Recentemente, aprimoramos a forma que seus pedidos são apresentando na seção de Vendas do seu Administrador Nuvem.

Agora, somente aparecerão em Vendas > Minhas vendas os pedidos que receberam uma intenção de pagamento na tela do intermediador de pagamento. Os demais, ficarão na tela Vendas > Carrinhos abandonados.

🌟 Importante: Essa atualização afeta somente pedidos pagos com os intermediadores de pagamento que não são transparentes, ou seja, aqueles que usam o checkout padrão ou o checkout lightbox.

Como funciona o fluxo de um pedido pago com intermediadores que tem o checkout transparente?

O fluxo dos pedidos pagos com intermediadores que usam o checkout transparente não sofreu qualquer alteração. Como a intenção de pagamento já é comprovada no ambiente da Nuvem Shop, a plataforma identifica automaticamente o pedido de imediato, gerando-o na seção de vendas da loja.

Como funciona o fluxo de um pedido pago com intermediadores que tem o checkout padrão ou lightbox?


Antes de explicar as mudanças, é importante mostrar como esse processo acontecia anteriormente.

Nesse fluxo antigo, aconteciam dois problemas:

  • Pedidos de compradores desistentes apareciam como pedidos aguardando o pagamento: quando o comprador desistia do pedido fora do nosso checkout, na tela do intermediador de pagamento onde deveria informar os dados do cartão ou gerar o boleto, o pedido permanecia ativo na loja até ser cancelado automaticamente ou manualmente pelo lojista. 
  • Pedidos com o meio de pagamento errado: o comprador podia seguir até a tela do intermediador de pagamento e depois retornar ao checkout da loja, e assim  escolher um outro intermediador. Como o pedido já havia sido gerado com as informações do primeiro intermediador selecionado, as informações ficavam incorretas.

Agora, o novo fluxo funciona da seguinte maneira:

Após a mudança, temos os seguintes benefícios:

  • Pedidos reais: o pedido só é criado quando o intermediador de pagamento notifica a plataforma de que houve uma intenção de pagamento, evitando a criação de pedidos falsos.
  • Oportunidades de recuperação dos pedidos para todos os intermediadores: agora, quando o seu cliente desiste da compra na tela do intermediador de pagamento, é criado um Carrinho abandonado. Automaticamente, a plataforma envia ao comprador um e-mail 6h após a desistência, relembrando-o sobre o pedido e com o link direto para o checkout.

📌  Observação: Consideramos intenções de pagamento a finalização do processo de compra no ambiente do intermediador de pagamento. Por exemplo, quando o comprador informa os dados do cartão e clicar em "Pagar". Isso não garante que o pagamento será efetivamente aceito, pois depende da análise antifraude do intermediador após a autorização do débito.

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