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O que é phishing e como proteger a minha conta?

Saiba mais informações sobre essa forma de ataque cibernético e aprenda a configurar a sua conta para proteger seus dados pessoais.

Última atualização: 03/01/2024

O phishing (pronuncia-se "fichin") é um tipo de ciberataque, praticado por grupos de hackers para acessar dados pessoais, senhas e informações bancárias para utilizá-los em fraudes. O termo surgiu da palavra "fishing", em inglês, que significa "pescar". Em termos práticos, os dados são "pescados" pelos fraudadores.

Normalmente, o "phisher" (pescador) cria sites que imitam os de empresas consolidadas ou envia mensagens que parecem ser de uma fonte confiável, geralmente vinculada a uma empresa com boa reputação no mercado.

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Warning

Os ataques costumam ocorrer por e-mail, mas também pode acontecer por meio de redes sociais, SMS e até mesmo por ligações de telefone.

As mensagens podem conter links que, ao serem acessados pelo usuário, redirecionam para um site ou programa mal-intencionado, com um software malicioso, para roubar as informações pessoais do dispositivo (computador, celular, etc.), que serão utilizadas posteriormente em atividades criminosas.

Principais perigos do phishing

A nível individual, a pessoa que sofrer esse tipo de ataque pode ter danos como:

  • Valores transferidos de sua conta bancária para outra terceira;
  • Compras desconhecidas no cartão de crédito;
  • Realização de consórcios, financiamentos e outras atividades financeiras;
  • Sequestro ou perda de acesso às mídias (fotos, vídeos e arquivos pessoais);
  • Roubo de identidade, realizando publicações falsas em redes sociais e canais de comunicação;
  • Entre outros.

Agora, quando falamos de consequências que empresas podem sofrer, aqui estão algumas:

  • Danos graves nos fundos corporativos;
  • Vazamento de informações pessoais de clientes ou funcionários;
  • Bloqueio de arquivos corporativos;
  • Perda de reputação entre os consumidores e stakeholders;
  • Entre outros.

Tipos de phishing

Clique nas barras azuis abaixo 👇 para ver os detalhes de cada tipo.

Spear phishing

Com foco em indivíduos e não em um grupo de pessoas, os invasores procuram ser mais autênticos, personalizando as mensagens que serão enviadas. Segundo estudo feito pelo SANS Institute, 95% dos ataques às corporações são provenientes de um spear realizado com sucesso.


Ela é mais eficaz, pois os "phishers" são capazes de determinar as pessoas que possuem relação com instituições financeiras, tendo como objetivo o acesso às suas contas bancárias, cartões de crédito, etc.

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Whaling/Fraude do CEO

Este é um ataque de alta gravidade, pois tem como objetivo acessar os dados de um CEO, ou os executivos mais altos de uma empresa ("whaling" pode ser traduzido como "caça às baleias").

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Smishing / SPAM de SMS

Juntando as palavras "SMS" e "phishing", temos o Smishing, que é praticado exclusivamente por mensagens de texto (SMS).

Geralmente, os fraudadores utilizam-se de nomes de bancos ou instituições financeiras para enviar uma mensagem à vítima que, ao acessar o link malicioso, tem seus dados capturados para serem utilizados em atividades criminosas.

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BEC

O BEC é um disfarce de um e-mail corporativo, ou seja, os fraudadores criam e-mails personalizados, com o endereço parecido de uma empresa renomada no mercado. Usando o nome de um C-level, eles buscam por informações confidenciais e/ou envio de valores para contas bancárias que não estão cadastradas no sistema da empresa.

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Phishing de Redes sociais

Muitos "phishers" começam a análise do perfil do indivíduo a partir de suas redes sociais. Ao identificarem o alvo perfeito, enviam mensagens privadas para a pessoa, a fim de coletar o máximo de informações possíveis para planejar o ataque.

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Phishing bancário

São sites falsos, que imitam as páginas das instituições bancárias, para enganar os clientes e roubar as credenciais de acesso, como número de agência e conta, senhas, tokens, etc.

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Phishing de voz

Também chamado de vishing, essa prática ocorre por meio de chamadas telefônicas, para obter dados confidenciais. O criminoso pode se passar por um agente bancário, de suporte ou representante da empresa que você trabalha.

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Phishing e SPAM não são o mesmo. O SPAM seria o envio em massa de comunicação eletrônica, sem autorização do destinatário (como correntes, newsletter, etc.); o Phishing pode ser relacionado, mas é projetado para tirar vantagens de indivíduos e/ou empresas, por meio de agentes fraudulentos.


Como se proteger do phishing?

Verifique o e-mail do remetente para ter certeza de que se trata de uma pessoa legítima e tenha cuidado com links de páginas diferentes às da empresa relacionada. Você pode utilizar uma ferramenta de verificação de links para certificar-se de que é um endereço seguro.

