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Como configurar o meu e-mail profissional?

Veja como configurar o DNS, validar a segurança e ativar as notificações automática a partir do e-mail profissional

Última atualização: 13/10/2021

Se já possui um e-mail profissional e deseja usá-lo para disparar e-mail automáticos ou até mesmo usar para se comunicar com o seus clientes, você deve configurar os apontamentos DNS.

Para cadastrar os apontamentos DNS do e-mail próprio, vai depender se é a primeira vez que ele é configurado ou se está migrando de plataforma:

É a primeira vez que configuro o e-mail

Por ser uma configuração avançada, recomendamos que entre em contato com o seu serviço de hospedagem de domínio próprio e do e-mail profissional para que possam te ajudar.

Agora se você já conhece e sabe como cadastrar os apontamentos, siga os passos abaixo:

1. Antes de configurar e-mail profissional, é necessário cadastrar os apontamento DNS do seu domínio próprio. Para saber fazer essa configuração, consulte a nossa seção 👉 Adicionar o domínio próprio.

2. Com o domínio configurado e vinculado na sua loja Nuvemshop, entre em contato com a hospedagem do seu e-mail profissional e solicite os códigos DNS: TXT e MX. 

3. Cadastre as entradas TXT e MX usando os códigos fornecidos pelo serviço de hospedagem e salve.

4. Agora aguarde a propagação das informações e faça um teste para saber se o e-mail está funcionando.

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Já possuo e-mail e estou migrando

Se você está em etapa de migrar para Nuvemshop ou fez uma troca de domínio próprio e precisa fazer os apontamentos novamente, no momento que configurar os apontamentos DNS do seu domínio próprio, o seu serviço de e-mail ficará fora do ar quase que na mesma hora.

Por ser algo externo e uma configuração avançada, recomendamos que entre em contato com o serviço de hospedagem do seu domínio próprio e e-mail profissional para que possam te ajudar na mudança de forma segura.

Agora se você já conhece e sabe como cadastrar os apontamentos, siga os passos abaixo:

1. Antes de configurar e-mail profissional, é necessário cadastrar os apontamento DNS do seu domínio próprio. Para saber fazer essa configuração, consulte a nossa seção 👉 Adicionar o domínio próprio.

2. Com o domínio configurado e vinculado na sua loja Nuvemshop, entre em contato com a hospedagem do seu e-mail profissional e solicite os códigos DNS: TXT e MX. 

3. Cadastre as entradas TXT e MX usando os códigos fornecidos pelo serviço de hospedagem e salve.

4. Agora aguarde a propagação das informações e faça um teste para saber se o e-mail está funcionando.

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Configurando a autenticação do e-mail próprio

Com o e-mail próprio configurado, para usá-lo em sua loja Nuvemshop com o objetivo disparar notificações automáticas de compra, confirmação de compra, cadastro etc, será obrigatório configurar o SPF do e-mail para que as notificações não sejam bloqueadas ou direcionadas para a caixa de Spam.

Para configurar o SPF, no seu serviço de hospedagem do domínio, adicione uma nova entrada TXT para o endereço parecido com o exemplo abaixo:

                        v=spf1 include:amazonses.com ~all

Como essa é uma configuração avançada, surgindo alguma dúvida, recomendamos que entre em contato com o serviço de hospedagem do seu domínio para que possam te auxiliar.

Abaixo listamos alguns tutoriais que ensinam como fazer o apontamento do SPF através do TXT nos principais provedores:

Vinculado o e-mail próprio na loja

Após configurar o e-mail profissional, o próximo passo é alterar o e-mail de cadastro da sua loja para o seu novo endereço de e-mail profissional. Para saber como atualizar, siga os passo do nosso tutorial 📝 Como alterar o e-mail, nome e senha do cadastro da minha loja?.

Feito isso, siga os passos do tutorial 📝 Como habilitar o envio das notificações para meus clientes a partir do meu e-mail? para validar o novo e-mail com a Amazon AWS e começar disparar as notificações.

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