No painel de administração, você consegue visualizar todos os pedidos que sua loja virtual recebeu desde o início de suas atividades até os dias de hoje. Além disso, de forma detalhada, você pode ver todas as vendas canceladas, arquivadas, vendas esperando confirmação de pagamento, vendas esperando o envio, entre outros status.

Nesse tutorial vamos te mostrar como administrar suas vendas. O conteúdo está dividido em 4 partes:

  • Conhecendo o painel Minhas vendas
  • Quais os possíveis status de uma venda
  • Como saber se a venda já foi paga
  • Como ver as vendas canceladas e arquivadas

Mas antes desses passos, para nesta tela no painel de administração de sua loja, é só seguir pelo caminho Vendas > Minhas vendas.

Vamos ao passo a passo.

Conhecendo o painel Minhas vendas

Ao acessar o caminho Vendas > Minhas vendas, você encontrará a seguinte tela:

A. Busca - nesta seção do painel, você conseguirá buscar os pedidos já realizados em sua loja. No primeiro campo, você pode escrever o número do pedido, nome do cliente ou valor exato da compra e clicar em "Pesquisar" para localizar. Clicando em "Busca avançada", aparecerão outros campos.

Nestes campos, você poderá filtrar os pedidos de acordo com o status e o intervalo de datas.

B. Aplicativos e Exportar lista - nesta seção do painel, ficarão concentrados os aplicativos relacionados às vendas de sua loja, assim como o acesso à funcionalidade de exportar a lista de vendas.

💡 Dica: para conhecer os aplicativos disponíveis, acesse a 🌎 Loja de Aplicativos Nuvem. E para saber como exportar a lista de clientes, consulte o tutorial 📝 Como exportar as minhas vendas para uma planilha?.

C. Pedidos - nesta seção do painel, ficam as informações básicas sobre os pedidos realizados. Por padrão, são apresentados os pedidos ainda não arquivados, ou seja, aqueles que ainda estão em aberto.

A seção é dividida por colunas, onde as principais são:

  • Pedido -  com o número do pedido que pode ser clicado e te direcionará ao pedido completo
  • Produtos -  onde você consegue visualizar a quantidade de produtos que compõe o pedido e também quais são esses produtos. Clicando sobre "Ver", a lista de produtos se expande, e rapidamente você consegue visualizar os produtos que fazem parte do pedido.
  • Status - de forma simples e ilustrada por símbolos, você visualiza em que estágio estão os pedidos. Na próxima etapa deste tutorial, você verá mais detalhes.

Quais os possíveis status de uma venda

No painel de vendas, você encontrará a lista de todas as vendas em aberto, podendo ser vendas pagas ou não.

Abaixo, listamos os tipos de status de um pedido, que estão na coluna de Status do pedido:

Alguns dos status já são auto explicativos, mas deixamos mais alguns detalhes para você ter em conta:

  • Aguardando confirmação de pagamento - este status aparecerá sempre que um pedido é realizado na sua loja e aguarda a confirmação do PagSeguro, Moip, BCash, Mercado Pago, Paypal ou qualquer outra meio de pagamento;
  • Esperando sua confirmação de pagamento -  esse status aparecerá para pedidos onde o tipo e pagamento utilizado é personalizado, ou seja,  dependerá de sua aprovação manual;
  • Pronta para embalar - após a confirmação automática do pagamento pelo intermediador ou manual, o produto fica disponível para sem embalado;
  • Pronto para o envio - aparecerá sempre que você marcar o pedido como embalado. Como última ação, você precisará notificar o envio, encaminhando o código e rastreamento para o cliente. Aparecerá também qual o meio de envio escolhido pelo comprador no momento do pedido.

Para tornar mais rápida a gestão dos seus pedidos, você pode alterar os status diretamente na listagem de vendas, clicando nos botões da coluna Ação recomendada, ou entrando no pedido. Veja na animação a seguir.

 

Como saber se uma venda já foi paga

Por padrão, se uma compra é realizada usando um intermediador de pagamento, o status muda automaticamente quando o pagamento é confirmado. Todavia, o tempo de atualização do status poder variar de acordo com o intermediador ativo e o meio de pagamento escolhido por seu cliente para realizar o pagamento.

  • Cartão de crédito / Débito online - quando seu cliente realiza a compra com um intermediador de pagamento e opta por cartão de crédito, o pagamento da compra geralmente é recebido minutos depois. Então, se isso não acontecer nas próximas 48h, o ideal é acessar o painel do intermediador e conferir se há alguma compra ou pagamento confirmado por lá;

🌟 Importante: a Nuvem Shop tem sonda de notificação automática com todos os intermediadores de pagamentos integrados. Isso significa que os intermediadores enviam as notificações para atualizar o status dos pagamentos nos pedidos automaticamente. Você pode ter mais detalhes sobre isso no tutorial 📝O status da minha venda não mudou. Por que?.

  • Boleto bancário -  cliente opta por boleto bancário do intermediador de pagamento, a confirmação do pagamento é feito em até 5 dias úteis;
  • Pagamento personalizado -  nesse caso, o pagamento nunca será confirmado automaticamente, é preciso ser feito manualmente quando você identificar o pagamento, seja da maneira que você escolheu;

📌Observação: se você ainda não cadastrou uma forma de pagamento em sua loja, não será possível realizar vendas, então é só acessar o tutorial 📝Como receber por minhas vendas na interne? e seguir os passos para cadastrar um intermediador.

Para saber quando o pagamento foi realizado, na listagem de vendas ele aparecerá com a Ação recomendada: "Marcar como embalado". Isso quer dizer que o pagamento foi recebido e falta você passar para o próximo passo, que é embalar o pedido.

Caso queira ter certeza, você pode clicar no número do pedido, na coluna Pedido, e ir para o resumo da compra. Você poderá ver a atualização do status ao lado direito, no canto inferior, na caixa de Histórico do pedido:

E quando for uma compra realizada com pagamento personalizado, aparecerá na coluna Status do pedido a informação Esperando sua confirmação de pagamento, junto do nome que você deu para essa forma de pagamento, e o botão "Marcar pagamento como recebido" na coluna Ação recomendada.
 

📌Observação: se você não tem o pagamento personalizado em sua loja virtual e gostaria de oferecer essa possibilidade aos seus clientes, consulte os requisitos e passos para habilitar no tutorial 📝 Como configurar meio de pagamento personalizado?.

🌟 Importante: não marque um pedido como "Pagamento recebido" sem ter certeza que o pagamento foi realizado, porque uma vez que marca como pagamento recebido, seu cliente receberá um e-mail informando que o pagamento foi recebido e não tem como anular esse e-mail enviado. Então só marque quando tiver certeza que o pagamento foi feito.

Como ver as vendas canceladas ou arquivadas

As vendas canceladas e arquivadas não ficam na listagem de vendas na tela principal, é preciso colocar um filtro para encontrá-las e não é difícil.

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Vendas > Minhas vendas.

2. Clique na opção de "Busca avançada" e escolha o status canceladas ou arquivadas e clique em "Pesquisar".

Você verá todas as vendas que existem com esses status em sua loja. Se ela for nova, não terá muitos pedidos cancelados nem arquivados. 

💡 Dica: os pedidos arquivados são aqueles que já foram pagos, embrulhados, enviados e sem nenhuma outra ação a ser feita.

Pronto! Agora você já sabe como alterar o status do seu pedido, como saber se a sua venda já foi paga ou não e como consultar os pedidos arquivados e cancelados de sua loja!

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