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Info

Uma solução própria para a cibersegurança é o 🌐 DFNDR Enterprise. Para saber mais informações dos serviços prestados, confira o 🎥 Canal do YouTube da empresa.

Atente-se também ao outros detalhes que podem estar relacionados ao Phishing:

  • Remetentes desconhecidos;
  • URL com erros ortográficos;
  • Mensagens com erros ortográficos ou gramaticais;
  • Anexos ou links suspeitos;
  • Conteúdos com senso de urgência ou até mesmo ofertas, como uma vantagem exclusiva, uma bonificação ou premiação.

Configurar a caixa de entrada do e-mail

Clique nas barras azuis abaixo 👇 para visualizar os passos das configurações.

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Success

Nos exemplos, mostramos como configurar o Gmail, mas o procedimento pode ser feito em outros provedores também.

Criar um filtro para reconhecer o e-mail oficial da Nuvemshop

Clique aqui para ver os passos

1. No canto superior esquerdo, ao lado do ícone com a sua foto, clicar no símbolo de engrenagem e depois em "See all settings", ou "Ver todas as configurações".


2. Em seguida, clicar na aba "Filters and Blocked Addresses", ou "Filtros e endereços bloqueados", e depois em "Create a new filter", ou "Criar um novo filtro".


3. Na janela que vai abrir, digitar *@nuvemshop.com.br (dessa forma mesmo, com o asterisco *) e depois em "Create filter", ou "Criar filtro".


4. Na próxima janela, selecionar a opção "Apply the label:", ou "Aplicar o marcador", e clicar em "Choose label > New label" para criar um marcador com o nome 'Nuvemshop'.


5. Na janela pop-up, preencher o primeiro campo com 'Nuvemshop' e clicar em "Create", ou "Criar".


6. Sugerimos também selecionar a opção "Never send it to Spam", ou "Nunca enviar para o Spam". Dessa forma, todas as comunicações oficiais da Nuvemshop cairão na sua caixa de entrada, com a etiqueta 'Nuvemshop'.

Clicar em "Create filter", ou "Criar filtro", para finalizar.


7. Para tornar o marcador mais visual, você pode escolher uma cor para a etiqueta. 

No canto esquerdo da tela, localizar o marcador criado "Nuvemshop" e clicar no ícone de três pontinhos para visualizar as opções .

8. Clicar em "Label color", ou "Cor do marcador", e escolher a cor desejada.

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Bloquear e-mails suspeitos

Clique aqui para ver os passos

1. No canto superior esquerdo, ao lado do ícone com a sua foto, clicar no símbolo de engrenagem e depois em "See all settings", ou "Ver todas as configurações".


2. Em seguida, clicar na aba "Filters and Blocked Addresses", ou "Filtros e endereços bloqueados", e depois em "Create a new filter", ou "Criar um novo filtro".


3. Na janela que vai abrir, digitar o e-mail support@nuvemshop-2022.com (ou outro que você tenha recebido com conteúdos maliciosos) e depois em "Create filter", ou "Criar filtro".


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Alguns exemplos de e-mails que podem ser semelhantes: @nuvenshop.com.br, @nuvemshopp.com.br, @nuuvemshop.com.br, @nuvem.com.br, @nuvemxop.com.br. 

Além desses, e-mails com números (2022) e terminados em .com também não são oficiais.

4. Na próxima janela, selecionar a opção "Delete it" ou "Deletar" e clicar em "Create filter" novamente.


5. Caso já tenha recebido alguma mensagem de remetentes com e-mails suspeitos, recomendamos que bloqueie esses contatos.

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Queremos reforçar que toda e qualquer comunicação feita via e-mail pela Nuvemshop é enviada através do nosso domínio próprio. Isso significa que, sempre que enviarmos um e-mail para você, o endereço irá conter:

  • @nuvemshop.com.br (Brasil)
  • @tiendanube.com (Argentina, México, Colômbia)


Antes de clicar em qualquer link, confira se ele foi enviado por um e-mail oficial da Nuvemshop.

Se você recebeu algum e-mail suspeito, como uma mensagem pedindo seu login ou com os endereços diferentes dos listados acima, confira as nossas recomendações:

  • Excluir o e-mail da sua caixa de entrada;
  • Se você abriu o e-mail, recomendamos limpar o cache e os cookies do seu navegador;
  • Caso você tenha clicado em algum link no e-mail ou fornecido o seu login e senha, será necessário alterar a senha da sua Nuvemshop;
  • Se receber alguma mensagem pelo WhatsApp, garanta que esteja falando com uma pessoa de nossa equipe. Geralmente usamos contas Business e temos indicativos que mostram que são da Nuvemshop.

Na dúvida, pergunte sempre. Prezamos pela transparência e, acima de tudo, pela sua segurança e do seu negócio!

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