Dentro do painel de administração de sua loja é possível configurar 3 opções de idiomas e diferentes moedas, caso queira vender para o exterior. 

As lojas da Nuvem Shop podem ser visualizadas em 3 idiomas: Português, Espanhol e Inglês. Você poderá bandeiras em seu layout e definir qual destes 3 idiomas será visualizado quando seu cliente clicar em cada bandeira.

Neste tutorial vamos te mostrar como fazer essas configurações e quais modificações elas fazem na usabilidade do painel de administração e da loja.

🌟 Importante: esta funcionalidade está disponível somente em alguns planos. Siga pelo caminho Minha conta > Planos e confira se o seu plano possui essa funcionalidade incluída.

Este tutorial está dividido em 5 partes:

  • Adicionando idiomas e moedas
  • Definindo o idioma e a moeda padrões
  • Definindo a taxa de câmbio
  • Cadastrando o conteúdo da plataforma nos novos idiomas
  • Cobrando e enviando os pedidos internacionais

Adicionando idiomas e moedas

1. No painel de administração de sua loja, siga pelo caminho Configurações > Idiomas e moedas.


2.
Na seção de Idiomas habilitados, você verá o idioma padrão de sua loja, que é o Português. São 3 as configurações nessa seção:

  • Bandeira - qual bandeira será exibida no layout. A bandeira só é exibida quando a loja tem mais de 1 idioma habilitado.
  • Moeda - qual moeda estará atrelada a essa bandeira.
  • Idioma - em qual idioma estarão os elementos da loja.

🌟 Importante: a plataforma não traduz automaticamente o conteúdo de sua loja, somente os textos padrões, como o botão de adicionar ao carrinho e elementos do checkout. A descrição dos produtos e conteúdo das páginas deverão ser cadastrados por você já traduzidos para o idioma que você quer apresentar na loja.

3. Para adicionar um novo idioma, clique em Adicionar uma nova moeda.

Escolha a bandeira do país que você quer vender, a moeda e o idioma que serão exibidos quando a bandeira for clicada. Ao finalizar a configuração, clique em "Salvar alterações".

💡 Dica: existem algumas bandeiras e moedas que não são apresentados por padrão nesta configuração. Caso precise de alguma bandeira ou moeda que não é apresentado, entre em contado com nosso atendimento para conferir se temos essa possibilidade disponível.

Após salvar as alterações, imediatamente serão exibidas as bandeiras em sua loja, como no exemplo a seguir:

💡 Dica: você pode adicionar quantas bandeiras quiser. Basta repetir essa configuração para todos os novos idiomas e moedas.

Definindo o idioma e a moeda padrões

Depois de adicionar essas novas opções, você pode mudar o idioma e a moeda padrões de sua loja. Isso significa que ao acessar sua loja, seu cliente verá os elementos da loja no idioma que você definir como padrão

1. Ainda em Configurações > Idiomas e moedas, siga para a seção Idioma e moeda principal.

2. Mude o Idioma principal e a Moeda principal e clique em "Salvar alterações".

🌟 Importante: essa configuração só é necessária se você quer que sua loja seja visualizada em um outro idioma assim que for acessada. Se o seu objetivo é vender principalmente para o Brasil e de forma complementar para outros países, recomendamos que não modifique essa configuração.

Definindo a taxa de câmbio

Depois de definir os idiomas e moedas para sua loja, você deve configurar a taxa de câmbio. 


🌟 Importante: a plataforma não atualiza automaticamente a taxa de câmbio. Você deverá ter atenção às variações cambiais e atualizar manualmente a taxa de câmbio das moedas habilitadas em sua loja sempre que necessário. Por isso, recomendamos que coloque uma taxa um pouco mais alta do que a realidade, e assim evitará prejuízos pela variação.

1. Ainda em Configurações > Idiomas e moedas, siga para a seção Taxas de câmbio. Você verá a seção dividida em 2 colunas:

  • Idioma - serão mostrados nessa primeira coluna os idiomas da loja que não são o principal, e sempre 1 unidade.
  • Taxa cambial - serão mostrados nessa segunda coluna as taxas de câmbio na moeda principal da sua loja.

Você deve atualizar as taxas na segunda coluna.

💡 Dica: a plataforma tem uma funcionalidade que sugere uma taxa de câmbio para as moedas habilitadas. Basta clicar em Sugestão para que a plataforma sugira uma taxa de câmbio. Mesmo assim, é importante que você acompanhe e atualize a taxa para manter os preços realistas e evitar prejuízos.

Depois de finalizar a definição das taxas de câmbio, clique em "Salvar alterações".

Cadastrando o conteúdo da plataforma nos novos idiomas

Quando tiver finalizado a configuração dos idiomas e moedas, você precisará cadastrar o conteúdo nos respectivos idiomas na plataforma.

No formulário de cadastro de produtos, nas páginas de conteúdo, categorias e em todos os outros elementos que podem ser traduzidos, você verá abas com os idiomas que habilitou (Português, Inglês ou Espanhol). Basta clicar sobre a aba e adicionar o conteúdo traduzido.

Cobrando e enviando os pedidos internacionais

No momento, só é possível cobrar pelos pedidos em moedas estrangeiras usando o PayPal como intermediador de pagamento. Para saber como ativá-lo em sua loja, consulte o tutorial 👉 Como ativar o PayPal?.

Já para enviar os pedidos, atualmente não temos integração com formas de frete internacionais. Você deve cadastrar manualmente o frete da transportadora que utilizará para enviar os pedidos, seguindo os passos do tutorial 👉 Como configurar frete internacional na minha loja?.

Encontrou sua resposta?