Na página de finalização da compra (checkout), você pode configurar a opção de pedir o telefone de contato do cliente caso o meio de pagamento ativo ofereça esse recurso como opcional.
Neste tutorial, explicamos como essa funcionalidade funciona e como configurá-la.
Como funciona a opção "Pedir telefone"?
Por padrão, essa funcionalidade fica bloqueada no painel da loja. Isso acontece porque alguns meios de pagamento necessitam que essa informação seja enviada para que a venda, seja processada corretamente.
No exemplo abaixo, após ativar o Pagseguro como forma de receber pelas vendas, o botão Pedir o telefone de contato ficou congelado, impedindo que essa opção seja desativado. Veja:
Ou seja, se algum meio de pagamento exigir o telefone de contato, ao ativá-lo em sua loja, automaticamente esse recurso será ativado e bloqueado para qualquer alteração.
Quando eu posso desativar opção "Pedir telefone"?
É possível desativar ou ativar essa opção caso o meio de pagamento não exija o telefone de contato para processar o pagamento.
No exemplo abaixo, após desativar o PagSeguro e ativar o meio de pagamento Personalizado, o botão Pedir o telefone de contato foi liberado, sendo possível a sua ativação e desativação. Veja:
Como desativar ou ativar a opção de Pedir telefone?
Se você verificou que o meio de pagamento ativo em sua loja não exige o telefone de contato e deseja desativar, siga os passos abaixo:
1. Acessar o painel administrador Nuvemshop.
2. Seguir pelo caminho "Configurações > Opções de checkout".
3. Procurar pela seção Telefone e marcar a opção "Pedir o telefone de contato" para ativar ou se quiser, para desativar é só desmarcar.
4. Por fim, clicar em "Salvar alterações".
Pronto! 🙌
Agora você já sabe como funciona a opção pedir telefone e quando desativar.