Como configurar o SEO da minha loja?
Dicas de SEO para configurar sua loja para que apareça nas buscas orgânicas do Google
Última atualização: 09/01/2021
Configurar a sua loja para a aparecer no Google de forma orgânica, embora não seja complicado, requer um exercício que deve ser feito para tudo em sua loja: o que o meu cliente busca? Como ele encontrará o que precisa em minha loja? Que palavras ele usará para encontrar os produtos?
Com isso em mente, é importante saber que existem duas formas de SEO (otimização para sistemas de busca, em Português):
- SEO externo - quando terceiros estão falando ou interagindo com a sua loja. É a presença de links que direcionam para sua loja em outros sites. Pode ser um blog que você mesmo criou, uma publicação em uma página ou perfil do Facebook ou do Instagram, tudo o que gerar links externos, comentários e acessos para sua loja;
- SEO interno - é configuração nos códigos da sua loja, nos nomes dos produtos, páginas, categorias etc.
Como a Nuvemshop já é otimizada para o SEO, você não precisará acessar os código internos da sua loja para fazer essas configurações. Sua tarefa é pensar bem nos títulos e descrições dos produtos, páginas e categorias para que nossas otimizações possam surtir melhor efeito.
Neste tutorial, te daremos dicas importante para você configurar sua loja para aparecer no Google com o tipo de configuração de SEO interno. O tutorial está dividido em 4 partes:
- Nome do Domínio
- SEO da Página inicial
- SEO das Categorias
- SEO dos Produtos
Vamos lá!
Nome do domínio
Sugerimos que você crie um domínio que seja fácil de pesquisar e memorável. Muitas pessoas tendem a escolher nomes pessoais para suas marcas, gerando um domínio igual, mas isso não é recomendado. O ideal é usar palavras-chave que as pessoas buscarão para encontrar seus produtos.
Além disso, seu domínio precisa ser fácil de encontrar. Ou seja: o buscador deve poder associá-lo ao que o consumidor pesquisou. Se você tem uma marca de sapatos chamada "Maria Clara", por exemplo, é mais provável que um domínio como "mariaclarasapatos.com.br" tenha mais visitas do que "mariaclara.com.br". Tente manter o domínio curto, descritivo e fácil de ler e escrever. No tutorial 👉 Como escolher o nome do meu domínio?, nós damos mais dicas sobre o assunto.
SEO da Página inicial
Para começar com o SEO, o primeiro passo é acessar o painel de administração de sua loja e seguir pelo caminho Minha conta > Dados do meu negócio. Nesta tela, altere os dados campos Nome da sua loja e Breve descrição do seu negócio.
.png)
- Nome da sua loja: 70 caracteres, no máximo.
- Breve descrição do seu negócio: 156 caracteres.
Após escolher um nome e um título, selecione "Utilizar o nome e a descrição do negócio para o SEO da loja".
Selecionando essa opção, o Google considerará as informações que você acabou de configurar, e não a descrição padrão da Nuvemshop. Não se esqueça de clicar em "Salvar as alterações" quando tiver terminado de editar.

SEO das Categorias
Antes de começarmos a falar sobre as configurações de SEO nas categorias, é preciso entender que cada categoria criada na loja é uma página diferente na Internet e mais uma oportunidade ser encontrada pelos mecanismos de busca. Por isso, é muito importante seguirmos as estratégias descritas acima para também editar as categorias da loja.
Em seguida, clique sobre a categoria que deseja modificar e, do lado direito, no símbolo de editar que é representado por uma engrenagem.

Na próxima tela, estarão disponíveis os campos Título para SEO e Descrição para SEO como se pode observar na imagem abaixo
.png)
Utilize as mesmas estratégias aplicadas no nome da loja e na descrição do seu negócio para preencher esses dois.
SEO dos produtos
Os produtos são um caso a parte, isso porque neles, além de poder editar as Configurações Avançadas de SEO (Seção "Mais opções" no formulário de cadastro do produto) , você ainda vai poder editar alguns campos especiais e que podem fazer a diferença. Antes de começar a editar o SEO, acesse a aba de Produtos > Lista de produtos e escolha um dos produtos para editar.
.png)
- No Título do seu produto - evite colocar informações genéricas. Procure detalhar bem o que você está vendendo, apontando as principais características dos produtos como, marca, modelo, fabricante.
- Na Descrição do seu produto - o ideal é criar a sua própria descrição para os produtos (máximo de 156 caracteres) e utilizar as palavras-chave que você está trabalhando no título de SEO ou no texto alternativo das imagens. Não tenha medo de destacar as palavras-chave, negritando-as se for preciso.
Se possível, adicione vídeos às descrições dos seus produtos, esta é uma ótima maneira de criar conteúdo e atrair mais visitantes para a loja. Se não souber como fazer isso, consulte o tutorial 👉 Como colocar um vídeo na descrição do produto?.
Agora vamos às Configurações Avançadas de SEO dos seus produtos, presente na aba Mais Opções. Utilize as mesmas estratégias que ensinamos nas outras etapas deste tutorial.

Pronto!
Sua loja já está com toda a configuração de SEO necessária feita! Agora é hora de trabalhar no SEO externo da sua loja virtual Nuvemshop e dar mais visibilidade à sua marca. E se você quiser aprender mais sobre o assunto, pode acessar nosso curso gratuito 🎓 SEO para e-commerce.
Além disso, separemos alguns artigos relacionados ao SEO disponíveis no blog Nuvem que também podem te ajudar.
- 📝 SEO para categoria no e-commerce: a importância da otimização eficiente
- 📝 Como o SEO pode ajudar sua loja virtual a vender mais
- 📝 3 estratégias de SEO para alavancar seu site no Google
- 📝 A importância do SEO para o seu e-commerce
- 📝 8 dicas essenciais de SEO para aplicar na sua loja hoje mesmo
- 📝 Palavras-chave, navegabilidade e SEO: o que saber?