meus clientes a partir do meu e-mail?.

Aqui, vamos te explicar como funcionam os e-mails enviados automaticamente pela sua loja para seus clientes e como realizar a edição do conteúdo dessas mensagens.


🌟Importante: não é possível adicionar ou remover mensagens do fluxo já estabelecido de e-mails, porém, é possível personalizar o conteúdo das mensagens já pré-configuradas para que elas fiquem com uma linguagem mais adequada ao perfil da sua marca.

Para explicar melhor como as mensagens funcionam, dividimos este tutorial em três partes:

  • Quais mensagens são enviadas para meu cliente?
  • Como personalizar os e-mails automáticos?
  • Qual versão meu cliente receberá?

Vamos aos passos!

Quais mensagens são enviadas para meu cliente?

Os e-mails que a plataforma envia automaticamente para os seus clientes e visitantes são:

Conta de usuários

Essas mensagens falam sobre a conta de seus consumidores em sua loja. Existem três mensagens diferentes que são enviadas:

  • Ativação de conta
  • Boas-vindas
  • Mudança de senha

Ordens de compra

Nessa seção, estão todas as mensagens que são enviadas durante o processo de efetivação de um pedido. São elas:

  • Confirmação de compra
  • Confirmação de pagamento
  • Confirmação de envio
  • Cancelamento de compra

Promoções

Na seção "Promoções", se encontra a mensagem referente à carrinhos abandonados, feita para incentivar seus clientes a concluírem uma compra de um carrinho abandonado.

Como personalizar os e-mails automáticos?

Todas as mensagens automáticas já possuem um texto padrão, porém, você consegue personalizar seu conteúdo.

A seguir, te ensinaremos como personalizá-las:

1. No painel de administração da loja, siga pelo caminho "Configurações" > "E-mails".

2. Selecione qual a mensagem que você gostaria de personalizar e clique em "Editar conteúdo".

3. A primeira coisa é escolher qual será o assunto do seu e-mail. Preencha a seção "Título do seu e-mail" com o assunto que você escolher para aquela mensagem.

Caso você tenha mais de um idioma habilitado na sua loja, é possível configurar o e-mail em todos os idiomas disponíveis, clicando na guia correspondente ao idioma.

📌Observação: ao editar o assunto, você verá que o código "{{store_name}}". Ele é usado para adicionar uma variável ao assunto do seu e-mail que nesse caso, é o nome da sua loja. Para que o código funcione corretamente, é preciso que você edite apenas a parte do texto, mantendo o conteúdo que está entre os dois colchetes inalterado.

4. Para editar o conteúdo da mensagem, o primeiro passo é escolher o tipo de mensagem que você gostaria de enviar para seus clientes: HTML ou Formato texto.

A seguir, te explicaremos melhor sobre os dois formatos enviados pela plataforma:

E-mail em formato texto

É o formato que vem habilitado por padrão. Nesse caso, seu cliente receberá mensagens em texto simples, sem formatação (negrito ou itálico, por exemplo) e sem imagens, como no exemplo abaixo:

Ao selecionar a opção "Formato Texto", você verá uma caixa com o texto padrão enviado e poderá editá-lo.

Assim como no assunto do email, é importante que você não edite os códigos entre colchetes, uma vez que eles geram informações automáticas e personalizadas para cada venda ou transação, de acordo com o cliente e seu pedido em específico.

💡 Dica: se você excluir um código por engano ou quiser alterar a posição daquela informação determinada pelo código para outro parágrafo ou frase, confira a seção "Explicação do código", localizada no canto direito da página. Nela, você encontrará a lista de variáveis que você pode incluir e explicações sobre sua função.

Para inserir uma variável, basta clicar em cima do código que você deseja incluir, que a informação será automaticamente copiada. Em seguida, para colá-lo no local desejado, vá para sua caixa de texto e pressione Ctrl+V em seu teclado (Command+V no Mac).

Quando finalizar de editar seu texto, clique no botão "Salvar alterações" ao final da página!

🌟 Importante: Se quiser recuperar o texto original, incluindo em HTML, consulte a nossa👉 FAQ de e-mails automáticos. Basta localizar o texto, copiar e colar dentro do painel da sua loja, igual o exemplo abaixo.

Mensagens em HTML

É o formato com formatação avançada, que apresenta um layout diferente, com o logo da loja, como no exemplo abaixo:

Esse tipo de mensagem não está ativa para o envio por padrão e para que seu cliente receba mensagens com esse layout, é preciso ativar esse envio.

Para isso, clique em "HTML" e em seguida, marque a opção "Habilitar o email em HTML".

Caso não queira utilizar o layout padrão definido pela plataforma e tenha conhecimentos técnicos para tal, você pode editar o estilo do seu e-mail editando o código HTML dele. Para isso, basta clicar em "Editar código".

📌 Observação: recomendamos que o conteúdo das mensagens em HTML só seja alterado por usuários com conhecimentos avançados nessa linguagem de programação, para não prejudicar a experiência do cliente. Qualquer customização incorreta pode impedir o funcionamento desejado das mensagens.

Quando finalizar as edições, clique no botão "Salvar alterações" ao final da página!

Qual versão meu cliente receberá?

Para que o seu cliente receba uma versão em HTML, é preciso que você habilite essa opção, como explicamos. No entanto, mesmo ao ativar o envio da versão em HTML, a plataforma seguirá enviado a versão em Texto, em conjunto.

Fazemos isso por uma medida de segurança, uma vez que alguns servidores de e-mail recebem somente e-mails no formato Texto, e por isso é necessário enviar as duas versões. 

Desta forma, a versão do e-mail de sua loja que seu cliente receberá depende mais do serviço de e-mail que ele usa do que do funcionamento de sua loja.

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