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Como conectar o Facebook e Instagram shopping?

Última atualização: 18/08/2024

⏱️ Tempo estimado de execução: > 15 minutos.

Atualmente, vender no Facebook e Instagram ficou ainda mais fácil, já que a integração dos dois canais de vendas é feita de forma única diretamente no seu painel de administração da Nuvemshop.

Antes de iniciar os passos descritos aqui, você deve fazer configurações dentro e fora da Nuvemshop, para garantir que a integração seja concluída com sucesso. Para isso, siga as etapas do tutorial abaixo:

📝 Requisitos para vender no Instagram e Facebook Shop

Info

Para ativar o Instagram Shopping, você precisará conectar a sua conta do Facebook antes. Isso acontece porque as configurações são feitas na mesma plataforma, a Meta Business Suite.

 

A seguir, te mostramos como seguir na janela de integração, para conectar a conta do Facebook e ativar a integração com os canais de venda.

Passos de configuração

1. Gerar o catálogo

Para conseguir divulgar os produtos cadastrados na sua Nuvemshop nos canais de venda, será preciso gerar o link XML do catálogo. Se ainda não tem o catálogo gerado, siga os passos:

1.1. Acessar o seu painel administrador Nuvemshop.

1.2. Seguir pelo caminho "Canais de venda > Facebook Shop".

1.3. Clicar no em "Gerar catálogo". Dessa forma, um arquivo será criado automaticamente pela plataforma, com as informações obrigatórias dos seus produtos e categorias cadastradas.

Seção "Facebook shop" do painel Nuvemshop, com o botão "Gerar catálogo" destacado
 
 

2. Conectar a conta do Facebook

2.1. Na mesma tela da etapa anterior, clicar em "Conectar conta".

Tela para conectar a conta do Facebook no painel Nuvemshop, com o botão "Conectar conta" destacado

2.2. Abrirá uma janela pop-up do ambiente do Facebook

Se ainda não estiver com o perfil do Facebook logado no navegador, faça o login; caso já tenha uma sessão iniciada, aceite continuar com a conta selecionada.

Janela pop-up para conectar a conta do Facebook, com o botão "Continuar como..." destacado


2.3. Na etapa seguinte, você deve marcar quais funções deseja ter disponíveis em sua loja. Por padrão, todas as opções já vêm marcadas. Feito isso, clicar em "Começar".

Janela pop-up para selecionar as funções da conta, com os quadrados de seleção destacados


 

Success

Se o seu objetivo é ativar a opção de Compras no Instagram, recomendamos que deixe essa opção ativada.

 


2.4. Selecionar a sua conta do Gerenciador de Negócios do Facebook e clicar em "Continuar".

Janela pop-up para selecionar a conta do Gerenciador de Negócios, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


2.5. Escolher a página do Facebook para conectar. Em seguida, clicar em "Continuar" para prosseguir.

Janela pop-up para selecionar a Página do Facebook, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


2.6. Conectar uma conta com perfil empresarial do Instagram. Feito isso, clique em "Continuar".

Janela pop-up para selecionar a conta do Instagram, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


❗ No exemplo, a conta usada não estava qualificada para conectar com o Instagram, por esse motivo marcamos a opção "Skip connecting to Instagram". Caso a sua conta esteja qualificada, pode selecioná-la nessa tela.

Info

A mensagem "Skip connecting to Instagram" não é um erro. Ao marcar essa opção, você avança para o próximo passo sem vincular o perfil do Instagram, que pode ser conectado em um próximo momento diretamente no Gerenciador de Negócios do Facebook.

 

2.7. Selecionar o catálogo criado no ponto 1 deste tutorial e clicar em "Continuar".

Janela pop-up para selecionar o catálogo, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


 

Warning

Se você selecionar um catálogo existente, ele poderá ter seus dados substituídos, afetando alguma campanha que esteja ativa. Caso não queira usar o mesmo catálogo, clique em "Criar novo".

