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Como criar e instalar o Pixel do Facebook?

Veja os passos para criar o Pixel do Facebook e vinculá-lo no painel da Nuvemshop para medir os conversões e os eventos da sua loja virtual.

Última atualização: 29/06/2022

⏱️ Tempo estimado de execução: > 10 minutos.

O Pixel do Facebook é uma ferramenta que ajuda a medir o sucesso das campanhas realizadas na sua loja virtual. Por ele, você conseguirá analisar se seus anúncios estão chegando ao seu público alvo, por exemplo.

Também pelo pixel, você tem acesso a ferramentas de otimização, consegue mensurar o comportamento de compra dos clientes e pode criar públicos para os quais direcionará as campanhas.

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Antes de prosseguir com os passos desse tutorial, é necessário criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. Para saber como, consulte o tutorial 👉 Como criar uma conta no Gerenciador de negócios do Facebook?.

Passos de configuração

1. Gerar o Pixel do Facebook

1.1. Acessar o 🌐 Gerenciador de eventos no Meta Business Suite.

1.2. No lado esquerdo da página, clicar em "+ Conectar fonte de dados".

Botão para conectar a fonte de dedados no Gerenciador de Eventos
1.3. Na próxima etapa, selecionar a opção Web e clicar em "Conectar".

Opção para conectar a fonte de dados do site
1.4. No passo seguinte, inserir um nome para o seu pixel, ler as informações apresentadas na janela e clicar em "Criar pixel".

Informar um nome para o pixel que será configurado
1.5. Em seguida, informar a URL do seu site e clicar em "Verificar" e depois em "Avançar", que aparecerá na mesma janela.

Informar a URL do site onde terá o Pixel instalado
1.6. Na próxima janela, você deve selecionar como irá registrar os dados do seu site. Neste momento, recomendamos escolher a opção "Somente pixel" e clicar em "Avançar".

Selecionar a opção "Somente pixel" para conectar ao site

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Info

Em um próximo momento, será possível configurar a API de conversões do Meta Business Suite da sua conta.


1.7. Após criar o Pixel, será necessário instalar o código na sua loja, porém, antes é preciso gerar esse código dentro do próprio Facebook. 

Como recomendação, escolha a opção "Adicionar manualmente o código do pixel ao site" e clique em "Instalar o código manualmente".

Selecionar a opção para instalar o código manualmente no site
O Facebook apresentará instruções de como obter o código e instalá-lo na loja. Siga para a próxima etapa.

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2. Instalar o código do Pixel na sua Nuvemshop

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Para essa etapa, você precisará ter o Gerenciador de Eventos do Facebook aberto em uma aba do navegador e, em outra aba, o seu painel administrador Nuvemshop.

2.1. Clicar no botão "Copiar código" na tela do seu Gerenciador de Eventos do Facebook.

Copiar o código de pixel gerado no painel do Gerenciador de Eventos
2.2. Desconsidere o passo 2 que foi habilitado e clique em "Continuar" para prosseguir.

Mude para o Painel administrador Nuvemshop.


2.3. Seguir o caminho "Configurações > Códigos externos > Pixel do Facebook" e colar o código no campo indicado.

Campo para instalar o Pixel do Facebook no painel Nuvemshop
2.4. Em seguida, procurar pela seção "Conversões para Google e Facebook". Nela, você deverá escolher qual ação representará uma conversão para sua loja e selecionar entre uma das seguintes opções:

  • O pedido tiver o pagamento confirmado: para registrar o evento quando, além da compra, o pagamento é confirmado.
  • O checkout for concluído: para registrar o evento quando uma compra é realizada.

Selecionar como deseja medir as conversões da loja a partir do Pixel

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Success

Se você selecionar a opção "O checkout for concluído", as estatísticas no Pixel do Facebook serão diferentes das presentes na página de Estatísticas da Nuvemshop. Isso acontece porque consideramos como receita suas vendas pagas e não a quantidade de checkouts concluídos.


2.5. Após instalar o código e selecionar como serão medidas as conversões, clicar em "Salvar Alterações" no final da página.
Botão para salvar as alterações realizadas no painel Nuvemshop

Volte para o Gerenciador de Eventos do Facebook.


2.6. Volte para a tela onde está o Gerenciador de Eventos do Facebook.

Agora, você deve ativar a correspondência avançada automática. Ao fazer isso, clicar em "Continuar" novamente e siga para a etapa final.
Clicar para ativar as correspondências avançadas automáticas do pixel

Info

A correspondência avançada ajudar a otimizar os anúncios no Facebook para obter melhores resultados. Para saber mais, consulte o artigo 🌐 Sobre a correspondência avançada na web.


2.7. No último passo, clicar em "Continuar".Última tela do processo de criação do Pixel, com o botão "Continuar" em destaque
2.8. Clicar em "Continuar" novamente.
Última fase da criação e instalação do Pixel, com o botão "Continuar" em destaque
2.9. Para finalizar, clicar em "Ir para a visão geral do Pixel".

Janela de conclusão, com o botão "Ir para a visão geral do pixel" em destaque

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Pronto! 🙌

O pixel foi gerado no Gerenciador de Eventos do Facebook e instalado em sua Nuvemshop.


Conectar o Pixel com o catálogo de produtos

Para saber como vincular o Pixel no catálogo de produtos para criar anúncios dinâmicos no Facebook, confira o tutorial abaixo:

📝 Como conectar o Pixel do Facebook ao catálogo de produtos?


Testar os eventos do Pixel

Caso queira conferir se o Pixel está instalado corretamente em sua loja virtual, faça o teste seguindo o tutorial:

📝 Como testar os eventos do Pixel do Facebook corretamente?

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