Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Configurações Configurações avançadas Códigos externos

Como instalar Google Tag Manager (GTM) na Nuvemshop?

Passo a passo de como criar uma conta no Google Tag Manager (GTM), vincular na sua loja Nuvemshop e realizar um teste de validação de funcionamento da ferramenta.

Última atualização: 18/08/2024

O Google Tag Manager (GTM) é uma ferramenta do Google com a qual você pode rastrear, medir e analisar com mais facilidade as visitas ao seu site, pois permite gerenciar facilmente tags ou scripts para essa finalidade.

Success

No momento, é uma versão básica da integração e ainda não inclui o módulo "Comércio eletrônico". Além disso, se encontra disponível apenas nos planos pagos da Nuvemshop.

 

❗ Em breve, teremos outra versão que incluir o módulo "Comércio eletrônico", no qual será possível obter mais informações sobre as integrações em sua loja, com seus produtos e sobre as compras realizadas.

A seguir, te mostramos como vincular o Google Tag Manager (GTM) e realizar uma validação de funcionamento.

Passos de configuração

1. Acessar a página do 🌐 Google Tag Manager e fazer o login com a sua conta Google que deseja vincular.

Warning

Recomendamos usar a mesma conta que o Google Analytics está vinculado.

 

2. Clicar em "Criar conta".

❗ Se você já possui uma conta no Google Tag Manager que deseja vincular à sua loja, selecione-a nessa seção e pule para o passo 7.

painel do google tag manager para criar conta

3. Em "Configuração da conta", você deve adicionar um nome e selecionar o seu país.

painel do google tag manager para configurar sua conta

4. Na seção "Configuração do contêiner", adicionar um nome para o contêiner, que pode ser a URL da sua loja, depois selecionar opção "Web" em como plataforma de destino e por último clicar em "Criar".

painel do google tag manager para configurar sua conta

5. Em seguida, você verá os Termos de processamento de dados e o contrato de Termos de Serviço do Gerenciador. Leia com atenção, estando de acordo, marcar a opção "Eu também aceito os Termos de Processamento de Dados, conforme exigido pelo GDPR" e clicar em "Sim".

termo de uso do Google Tag Manager

6. Após alguns segundos, você irá acessar o espaço de trabalho. Se abrir uma janela pop-up com alguns códigos para instalar o GTM no seu site, pode fechar, pois usaremos o ID da sua conta para vincular com sua Nuvemshop.

Códigos de instalação do Google tag Manager

7. Copiar o ID da sua conta na parte superior da página.

Copiar o ID da conta do Google Tag Manager

8. Em outra página do seu navegador, acessar o painel administrador da sua Nuvemshop e seguir pelo caminho "Configurações > Códigos externos > Google".

9. Colar o ID que você copiou no passo 7 no campo "ID do Google GTM" na seção Google Tag Manager.

Colar o ID da conta do Google Tag Manager na Nuvemshop

 

Warning

Caso não veja o campo do Google Tag Manager, você pode entrar em contato com o suporte clicando 💬 aqui para podermos liberar na sua loja.

 

10. Para finalizar, clicar em "Salvar alterações" no final da página.


Verificar se o GTM está funcionado

Para consultar os passos e validar se o Google Tag Manager está funcionando corretamente na sua loja Nuvemshop, clique em "Ver mais detalhes".

Ver mais detalhes

1. Acessar o espaço de trabalho da sua conta do Google Tag Manager vinculada na sua Nuvemshop.

 

2. Clicar em "Visualizar".

painel do google tag manager para testar o funcionamento


3. Na página que será aberta, digite o URL ou endereço web da sua loja, incluindo o "https://", igual o exemplo abaixo. Feito isso, clicar em "Connect"
 

Conectar o tag assistant no seu site para testar o Google Tag Manager

 

Warning

Se você usa um próprio domínio em sua loja, use-o. Caso contrário, insira seu domínio compartilhado Nuvem (com ".lojavirtualnuvem.com.br"), igual o exemplo acima.

 

 

4. Depois clicar em "Continue".
 

Confirmação de conexção do tag assistant com sua loja


5. O Google Tag Manager irá abrir sua loja em uma nova guia no seu navegador. Simule uma compra nessa aba, adicionando produtos no carrinho e iniciando o checkout (processo de compra).

 

Ao fazer isso, você deve ver que sua conta do Google Tag Manager irá receber as informações, como no exemplo abaixo:
 

Exemplo dos eventos registrados pelo Google Tag Manager

Assim, você saberá que sua conta do Google Tag Manager está recebendo corretamente as informações de sua loja.

 
 

 

Success

Por motivos de segurança, será feito o bloqueio das seguintes tags na finalização da compra:

  • HTML personalizado
  • Eulerian Analytics Tag (Ela
  • SaleCycle JavaScript Tag (scjs)
  • Upsellit Global Footer Tag (uslt)
  • Upsellit Confirmation Tag (uspt)

Além disso, bloqueamos variáveis de JavaScript (jsm) personalizadas.

 

Quais eventos são disparados?

Com a integração do Google Tag Manager na Nuvemshop, serão disparados os seguintes eventos de forma nativa pela plataforma:

  • search
  • view_item_list
  • select_item
  • view_item
  • add_to_cart
  • remove_from_cart
  • view_cart
  • begin_checkout
  • add_shipping_info
  • add_payment_info
  • purchase

Pronto! 🙌

Sua conta do Google Tag Manager foi vinculada com sucesso na sua Nuvemshop.

O artigo ajudou você?

Dê sua opinião sobre este artigo