 


2.8. Selecionar uma conta de anúncios, que será o perfil responsável para administrar a loja no Gerenciador de Negócios. Após selecionar, clicar em "Continuar".

Janela pop-up para selecionar a conta de anúncios, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


 

Warning

Caso não tenha uma conta de negócios criada, basta clicar em "Criar novo" para criar a sua.

 


2.9. Você deverá vincular um Pixel em sua loja, selecionando o que foi criado nas configurações de requisitos, como no exemplo abaixo:

Janela pop-up para selecionar o Pixel, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


2.10. Agora, você irá criar uma conta comercial para apresentar seus produtos no Facebook e Instagram.

Você deve cadastrar um Nome para a conta e selecionar o método "Finalização da compra no meu site". Depois, clicar em "Continuar".

Janela pop-up para criar a conta comercial, com o campo do nome da conta, de seleção e o botão "Continuar" destacados


2.11. Confirmar a conta comercial e clicar em "Continuar" novamente.

Janela pop-up para confirmar a conta comercial, com o campo de seleção e o botão "Continuar" destacados


2.12. Na tela seguinte, você verá um resumo de todas as informações configuradas. Confira se está tudo de acordo, e em caso positivo, clicar em "Continuar".

Janela pop-up para confirmar as configurações, com o botão "Continuar" destacado


 

Warning

Caso tenha alguma informação incorreta, basta clicar sobre a opção para fazer as alterações necessárias.

 


2.13. Conferir quais permissões serão necessárias para o vínculo com a Nuvemshop e, concordando, clicar em "Avançar".

 

2.13. No próximo passo, confirmar o domínio do seu site. Para isso, é só selecionar o endereço web da sua loja e clicar em "Avançar"

 

No exemplo abaixo, selecionamos o domínio da nossa loja teste, no entanto, se você for um cliente que já possui um domínio próprio, recomendamos configurar e vincular o seu domínio antes de prosseguir com essa validação.

 

2.14. Feito isso, é só enviar para análise que para o Meta analisar as informações da sua conta e garantir que sua loja atenda os requisitos para o comércio.

2.15. Na última tela, clicar em "Concluir" para finalizar.

Janela pop-up de finalização, com o botão "Concluir" destacado
 
 

Pronto! 🙌

O seu perfil do Facebook foi vinculado no painel administrador Nuvemshop.


Erro de sincronização da conta do Facebook

Se aparecer um alerta informando um problema de sincronização com sua conta do Facebook, como o exemplo abaixo, veja como corrigir.
 

Visualização de mensagem de erro ao sincronizar a conta do Facebook, com link para resolução.

Passos da correção

1. Se o nome da sua loja tiver um caractere especial como "&","$","*", sugerimos que você o exclua ou substitua por um caractere normal (letra ou número), feito isso, refaça os passos para conectar a conta.

2. Tentar conectar sua conta do Facebook com a loja por uma aba anônima do seu navegador.

 

Info

Temos um tutorial para ajudar a abrir uma janela anônima 👉 Como abrir uma aba anônima no navegador?

 

3. Se nenhuma das opções acima funcionar, recomendamos que você revise as configurações no Meta Business Suite, seguindo as instruções neste 🎥 vídeo

Ao identificar algo diferente do que mostramos, sugerimos que corrija e tente conectar a conta novamente.

4.  Caso não consiga corrigir o erro, entre em contato conosco clicando 💬 aqui. Envie o máximo de informações possíveis ao nosso time, incluindo capturas da tela em que está com dificuldade.

 
 

Próximo passo

Caso você tenha a intenção de ativar o Instagram Shopping, ou queira usar a API do Facebook para registrar os eventos da sua loja pelo Pixel, será preciso realizar a verificação do domínio após seguir os passos descritos aqui. Para isso, siga o tutorial abaixo:

📝 Como verificar o domínio para o Instagram Shopping?

 

↖️ Voltar para o tutorial índice.

 

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