O Facebook oferece uma funcionalidade que permite que você apresente o catálogo de produtos de sua loja em uma guia especial de sua fanpage. A Nuvemshop disponibiliza um feed com todos os seus produtos, para que você possa apresentá-los diretamente em sua página, aproveitando essa funcionalidade. Assim, você conta com mais um canal de vendas para seu negócio.

Como nossos layouts são responsivos, seus clientes contam com uma experiência totalmente confortável para poder comprar, inclusive por dispositivos mobile, sem precisar sair do Facebook.

Neste tutorial, vamos te ensinar a habilitar esta funcionalidade em sua fanpage e a enviar o seu catálogo de produtos para o Facebook. Dividimos os passos em 3 partes:

  • Habilitando a guia na fanpage
  • Configurando a guia
  • Enviando o catálogo de produtos

Habilitando a guia na fanpage

1. Na página inicial de sua fanpage, clique em Configurações.

2. No menu da lateral esquerda, clique em Modelos e guias.

3. Desça até o final da página, e clique no botão "Adicionar uma guia"

4. Abrirá uma janela, com uma lista de possibilidade. A última corresponderá à Loja. Clique em "Adicionar guia".

5. Note que ao clicar, a opção Loja desaparecerá da lista. Basta clicar em "Fechar"para concluir.

6. Você verá a lista de guias de sua loja, e poderá ordená-las a seu gosto. Basta clicar sobre elas e arrastá-las para a ordem que desejar, como na animação a seguir.

Pronto! A guia Loja está habilitada em sua fanpage!

Configurando a guia

1. Volte para a página inicial de sua fanpage e no menu lateral esquerdo clique em Loja.

2.  O Facebook te apresentará alguns termos e condições. Leia com atenção, em seguida marque que concorda com esses termos e clique em "Continuar".

3. Agora, o Facebook perguntará o método de finalização de compra. Como os pedidos serão feitos em sua loja, selecione a opção Finalizar a compra em outro sitee clique em "Continuar".

4.  O último passo conferir se a moeda seleciona para a exibição dos preços do seu catálogo de produtos é o Real brasileiro (se essa for a moeda padrão de sua loja) e clicar em "Salvar" para concluir.

Pronto, a guia Loja está habilitada e configurada!

Enviando o catálogo de produtos

Para configurar o catálogo de produtos, primeiro precisamos adicionar um produto de exemplo manualmente. Esse produto, que iniciará a criação do seu catálogo, deverá ser excluído posteriormente, e servirá somente para que possamos habilitar a funcionalidade por completo.

1. Ainda na guia Loja, clique em "Adicionar produtos"

2. Preencha as informações essenciais para a publicação desse produto teste, ou seja, adicione uma foto, nome, preço, descrição e o endereço da sua loja. Para finalizar, clique em "Salvar". 

3. O Facebook exibirá uma nova janela, informando que o produto foi cadastrado. Todavia, é importante ressaltar que ele não aparecerá na guia Loja de imediado, pois todos os produtos são analisados pelo Facebook antes de serem publicados.

4. Agora, vamos vincular o catálogo de produtos de sua loja, para que ele apareça nessa guia de sua fanpage. O primeiro passo é copiar o endereço do feed no painel de administração de sua loja. Para tanto, vamos aproveitar o mesmo catálogo disponível para o Instagram Shop.Siga pelo caminho Canais de venda > Instagram Shop e copie o endereço do XML apresentado no passo 4, como na imagem a seguir.

💡 Dica: se você quiser utilizar também o Instagram Shop, temos um tutorial especial explicando o processo. Acesse o passo a passo 👉 Como gerar um catálogo de produtos para vender pelo Instagram? e faça a configuração na sua loja, no Instagram e no Facebook!

5. Em seguida, visite o endereço https://www.facebook.com/products, onde verá o catálogo de produtos que começamos a criar para a sua fanpage. Clique sobre o nome do catálogo para prosseguir.

