Central de Atendimento Nuvem Configure sua loja Meios de pagamento Pagamentos Nuvem Pago Informações gerais

Quais documentos enviar para contestar um Chargeback no Nuvem pago?

Saiba quais documentos enviar para contestar um Chargeback através do Nuvem Pago caso o motivo seja de fraude, desacordo comercial ou erro de processamento.

Última atualização: 27/07/2024

Abaixo, listamos os documentos necessários para contestar um Chargeback no Nuvem Pago de acordo com o motivo (fraude, desacordo comercial ou Erro de processamento.

Delete

Warning

Os chargebacks são situações previstas no e-commerce. Entenda mais sobre esse tema através do tutorial 👉 Tudo sobre chargebacks no Nuvem Pago.

Fraude

  • Informações que portador participou da transação;
  • Qualquer documentação que possa ligar o comprador à transação;
  • Formulário AR e Protocolo de Aviso Recebimento devidamente assinado e preenchido;
  • Carta explicativa a fim de esclarecer o motivo da contestação na solicitação;
  • Descrição do produto e/ou serviço adquiridos na venda, documentação comprobatória da venda e Nota Fiscal (quando houver);
  • Documentação de suporte de venda.

Desacordo Comercial

  • Formulário AR e Protocolo de Aviso Recebimento devidamente assinado e preenchido;
  • Carta explicativa a fim de esclarecer o motivo da contestação na solicitação;
  • Descrição do produto e/ou serviço adquiridos na venda, documentação comprobatória da venda e Nota Fiscal (quando houver);
  • Documentação de suporte de venda;
  • Informações que portador recebeu as mercadorias/serviços na data combinada, corretamente e sem defeito;
  • Comprovante de que o produto/serviço estava conforme descrito.

Erro de processamento

  • Comprovante da transação foi processada corretamente;
  • Comprovante de que não há duplicidade de transações e que se tratam de transações distintas;
  • Nota fiscal;
  • Carta explicativa a fim de esclarecer o motivo da contestação na solicitação;
  • Prova de que os valores foram cobrados corretamente: comprovantes de venda com senha ou assinatura, pedido, nota fiscal ou carta explicativa;
  • Comprovante de cancelamento anterior.

❗ Para entender como funcionam os Chargebacks no Nuvem Pago e como estas situações podem ser prevenidas, você pode consultar o tutorial 👉 Como funciona o Chargeback no Nuvem Pago?.

Delete

Info

Lembrando que você pode contar com a ajuda de nosso suporte Nuvemshop para tirar qualquer dúvida sobre este tipo de situação. Basta clicar 💬 aqui e falar com nossa equipe.


Como montar a documentação

Para poder contestar um chargeback, precisa nos enviar a documentação necessária para comprovar se a contestação é indevida. E, para isso, precisa juntar as evidências de cada pedido contestado num arquivo PDF que não pode ter mais do que 1.9MB de tamanho e que esteja sempre na mesma formatação:

  • Documento inteiro na horizontal (formato de paisagem);
  • Documento inteiro na vertical (formato de retrato). 

O nome desse arquivo precisa ser o ID da transação (é aquela sequência de números informada para você na comunicação do chargeback que você recebeu por e-mail.). 

Delete

Info

Você pode usar 🌐 IlovePDF para juntar as imagens em um arquivo PDF. É uma ferramenta gratuita e super fácil de mexer.

Veja como usar 🌐 IlovePDF:

Lembrando que:

  • O prazo para nos enviar esse documento é de sete dias corridos a partir da data que recebeu nossa comunicação falando do chargeback;

  • Áudios ou vídeos não são aceitos como documento para reapresentação, conforme a norma das bandeiras dos cartões. Troca de mensagens ou prints de redes sociais são vistos como documentação complementar, não sendo suficientes para reapresentação sozinhos.
Delete

Success

Uma vez que enviada a documentação, não será possível enviar um novo arquivo para a mesma transação. A funcionalidade de envio de documentação só será reabilitada caso nosso time precise de informações adicionais para seguir com a disputa.

O artigo ajudou você?

Dê sua opinião sobre este artigo