o painel de administração de sua loja, na aba de Vendas, você encontrará a opção de Carrinhos Abandonados. É a tela onde a plataforma te mostrará todos os checkouts que foram iniciados e inseridos os dados do comprador e depois desistiram da compra.

Por esta tela você poderá configurar o envio de um e-mail automático ao comprador, para tentar recuperar essa compra iniciada. 

Nesse tutorial te mostramos como configurar e utilizar esta funcionalidade.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Vendas > Carrinhos abandonados.


2.
Na tela seguinte, os passos podem ser diferentes se você já tem ou não carrinhos abandonados:

Se você ainda não teve carrinhos abandonados em sua loja

Se sua loja ainda não teve Carrinhos abandonados e você ainda não fez essa configuração, essa será a tela que você visualizará:

Clique em "Configurar notificações" (no topo ou no meio da tela) e escolha se quer enviar os e-mails automaticamente em 6 horas ou manualmente quando você olhar e escolher.

💡 Dica: recomendamos que você utilize a opção Enviar emails automaticamente 6 horas depois do cliente ter abandonado a compra, para automatizar o processo de recuperação dos Carrinhos abandonados. Porém, se você optar por enviá-los manualmente, a dica é sempre visitar esta tela, para não perder as oportunidades de carrinhos em aberto.

Se você já teve Carrinhos abandonados em sua loja

Quando você ainda não fez essa configuração, mas sua loja já recebeu Carrinhos abandonados, por padrão a loja ficará configurada para que você envie os lembretes manualmente. Basta clicar em "Configurar notificações" no topo e escolher entre uma das opções, assim como mostramos anteriormente.

Como funciona a lista de Carrinhos abandonados

Você visualizará uma lista com todos os carrinhos, divididas em coluna. A forma como você configurou as notificações vai interferir diretamente nesta tela. Configurando de ambas as formas, você poderá ver o nome dos clientes e e-mails, se a notificação foi enviada e o status.

Se você deixar configurado para enviar manualmente, verá também a coluna Ação.

Você poderá clicar no botão "Enviar e-mail agora", que enviará uma mensagem automática pré configurada para seu cliente. Se quiser enviar uma mensagem personalizada por e-mail,  você pode clicar no número que fica na coluna Carrinho e verá um resumo da compra, além da URL que envia o comprador diretamente para o checkout.

Basta copiar o link e enviar um e-mail personalizado para o seu cliente.

Já se você configurar para a plataforma enviar o e-mail automaticamente, a coluna Ação não existirá, e a plataforma automaticamente enviará a mensagem pré configurada, sem depender de uma ação sua.

Pronto, agora você já sabe como configurar os Carrinhos abandonados e como enviar as mensagens para recuperar os pedidos!

💡 Dica: os e-mails enviados aos clientes apresentam um conteúdo padrão, mas este conteúdo pode ser personalizado. Consulte o tutorial 👉 Como personalizar o conteúdo do e-mail automático de Carrinho Abandonado? para saber mais detalhes.

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