6. Na sua tela, irá aparecer somente 1 produto, que é aquele que criamos manualmente. Clique em "Adicionar produtos" e "Adicionar novo produto".

7. Na próxima janela, selecione a opção "Use Data Feeds" e "Next".

8. Na próxima tela, você configurará as informações do seu catálogo, para que ele seja atualizado automaticamente de acordo com as mudanças de sua loja. Faça o preenchimento de acordo com o exemplo a seguir:

A. Selecione a segunda opção, Set a Schedule. Ativando essa opção, você poderá configurar a periodicidade em que o Facebook passará pela sua loja para absorver as informações dos seus produtos.

B. Neste campo, você deverá informar a URL do feed XML de seus produtos, gerado pela Nuvemshop. Cole o endereço que copiamos em Canais de venda > XX, no passo 4. 

C. Agora, você configurará a periodicidade com que o Facebook vai absorver as informações dos seus produtos. No exemplo, configuramos para que as informações sejam atualizadas diariamente, às 8h da manhã, no fuso horário de Brasília.

D. Informe o nome do banco de dados dos seus produtos. Pode ser o nome de sua loja ou outro de sua preferência.

E. Selecione a moeda de vendas da sua loja. Nesse caso, selecionamos BRL - Real Brasileiro.

F. Para iniciar a importação dos produtos, clique em Start Upload. 

9. A importação será iniciada, e você poderá acompanhar o andamento. É importante lembrar que quanto mais produtos, mais demorado será o processo. Após completada a importação, clique em "View Products".

🌟 Importante: após a importação dos produtos, pode acontecer de o Facebook apontar o erro Um campo está ausente para um produto: "google_product_category" em Catálogo:

Esse erro acontece quanto você não tem o Google Shopping ativado em sua loja e não configura os produtos com as informações requeridas pelo Google Shopping. Apesar de se apresentar como um erro, a ausência dessa informação não impede a apresentação dos seus produtos no catálogo, somente poderá tornar campanhas feitas diretamente no Facebook um pouco menos efetivas. Por isso, recomendamos que siga os passos dos tutoriais 👉 Como ativar o Google Shopping? e 👉 Como publicar meus produtos no Google Shopping? - Inserindo os Identificadores de produtos do Google em meus produtos para tornar a configuração mais completa e evitar esta notificação.

10. Você verá os produtos que foram carregados para o catálogo.

Como vincular o Pixel ao meu catálogo do Facebook

1. No menu lateral, selecione a opção "Fonte de dados de eventos" e depois "Conectar ao rastreamento".

 2. Na próxima tela, selecione o Pixel e depois clique em "Concluir".

Agora seu catálogo já está vinculado ao Pixel.

📌 Observação: Se for a primeira vez que conectou o Pixel ao catálogo, não irão aparecer eventos. Esse erro se refere a ausência de atividades no Pixel do Facebook. Isso acontece porque pode demorar um tempo para o Facebook identificar os "gatilhos" do pixel e começar a registrar os eventos. Isso também pode acontecer com sua loja se ela for nova e ainda não teve vendas.
Se ainda não criou o Pixel e configurou na Nuvemshop, ensinamos a fazer isso no tutorial 👉Como utilizar o Pixel do Facebook?.

🌟 Importante: assim como quando cadastramos manualmente o produto de teste, o Facebook analisará o seu catálogo de produtos antes de publicá-lo em sua fanpage.Desta forma, seu catálogo de produtos pode não aparecer de imediato na guia Loja, é necessário aguardar a verificação do Facebook para que os produtos sejam exibidos.

Essa verificação pode demorar alguns dias, ou até mesmo semanas. Neste exemplo, levou 7 dias para que os produtos aparecessem na fanpage

💡 Dica: enquanto os produtos não aparecem, aproveite para habilitar o botão "Comprar agora", como ensinamos no tutorial 👉 Como configurar um botão "Comprar agora" em minha fanpage?.

Confira a seguir como deverá aparecer em sua fanpage, acessada por dispositivos móveis.

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