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Quais as vantagens de oferecer Frete Grátis em minha loja?

Informações sobre como o valor do frete pode interferir na conversão de sua loja e opções para minimizar seus custos transacionais.

Última atualização: 07/11/2024

Recentemente, a Nuvemshop fez uma análise das lojas que usam nossa plataforma e encontrou um ponto em comum entre elas: aquelas que melhor convertem visitas em vendas oferecem frete grátis.

Aquelas que oferecem fretes com preços menores também tendem a obter resultados melhores que aquelas que não oferecem nenhum desconto.

Vantagens do frete grátis

Estudos apontam que 44% dos carrinhos abandonados são afetados diretamente pelos custos do frete

Portanto, ter um frete gratuito poderá minimizar a taxa de carrinhos abandonados e aumentar a chance de conversões de sua loja, incrementando assim o faturamento e o lucro de seu negócio.


O que implica oferecer frete grátis?

Quando uma loja oferece frete grátis, isso significa que os custos com o envio do pedido são inteiramente do lojista

Sendo assim, o melhor cenário é que a loja já tenha certo faturamento para que possa investir em oferecer essa vantagem aos seus clientes.


Quando oferecer frete grátis?

Sabemos que oferecer frete grátis é uma estratégia que deve ser bem pensada, de acordo com a realidade do seu negócio e, principalmente, de acordo com o seu objetivo ao oferecer esse benefício.

1. Pela sazonalidade

Uma ótima oportunidade para conquistar clientes oferecendo frete grátis são as datas comemorativas que fazem parte do calendário do e-commerce, como a Black Friday e dia das mães.

Recomendamos analisar as datas que melhor estão relacionadas ao seu negócio e criar cupons de desconto oferecendo esse benefício.

 
 

2. Para o seus clientes mais fiéis

Os seus leads são aqueles que já possuem um interesse no seu produto e estão mais propensos a realizarem uma compra (como os assinantes de suas newsletter ou seguidores de suas redes sociais).

Para compensá-los e incentivá-los a se tornarem clientes, você pode gerar cupons de frete grátis e divulgá-los somente para esse segmento.

 
 

3. Somente para determinados produtos ou categorias

Se não quiser oferecer frete grátis para toda a loja, uma boa alternativa é eleger alguns produtos ou categorias para aplicar este tipo de promoção.

Você pode considerar diversos fatores para escolher quais itens terão frete grátis, como aqueles que são o "carro chefe" de sua loja, aqueles que estão com baixo desempenho nas vendas ou até mesmo pela margem de lucro do produto.

Info

Um fator que costuma ser determinante no preço do frete é o peso. Por isso, oferecer frete grátis para produtos leves e pequenos pode ser uma excelente saída.

 
 
 

4. De acordo com o ticket médio

O recomendável é que uma estratégia mais agressiva de frete grátis, ou seja, para todos os produtos e para todos os lugares, seja adotada por lojas que já possuem um bom faturamento, ou seja, um bom ticket médio.

Info

O ticket médio é o montante vendido mensalmente por sua loja dividido pelo número de clientes que fizeram os pedidos. O resultado dessa equação deve ser suficiente para cobrir o seus custos com o produto, com o envio e também para que você tenha lucro.

 

Por exemplo: se sua loja vendeu R$20 mil este mês e recebeu 400 pedidos, o ticket médio dela é de R$50.

A primeira vista, podemos afirmar que lojas com ticket médio de R$ 50 dificilmente poderão oferecer o frete totalmente gratuito, mas isso depende do preço dos produtos e da forma de frete que você já usa em sua loja.

Por exemplo: para uma loja que vende películas para unhas e as envia por carta registrada (em média R$8), pode valer a pena oferecer fretes fixos mais baratos, assumindo parte dos custos.

se o ticket médio for mais alto, vale a pena assumir integralmente o custo pelo envio de alguns produtos, ou acima de determinados valores totais do carrinho de compras.

 
 

5. De acordo com o CEP do seu cliente

Uma outra alternativa para você não arcar com um valor de frete que pode gerar prejuízo, é limitar o frete gratuito somente para alguns estados ou regiões do Brasil, assumindo os custos somente para locais quando aquele valor está dentro da sua realidade de negócio e em locais onde você conheça bem os custos.

 
 

Como posso configurar o frete grátis em minha loja?

Após entender as vantagens em oferecer frete grátis, chegou a hora de configurar. Para ajudar com isso, basta acessar o nosso índice abaixo:

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