Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Configurações Configurações avançadas Códigos externos

Como habilitar o Google Avaliações do Consumidor na minha Nuvemshop?

Confira o passo a passo para habilitar o recurso do Google e receber as avaliações dos clientes na sua loja virtual Nuvemshop.

Última atualização: 17/05/2024

O Google Avaliações do Consumidor, também conhecido como o Google Pesquisas, permite que seus clientes avaliem a experiência de compra em sua loja, por meio de um e-mail enviado após a finalização do processo de compra.

Delete

Warning

Para o Google Avaliações funcionar corretamente, é preciso que a loja possua um 👉 domínio próprio.

A seguir, te mostramos como configurar sua conta e ativar este serviço de avaliações do Google. 

Como funciona as avaliações do Google?

Saiba como funciona clicando em "Ver mais detalhes":

Ver mais detalhes

Inicialmente, a avaliação do Google aparecerá na sua loja com 5 estrelas cinzas.

Visualização das avaliações Google na loja

Para uma avaliação ser exibida na loja, o Google Avaliação deve ter no mínimo 150 avaliações realizadas. Essa é uma regra do Google e não é possível alterar.

Delete

Warning

O Google Avaliações do Consumidor é uma plataforma diferente do Google Meu Negócio (as avaliações que aparecem na página da sua loja no Google Maps, por exemplo). O primeiro possui foco em lojas virtuais, enquanto o segundo é utilizado para que os visitantes da loja física avaliem o local. 


A cada venda realizada em sua loja, o Google exibir um pop-up pedindo permissão ao seu cliente para enviar um e-mail solicitando uma avaliação da experiência de compra. 

Visualização da mensagem que aparece quando a compra é realizada


Delete

Success

O Google enviará o e-mail cerca de 1 semana após o processo de compra estar completo.


Diretamente no e-mail, o comprador poderá classificar a experiência de Péssima (1 estrela) a Excelente (5 estrelas).


Depois, você pode conferir as avaliações recebidas no painel do 🌐 Google Merchant Center.

Delete


Delete

Info

Para saber mais sobre este programa, recomendamos que você consultar os 🌐 artigos na Central de Ajuda do Google ou leia a  🌐 FAQ.


Passos de configuração

1. Verificar o domínio com o Google

O primeiro é verificar o domínio da sua loja Nuvemshop com a plataforma do Google. Para isso, basta seguir os passos do tutorial:

📝 Como verificar minha Nuvemshop com Google?

❗ Se você já verificou o domínio (por exemplo, para usar o Google Search Console ou o Google Shopping), não precisa fazer isso novamente.

Ao concluir, siga para o passo etapa 2. 👇

Delete

2. Reivindicar o domínio no Google Merchant Center

Após verificar o domínio, você deve reivindicar o domínio no Google Merchant Center, para isso, siga os passos abaixo:

2.1. Acessar o 🌐 Google Merchant Center

Delete

Info

Se ainda não possui um cadastrado, basta clicar em "Primeiro passo" e fornecer as informações que o Google irá solicitar. Na última etapa é só colocar em "Criar conta no Google Merchant Center"


2.2. Clicar ícone "⚙️"  e depois em "Informações comerciais"



2.3. Em seguida, ir em site "Website". Na seção Endereço do seu site, você verá que o seu domínio já está como "Verificado" e "Não reivindicado"



2.4. Na parte de baixo, você verá a seção "Reivindicar seu site", basta clicar em "Reivinficar site" para prosseguir.



Delete

Warning

Se você já fez esse processo em outra conta Merchant Center, os produtos e reivindicação da outra conta serão reprovados.


2.5. No final do processo, irá aparecer os status do seu domínio como "Verificado" e "Reivindicado".



2.7. Ao concluir, siga para o passo etapa 3. 👇
Delete

3. Habilitar as avaliações Google

3.1. Na página principal do 🌐 Google Merchant Center, seguir o caminho "Crescimento > Gerenciar programas", procurar pelo aplicativo "Avaliações do consumidor" e clicar em "Participar".


Menu do Google Merchant Center, com o caminho "Crescimento - Gerenciar programas" e o botão "Participar" em destaque
3.2. O Google apresentará um Contrato, que recomendamos que leia com atenção antes de prosseguir. Após analisar o conteúdo, marcar a opção que atesta que concordou com os termos e clicar em "Salvar e continuar".


Caixa para selecionar que leu e concorda com o contrato. Botão "Salvar e continuar" em destaque
3.3. Na próxima tela, o Google Merchant Center apresentará algumas informações e códigos. Não se preocupe, você não precisa fazer nada com eles. Como desenvolvemos essa integração, essa parte já está pré-configurada em sua loja.

O que você precisa fazer é copiar o Código de Comerciante (Merchant ID), que fica na parte de cima da tela, do lado direito.


Copiar o merchant ID no cabeçalho do Google Merchant Center


3.4. Em uma nova aba do navegador, acessar novamente o painel administrador de sua loja.

3.5. Seguir pelo caminho "Configurações > Códigos Externos > Google". No campo "Questionários", colar o Código de Comerciante (Merchant ID) que copiado.


3.6. Para concluir, clicar em "Salvar alterações".

Delete

4. Como conferir as avaliações recebidas?

Caso tenha interesse em saber quantas avaliações a sua loja recebeu até o momento e identificar se já alcançou o valor mínimo exigido pelo Google, siga os passos abaixo.

Vamos usar a URL https://www.google.com/shopping/ratings/account/lookup?q=SEUSITE.

4.1. Copiar essa URL e trocar "seusite" pelo endereço da sua loja, por exemplo:

https://www.google.com/shopping/ratings/account/lookup?q=lojaparatestes2020.lojavirtualnuvem.com.br

4.2. Colar a URL na barra de endereço do navegador e dar "Enter" para acessar a página.

4.3. Se a sua loja já possuir avaliações, irá abrir uma tela igual à imagem abaixo.

Visualização das avaliações recebidas da loja, no painel Google Merchant Center

Delete

Warning

Você também poderá visualizar essas estatísticas no 🌐 painel do Google Merchant Center.

Delete

Pronto! 🙌

O serviço já estará disponível em sua Nuvemshop para seus clientes avaliarem o site, agora é só acompanhar as métricas!

O artigo ajudou você?