SEO é um conjunto de técnicas adotadas dentro de um website que ajudam os sites de pesquisas, como o Google a encontrar e indexar sua loja online. 

Desta forma, você conseguirá aumentar a relevância dos conteúdos do seu site, melhorando assim o posicionamento da sua marca nestes buscadores.

Por padrão, a plataforma já é otimizada para SEO, então mesmo que seu plano não tenha essa funcionalidade, as informações relevantes são puxadas para melhorar o SEO da sua marca.

Agora se o seu plano permite acessar as configurações avançadas de SEO, eles darão formato ao seu anúncio nas buscas orgânicas destes buscadores como o Google. São eles:

  • Titulo para SEO: Nuvemshop - Crie sua loja virtual
  • URL do Produto: https://www.nuvemshop.com.br/
  • Descrição para SEO: A forma simples de marcar presença na internet e começar a vender online

Para trabalhar nas suas configurações avançadas de SEO, basta seguir os passos a baixo.

1. Acesse o Administrador Nuvem e, caso queira editar um produto já existente em sua loja, clique em Produtos > Lista de produtos.

Acesso o produto que deseja editar, na seção Mais opções, clique em Editar opções.

E caso esteja trabalhando em um novo produto, basta clicar em Adicionar um produto e seguir os mesmo passos para acessar a edição avançada do produto.

2. Em seguida, desça a página até encontrar a opção SEO.

Cono plataforma já é otimizada para SEO, você verá que já há uma pré configuração feita. Para alterar basta clicar no campo e começar a escrever.

3. Preencha os campos da seguinte forma:

  • Titulo para SEO - Preencha este campo com até 70 caracteres; 
  • Descrição para SEO - Preencha este campo com até 156 caracteres;
  • URL do produto - Palavras-chave relevantes ao nome do produto.

Lembrando que é importante respeita o limite de caracteres, pois ultrapassando esse espaço, poderá apresenta um erro igual o exemplo abaixo:

Caso contrário, não conseguirá salvar as alterações que foram feitas nos produtos.

📌 Importante: recomendamos que não altere a URL do produto se ele já existir há mais de 1 mês pois isso poderá gerar uma página de Erro 404 em sua loja até que o Google indexe as novas alterações, que leva cerca de até 4 semanas.

Preencha os campos com as palavras-chave do seu negócio. Isso te dará mais relevância ao Google.


Para saber quais são as palavra-chave do seu negócio, acesse o Keyword Planner do Google, que te ajudará a ver quais são as palavras e frases mais buscadas para seu tipo de negócio.

Feito todas essas alterações, clique em "Salvar Alterações".

4. Agora é hora de configurar o texto alternativo das imagens, pois o Google não "lê" imagens, então o texto irá ajudar o Google a encontrar sua loja virtual Nuvemshop através das imagens também.

Na imagens que você colocou nos produtos, clique no símbolo ao lado da latinha de lixo.

5. Agora, insira uma frase que defina a foto do seu produto, de preferência com as palavras chaves também e o nome do seu negócio.  
Assim, você aparecerá também nas buscas por imagem no Google.

Lembrando que os robôs dos sites de pesquisa ignoram as imagens do seu site, eles apenas capturam informações em texto. Por isso destacamos a importância de preencher essas informações em suas imagens.

Assim que preencher tudo, clique em "Salvar Alterações".

Pronto! Seu produto já está otimizado para apresentar bons resultados nos sites de pesquisa. 

Caso queira aprender mais sobre o SEO, acesse a nossa 👩‍🎓 Universidade do E-commerce; lá você encontrará um curso gratuito de SEO para e-commerce, além de muito mais conteúdo.

Além disso, separemos alguns artigos relacionados ao SEO disponíveis no blog Nuvem que também podem te ajudar.

E para saber como ativar e configurar o SEO do restante da sua loja, basta clicar no botão abaixo:

Encontrou sua resposta?